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Conselho de Craymer – Inspeções de Seção Quente 2.0

Um dos principais itens de manutenção da PT6 que você vive ouvindo falar é a inspeção da seção quente. A inspeção da seção quente é uma inspeção no meio do intervalo de TBO na qual nós abrimos o motor. Ao mesmo tempo, inspeções de seção quente tem requerimentos que podem variar conforme o modelo do motor, dado que os TBO de diferentes modelos de motores podem variar. Uma perda de desempenho também pode determinar a necessidade de uma inspeção. Por exemplo, o TBO ( Time Between Overhauls – Tempo Entre Revisões) do motor PT6A-34AG é de 4.000 horas, e uma inspeção de seção quente é recomendada às 2.000 horas. Para o  PT6A-65AG, o TBO primário recomendado é de 3.000 horas, e a recomendação para inspeção de seção quente é de 1.500 horas. Toda esta informação se encontra para todos os modelos de motores nos vários boletins de serviço da Pratt & Whitney Canada. Os intervalos de tempo estão listados nos boletins de serviço, mas os critérios para inspeção de seção quente estão definidos nos manuais de manutenção de cada modelo de motor.

O que exatamente é uma inspeção de expressão quente? A inspeção de seção quente garante a condição de algumas das partes mais exigidas do seu motor, e que elas possam continuar cumprindo suas funções até o próximo intervalo de inspeção, ou até a TBO.  O motor PT6 tem como característica a eficiência, e a inspeção de seção quente é uma maneira simples e rápida de confirmar que o motor não está perdendo eficiência em seu ambiente extremo de funcionamento. Devido às temperaturas e forças aplicadas às peças da seção quente, vários fatores podem afetar a eficiência do motor durante a operação regular. Contato entre peças, desgaste, rachaduras e atrito podem todos ocorrer na seção quente, e podem afetar negativamente o desempenho do seu motor.

Quando o motor é aberto para execução da inspeção de exceção quente, uma das primeiras tarefas é medir a folga da ponta das palhetas da turbina do compressor. A folga de ponta da palheta é uma das áreas críticas para a eficiência. Em um  PT6A-34AG, por exemplo, a folga média típica é de 0,013 polegada. Isto é a espessura de apenas dois cartões de visita. Essa folga é pequena para um disco que gira a milhares de rotações por minuto numa temperatura de centenas de graus. Quando esta folga de ponta de palheta começa a aumentar, você perde desempenho. Na cabine, isso significa que o motor não está entregando sua potência devido à limitações de temperatura.

Após a medição das folgas de ponta de palhetas, o disco da turbina é removido, e o resto da seção quente é verificado quanto a deterioração, falhas ou outros problemas.  Componentes são polidos e recebem novo tratamento de superfície após reparos serem feitos, e discrepâncias são solucionadas conforme necessário. A folga das pontas de palhetas é reajustada para a máxima eficiência através da troca ou do esmerilhamento dos segmentos. Após isso, a seção quente é reinstalada. Esta é uma descrição básica.

Há requerimentos adicionais como parte da inspeção. A válvula de sangria e a condição do compressor devem ser verificados. A carcaça do gerador de gás tem critérios para inspeção. Os bicos injetores, o estator da turbina de potência e sua carcaça, o duto de exaustão, as malhas e filtros de óleo e os detectores de limalha também são verificados. Ninguém quer investir tempo e dinheiro em uma seção quente só para descobrir que o compressor tem problemas e que o motor precisa ser removido. E se você descobre que sua caixa de redução está soltando limalha? Será que a falha na sua seção quente não está sendo causada por um problema de bico injetor? A adequada verificação de todas as peças e o cumprimento de todos os critérios de inspeção são essenciais no que se refere à inspeção de seção quente.

Eu toquei em algumas das coisas feitas durante sua inspeção de seção quente. Apenas se recorde que ela é mais do que uma abertura de motor e olhada nas peças. Queremos garantir que o motor esteja seguro para o operador e possa ser usado a pleno quando necessário. Inspeções e manutenções preventivas também são uma maneira de se manter os custos baixos. Se um problema pode ser detectado precocemente e reparado, é menos caro do que substituir peças como um anel de aletas ou palhetas de turbina.

Mantenha algumas outras coisas em mente: se você opera um PT6A-65AG, uma inspeção de palhetas precisa ser feita às 3.000 horas. Alguns outros modelos de motor, o PT6A-34AG por exemplo, exigem inspeções de palhetas às 5.000 horas e incluem a necessidade de cortar duas palhetas para realização de análise metalúrgica. Leia seu manual de manutenção de modo a estar ciente de quaisquer critérios de inspeção adicionais que possam demandar atenção durante a inspeção de seção quente.

Contato entre peças, desgaste, rachaduras e atrito podem todos ocorres na seção quente, e podem afetar negativamente o desempenho do seu motor.

Robert Craymer trabalha em motores PT6A e em aviões com motores PT6A há três décadas, incluindo os últimos 25 anos para mais na Covington Aircraft. Como um mecânico licenciado em célula e grupo motopropulsor, Robert já fez de tudo em oficina de revisão de motores e tem sido um instrutor de cursos de Manutenção e Familiarização em PT6A para pilotos e mecânicos. Robert foi eleito para a diretoria da NAAA como Membro da Diretoria de Motorização Associada. Robert pode ser contatado pelo e-mail [email protected] ou pelo fone 001xx 662-910-9899. Visite-nos em covingtonaircraft.com.

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