Os operadores aeroagrícolas de hoje são verdadeiros empreendedores que fazem o seu melhor para ajudar a alimentar um mundo faminto. No entanto, como um empresário me disse durante um pico de safra, às vezes a carga de trabalho é tão pesada que parece impossível dar conta dela.
Muitos dos não familiarizados com a aviação agrícola geralmente ficam maravilhados com as “acrobacias” e os “ousados” voos agrícolas que podem ver enquanto dirigem pelo interior do país. Já me disseram como parece uma coisa serena vista do chão. Na verdade, existem alguns “momentos mágicos”, como o primeiro voo pela manhã, quando o sol está a espreitar no horizonte, o ar é suave como vidro e não há uma onda de turbulência sequer enquanto você desliza sobre os campos a caminho do seu próximo trabalho.
Apesar disso, falta citar um ponto significativo: o trabalho traz muita pressão. Você já teve um daqueles dias em que parece que tudo está acontecendo ao mesmo tempo? A bequilha parece meio murcha, mas o compressor de ar portátil sumiu e o avião não vai a lugar nenhum até que você conserte o pneu. Você recebeu uma ordem de serviço que não faz sentido porque o norte e o sul no campo do lavoureiro foram invertidos por engano e seu celular pifou, então você não tem como ligar para o fazendeiro para confirmar os detalhes da ordem de serviço. Seu GPS está funcionando mal e você sempre reiniciá-lo toda hora durante uma aplicação. A bomba spray começou a vazar e você está esperando com ansiedade crescente pela chegada de uma unidade de reposição. Para ajudar, sua lista de “tarefas” está ficando cada vez maior a cada hora.
Lembro-me de quando um piloto que comandava uma pequena empresa me disse que ele ficava tão ocupado que ele se sentia como se estivesse dando cambalhotas em um trampolim com um celular em cada mão, tentando lidar com “incêndios” que precisavam ser apagados. Ele não se sentia apenas um pouco sobrecarregado; ele se sentia como se o mundo estivesse desabando e ele não pudesse fazer nada a respeito.
É como a expressão “não deixe o rabo abanar o cão”, usada durante séculos para descrever uma situação em que questões relativamente menores (o compressor de ar, a ordem de serviço, o GPS, a bomba de pulverização) estão a ofuscar a tarefa principal (a prestação de serviços de proteção de lavouras). Lembro-me de um projeto florestal em que estávamos trabalhando com quatro aeronaves, voando numa formação em diagonal, bem aberta. Eu era o líder e olhava regularmente para trás para ver como as coisas estavam indo com os outros aviões. Em uma dessas conferidas, notei uma longa faixa branca saindo da extremidade da barra de pulverização do número dois, a causa sendo uma tampa de ponta de barra errante, que por algum motivo decidiu seguir seu caminho.
A perda daquela pequena tampa deixou a aeronave fora de serviço por quase um dia inteiro, enquanto lutávamos para conseguir uma tampa de reposição em nossa base, a seis horas de distância. Como exercício de acompanhamento, revisamos toda a nossa operação remota, procurando itens para adicionar à lista de verificação para operações distantes. Fiquei bastante surpreso com o tamanho dessa lista.
Assuma o controle do seu tempo
Muitos de nós podemos nos identificar com a sensação assustadora de sermos afogados por um tsunami de tarefas. No entanto, há boas notícias: várias estratégias comprovadas ajudam você a fazer o cachorro abanar o rabo, e não o contrário.
Assuma o controle dessa cauda irritante, assumindo o controle do seu tempo. Torne como prioridade operacional planejar e lidar com eficácia com os muitos problemas diários que você enfrentará. Planeje o que você faz. Faça o que você pretende.
Revise sua organização de ponta a ponta, procurando maneiras de melhorar a eficiência. Isso pode ser tão simples quanto editar o fluxo de trabalho, desde o atendimento das chamadas dos clientes até a finalização das ordens de serviço. Lembro-me de trabalhar para uma empresa onde 17 pontos de dados tinham que ser preenchidos na folha de trabalho após cada voo. Pensa numa sobrecarga administrativa!
Os sistemas de aplicação aérea atuais já percorreram um longo caminho desde os primeiros dias, quando sistemas improvisados de distribuição de líquidos e granulados eram montados em qualquer avião que se tinha disponível para dar conta do trabalho. Os modernos sistemas de orientação GPS com sofisticados controles de vazão oferecem avanços significativos em segurança e eficiência de aplicação, ao mesmo tempo que exigem monitoramento constante de hardware e software. Um fusível queimado pode parar a operação, portanto, saber o que pode quebrar – e, tão importante quanto, como consertar – deve ser uma parte essencial de sua caixa de ferramentas operacionais.
Desenvolver um relacionamento cordial e profissional com os diversos revendedores e pontos de venda que atendem sua empresa é essencial para se manter atualizado. Conhecimento é poder, e uma ligação rápida para um especialista pode rapidamente agilizar o retorno ao trabalho.
A aviação foi pioneira no uso de listas de verificação para garantir que as tarefas sejam realizadas de forma eficiente e completa. Usá-las em aeronaves é um princípio bem aceito. Ainda assim, esse conceito pode ser expandido para incluir todas as etapas da operação, especialmente quando você sai de sua base principal de operações para um local remoto com o qual não está familiarizado. Gastar tempo preparando uma lista de verificação para operação remota, cobrindo as necessidades da aeronave e os equipamentos de manutenção em solo pode ajudar a garantir que você não se esqueça de nada cuja ausência possa ser um empecilho (como os fusíveis mencionados acima).
Uma última nota sobre como domar o rabo do cachorro. Apressar as coisas é um dos principais contribuintes para o estresse, levando ao descuido e a lapsos no bom senso e na conscientização sobre segurança. Você deseja ficar longe desses demônios, reduzindo uma marcha ou duas quando as coisas ficam quentes e pesadas, para vê-las em uma perspectiva equilibrada. Se você decidir parar a operação – por qualquer motivo – ninguém se lembrará daqui a seis meses (ou mesmo alguns dias). Mas se você decidir, contra seu melhor julgamento, seguir de qualquer maneira, resultando em um acidente ou incidente, isso se tornará uma mancha na sua ficha, por todos os motivos errados.