Com uma grande festa no último dia 19 de outubro, planejada meticulosamente pelos seus proprietários, o casal Marcos Antonio Camargo e Neusa Maria Comiran, a Itagro Aviação Agrícola, ou “Itagro Aviação de Qualidade”, como Camargo prefere chamá-la, celebrou seus 30 anos de existência.
Fundada em 1994 na cidade de Alegrete-RS, onde sempre esteve sediada, hoje a empresa opera em um aeródromo próprio (SJWG) às margens da rodovia RSC-377. Começando com um Ipanema 201A ano 1982, a empresa hoje tem um Air Tractor AT-402B e seis Ipanemas 202A.
Camargo, um piloto agrícola formado no CAVAG do CENEA em 1988, desde o início deu à empresa um foco na qualidade das aplicações, com investimentos no treinamento de seus pilotos, técnicos e engenheiros agrícolas, bem como na calibração das aeronaves da empresa.
Segundo Camargo, a Itagro Aviação Agrícola foi a primeira aeroagrícola da região do Alegrete a operar com GPS, e em 2010, entrou na era do turbohélice com a aquisição de seu Air Tractor AT-402B.
Em 2019, Camargo e Neusa inovaram novamente criando a Itagro Agro, empresa fornecedora de defensivos agrícolas, fertilizantes e sementes, como AgAir Update mostrou em sua edição de dezembro de 2019. Ocorre que Camargo havia percebido que muitas vezes seus aviões – e seus clientes – ficavam parados esperando a chegada destes produtos para as aplicações. Com a Itagro Agro, Camargo passou a ter controle sobre este aspecto da operação, podendo oferecer aos seus clientes um serviço eficiente, na hora certa e com a qualidade Itagro.
O ano de 2020 trouxe ao mundo a pandemia de Covid-19 e para o Rio Grande do Sul, uma seca que resultou em vários fogos na região do Alegrete. A Itagro atendeu a vários chamados para o combate ao fogo, como visto em AgAir Update de junho de 2020. Esta é uma atividade pouco requisitada no Rio Grande do Sul, por ser um estado que normalmente tem um regime de chuvas regular. Coordenando a operação de combate ao fogo junto a brigadistas no solo, e usando um Van RV-10 para atuar como coordenador aéreo, Camargo provou que mesmo aviões de menor porte como o Air Tractor AT-402B e os Ipanema 202 podem ser úteis no combate ao fogo.
O primeiro contato de AgAir Update com a Itagro Aviação Agrícola foi em 2010, quando nosso então editor Bill Lavender e Gina Hickmann visitaram a empresa, em matéria que saiu em nossa edição de janeiro/fevereiro de 2011, na época em que nossa publicação era bimensal e bilíngue em espanhol e português. Naquela matéria, Bill escreveu que “Neusa e Camargo gerenciam uma operação de primeira classe com muitos planos para o futuro”. Ao celebrar seus 30 anos de existência, fica claro que os planos de Camargo e Neusa deram certo.