No momento em que a temporada do fogo no hemisfério norte desacelera, começam as chegadas e preparativos, com o recebimento em Victoria de aeronaves contratadas através do Centro Nacional de Combate Aéreo ao Fogo (National Aerial Firefighting Centre – NAFC), antes de seu despacho para as várias agências estaduais de combate ao fogo na Austrália. Esta temporada vê o retorno dos dois CH-47D Chinooks e Sikorsky S-61 a operar nos estados de New South Wales e Victoria, do Q400AT da Conair após sua estada em Queensland e do Air Crane “Bubba” da Erickson Inc., gerenciado localmente pela Kestrel Aviation, sediada em Mangalore.
No ano passado, a Coulson Aviation conseguiu dois contratos de quatro anos em New South Wales e Victoria para operar as maiores aeronaves de asas rotativas (em volume de tanque) já vistas no combate ao fogo na Austrália. O primeiro a chegar no porto de Sydney foi o helicóptero de registro N40CU (Helitak 231), o qual está contratado pelo NSW Rural Fire Service (Serviço Rural contra o Fogo) de New South Wales.
O Helitanque de Porte Muito Grande (Very Large Helitanker ou VLHT) também chamado de helicóptero Tipo 1, com um tanque com capacidade para 3.000 galões (11.356 litros), têm a mesma tecnologia que a Coulson usou com sucesso em sua frota de C-130 de asas fixas nos anos passados. Com tamanho reduzido para caber no compartimento de carga do CU-47, o tanque pode ser removido rapidamente para que um balde seja usado no combate ao fogo. Este helicóptero mais uma vez assumiu operações a partir da base de combate ao fogo da RAAF (Royal Australian Air Force – Real Força Aérea Australiana) de Richmond, nos subúrbios de Sydney.
O seguinte a chegar foi o helicóptero de registro N42CU (Helitak 341), a ser baseado em Victoria. Tendo chegado nas docas de Melbourne, o helicóptero foi montado antes de decolar para sua base de operações no Aeroporto de Essendon Fields. Este helicóptero foi contratado pelo governo estadual de Victoria. Ano passado, a Autoridade de Segurança Aeronáutica Civil (Civil Aviation Safety Authority – CASA), a agência australiana de aviação civil, autorizou que os Chinooks façam operações de supressão de fogo noturnas. Estas operações serão retomadas nesta temporada, caso a necessidade para este tipo de combate ao fogo surja. Os Chinooks da Coulson já operaram para agências de combate ao fogo nos EUA, Chile, Argentina e Austrália.
A terceira máquina, e a primeira a chegar no país foi o Sikorsky S-61 de registro C-FXEC (Helitak 348), o qual chegou em novembro e foi rapidamente montado e liberado para operações, encarregado de apoiar o socorro no desastre das enchentes em New South Wales e Victoria. Quando as águas baixaram, o helicóptero então deslocou para ser preparado para operações de combate a incêndios na base de combate ao fogo de Mansfield, no planalto de Victoria.
A temporada de fogo de 2022/2023 marca o 22° ano de operações da Coulson na Austrália. Junto com as aeronaves de asas rotativas mencionadas estão os Bell 412 e Boeing 737 Fireliner operados pela Coulson, e os Cessna Citations operados e de propriedade do NSW Rural Fire Service, em seu apoio.