Assinatura do Termo de Cooperação com UFGD é mais um passo da assessoria e consultoria na construção do conhecimento
A Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola está dando um importante passo na construção do conhecimento voltado às boas práticas aeroagrícolas. A empresa assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Mato Grosso do Sul, para a inserção da aviação agrícola nas pesquisas agronômicas em lavouras. “Em campo, vamos validar a eficiência e segurança das aplicações aéreas em sistemas consolidados de plantio direto”, adianta o sócio-administrador da organização, o engenheiro agrônomo Agadir Jhonatan Mossmann.
A parceria com a universidade, que tem validade até julho de 2026, faz parte do processo de busca de excelência da Mossmann, que tem sede em Dourados/MS e é especialista na gestão da documentação (assessoria, consultoria e auditoria), capacitação e atualização de profissionais da cadeia da aviação agrícola. “O trabalho com a UFGD é mais um braço que estendemos para contribuir para a sustentabilidade do setor, nos aspectos social, ambiental e econômico”, afirma a também sócia-administradora e fundadora da empresa, Cléria Regina Mossmann.
A ideia é compartilhar conhecimentos e desenvolver as atualizações necessárias em tecnologia de aplicação por meio da pesquisa com a UFGD, contribuindo com a sociedade e proporcionando aos clientes soluções modernas e completas. Além da assessoria técnica em aplicação aérea, a Mossmann oferece capacitação para atendimento às legislações Federal, Estadual e Municipal. Para isso, é homologada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para ministrar os cursos de Coordenador em Aviação Agrícola (CAA), de Executores (CEAA) e Curso para Aplicação Aeroagrícola Remota (CAAR), exigido para pilotar drones. Além disso, a Mossmann cadastra escolas no Ministério da Agricultura para qualificarem os profissionais interessados.
Ainda, para atender demandas na área de Segurança Operacional, a Mossmann possui Gestores de Segurança Operacional (GSO) certificados pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), para treinamentos na área de segurança operacional. O leque de serviços disponibilizados pela Mossmann estende-se às fazendas que possuem aviões, helicópteros e/ou drones e não para de crescer. Recentemente, agregou ao seu portfólio, treinamento para o novo procedimento de envio do relatório mensal de operações para o Sistema Eletrônico de Informações do Mapa – o SEI/Mapa.