Desenvolvimentos na Louisiana e no Mississippi
Outros líderes no pós-guerra na Louisiana foram Ray Clawson em Winnsboro, Bob Dillon em Gueydan, Bob Gaumnitz em Tallulah, Emery Lyon em Welsh, Raymond Breazeale em Natchitoches, que já operava antes da guerra, Dayton Waller em Shreveport, e pouco depois Ray Thornton em Belle Rose.
Thornton e seu amigo Norman Watts entraram na atividade juntos em Belle Rose, em torno de 1959. Eles se especializaram em aplicações na cana-de-açúcar, principalmente na aplicação de criolita e Ryania para o controle da broca da cana-de-açúcar.
Eles compraram sete Piper Pawnees novos e rapidamente se tornaram líderes na região de produção de cana-de-açúcar. Após cerca de quatro anos de operação bem sucedida, Thornton comprou a parte de Watt e passou a operar inteiramente por conta, sob o nome de Cane Air Service. Ele esteve entre os primeiros a se tornar interessados em helicópteros, e comprou um dos primeiros Bell G-2, o qual foi o início de uma frota de helicópteros que se tornou a base da sua empresa.
Alguns dos primeiros pilotos de Thornton foram John Stuart, que em 1985 ainda tinha uma empresa em Coushatta, Louisiana, Phil Livingston, Darryl Johnson, Buddy Majors, e Lester Warner.
Thorton se tornou um importante ativista em questões nacionais e estaduais referentes à aviação agrícola, e foi um dos primeiros presidentes da National Agricultural Aviation Association (NAAA), tendo servido com distinção em 1970. Em 1985, ele ainda operava intensamente na região de Belle Rose, Louisiana.
Rio acima no famoso Delta do Yazoo-Mississippi, a aviação agrícola estava crescendo, especialmente na plana região produtora de algodão. Equipamentos aeroagrícolas modernos e conversões de Stearman em aviões agrícolas estavam disponíveis em grandes quantidades na Mississippi Valley Aircraft Service de Clarksdale, Mississippi, e as empresas aeroagrícolas se multiplicavam numa proporção inacreditável. A pulverização de líquidos estava rapidamente substituindo a aplicação de pós.
A Planters Dusting Service
Uma líder pioneira nesta região foi uma empresa que depois se tornaria a Planters Dusting Service, em Clarksdale, Mississippi. Esta empresa, na verdade, se desenvolveu da “migração” do piloto pioneiro da Louisiana Cotton Carnahan, um veterano que tinha voado para Raymond Breazeale em Natchitoches já em 1941.
Nas palavras de Carnahan: “Raymond Breazeale começou a atuar em 1942 e vendeu o seu equipamento para a Southwest Aircraft Service, mas eu fiquei como piloto contratado. Então, em torno de 1945, eles venderam três Travel-Air 4000 para a recém formada Terry Aircraft de Helena, Arkansas. Assim, com seus aviões ficando poucos, eu meio que acompanhei aqueles Travel-Air até a empresa de Terry, e voei para ele por cerca de um ano”.
Após coisa de uma safra com Terry, Carnahan atravessou o rio até Clarksdale, Mississippi e entrou em uma espécie de sociedade com outro piloto agrícola veterano, Iver Swanson, originalmente de Minnesota. Swanson estava operando sozinho na região, então ele e Carnahan se juntaram, compraram alguns Stearmans de 220 HP recém disponíveis e começaram a trabalhar.
Em 1946, entrou para a sociedade um fazendeiro da região que também voava, E.L. “Goat” Payne, e a empresa então passou a se chamar Planters Dusting Service. Também se associou à empresa o mecânico e piloto M.H. “Studd” Klutts, do Arkansas. Klutts lidava mais com a manutenção e a fabricação e instalação de equipamento agrícola nos aviões. Carnahan e Swanson voavam enquanto Payne vendia os serviços para os produtores de toda a volta.
Tragicamente, Payne e Swanson morreram em um terrível acidente de automóvel em 1947. Após essa tragédia, Carnahan e Klutts assumiram sozinhos a sociedade e operaram a empresa com sucesso por muitos anos.
Em torno de 1970 eles dissolveram essa parceria em uma base amigável. Os dois empreendedores continuaram a operar suas próprias empresas, uma condição que ainda continuava em 1985. Alguns de seus primeiros pilotos foram Charles White, Bill Vickers, Ab Smith, John Klein, Bill Zeigler, J.R. St. Julien, e Bob Diver.
(Continua no próximo mês)