No último dia 27 de abril, no Aeroclube de Novo Hamburgo (RS), ocorreu um encontro de veteranos da aviação agrícola, promovido pelo Aeroclube e pena nova ASPARGS – Associação dos Pilotos Agrícolas do Rio Grande do Sul. Entre pilotos agrícolas ainda na ativa e inativos, 26 pilotos agrícolas de vários pontos do estado compareceram para reencontrar velhos amigos e relembrar antigas histórias.
O evento, que foi franqueado ao público em geral, também contou com a exibição do clássico Fairchild PT-19 PP-HQM, do Aeroclube de Bento Gonçalves e outras aeronaves, além de carros antigos de membros do Veteran Car Club de Novo Hamburgo. Durante a festividade, ocorreu um concorrido almoço dentro do hangar da instituição.
A nebulosidade do dia e o baixo teto resultante impediram a realização de exibições aéreas mas não tiraram o brilho do encontro, que teve um momento de emoção quando o Neiva P-56-C PP-HOV do Aeroclube foi batizado com o nome de “Instrutor Diego Tel Stedile”, em homenagem ao piloto falecido em acidente de aviação agrícola no final do ano passado. Diego tinha praticamente se criado no Aeroclube de Novo Hamburgo, frequentando-o desde criança, e mesmo após se profissionalizar como piloto agrícola, seguia atuando como instrutor na instituição.


A nova ASPARGS – Associação dos Pilotos Agrícolas do Rio Grande do Sul, é de certa forma uma homenagem à antiga associação de mesmo nome, umas das primeiras associações de aviação agrícola do Brasil, responsável por conquistas como fazer do 19 de agosto o Dia Nacional da Aviação Agrícola no Brasil (saiba mais no nosso Navegador 2024, pág. 53). Segundo seu presidente Paulo Guterres, a ideia é fazer uma associação virtual, menos formal através de redes sociais e mais no intuito de reunir socialmente o pessoal da aviação agrícola.
AgAir Update esteve presente no evento, e congratula o presidente do Aeroclube de Novo Hamburgo, Alceu Mário Feijó Filho, e o presidente da ASPARGS, Paulo Guterres, ambos também veteranos da aviação agrícola, pela iniciativa.