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Low & Slow – Espalhando-se pela Costa Leste (Capítulo 5 – Parte 7)

Outra empresa pitoresca e importante no estado de New York foi a organizada por Anthony (Tony) LaScala em torno de 1951, no Condado de Orange, com o chamativo nome de Spunky Air Dusters, Inc. LaScala, um veterano da Marinha Americana, na verdade tinha antes  organizado uma cooperativa agrícola chamada de Sleepy Hollow Produce Growers para comercialização de legumes produzidos na região do lamaçal. A Spunky Air Dusters se tornou uma parte integral desta empresa.

Stearmans foram comprados e alguns pilotos contratados, entre eles o conhecido Preston Bailey, que originalmente veio do Maine e de Connecticut, e Barry Baker, outro nativo da região de New England, que tinha feito algumas das primeiras aplicações aéreas no tabaco em Connecticut.

A Spunky Dusters de LaScala logo fez seu nome na região da “terra preta”, e ao longo dos anos deu origem a outras empresas que se tornaram bem conhecidas por seus próprios méritos. Mervin Lewis, que tinha trabalhado brevemente com Don Webber, se tornou um dos principais pilotos da Spunky nos anos 1960, época em que a empresa evoluiu para a era dos aviões “modernos” e passou a converter sua frota para Ag-Cats.

A Sleepy Hollow Produce foi dissolvida em torno de 1975, mas sua “descendente”, a Spunky Air Dusters, continuou a operar. Em 1980, LaScala saiu da empresa e ela foi assumida por Mervin Lewis, que mudou o seu nome para Airspray, Inc.

Esta excelente empresa continua a operar extensivamente na região (N.do T.: O original é de 1985, aparentemente a empresa não mais opera), sob a liderança de Mervin e sua esposa Dolly, uma enérgica mulher de negócios. Sua pista operacional e seu hangar estão localizados no topo de um dos mais altos morros da região, diretamente acima da área plantada no “lamaçal”. No que um de seus aviões decola, ele pode praticamente mergulhar 400 ou 500 pés e começar a pulverizar as longas lavouras de cebola e salsão. Subir para voltar para a base é outra história

Nenhum registro histórico da aviação agrícola do estado de New York seria completo sem menção a Alden “Robbie” Robinson, que ainda opera a Aero Spray and Dust Service na cidade de Accord (N.do T.: “Robbie” faleceu em 2014 e aparentemente a empresa não mais opera).

“Robbie” voou na Segunda Guerra e entrou para a aviação agrícola em Massachusetts, em 1948, com a compra de um Stearman diferenciado por ter um hopper todo feito de cobre. Este hopper tinha sido construído para resistir aos altamente corrosivos fungicidas que eram usados em pomares de maçã. 

De acordo com Robinson, “O hopper de cobre funcionava bem, mas era tão pesado que reduzia a carga que se podia levar naquele Stearman de pouco motor!”

Robinson trabalhou com algum sucesso em Massachusetts, mas em 1954 decidiu se mudar para o estado de New York, ao comprar a relativamente grande firma de P.A. Millis, a Air Service em Accord. Millis tinha bastante trabalho naquela região, especialmente no milho doce, que era bastante cultivado lá na época.

A nova frota de Robinson, adquirida junto com a empresa, consistia em três Stearmans um com motor Pratt & Whitney de 450 HP, um com motor Lycoming radial de 300 HP e outro com motor Lycoming radial de 225 HP. Todos estavam equipados com o sistema da Mississippi Valley Aircraft Service para líquidos e sólidos. Mills continuou voando na empresa, junto com o veterano Bud Confer e o próprio Robinson.

A empresa se tornou proeminente em aplicações em lavouras e pomares em toda aquela região, assim como na região do “lamaçal” em torno de Middletown. Além de aplicação aérea, a empresa também se tornou uma distribuidora original de Ag-Cats em 1959, quando Bud Confer recebeu o Ag-Cat Númeror 8.

Um terrível incêndio no hangar em 1958 destruiu a frota de Stearmans, e com o tempo, aquisições de Ag-Cats adicionais refizeram a frota. A empresa continuou a vender esta aeronave, e em 1985 ainda as operava na região de Accord.

Nos anos 1980, Robinson reduziu o tamanho de sua empresa, mas ainda estava engajado no negócio. O forte da operação aeroagrícola da empresa passou a ser feita pelo filho de Robinson, John, e um outro piloto, George Parker Jr. Esta empresa teve e continuava a ter uma forte influência na aviação agrícola do Estado de New York.

(Continua no próximo mês)

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