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Conselho de Craymer – Diretriz de Aeronavegabilidade de Emergência para Motores PT6A-60

Diretriz de Aeronavegabilidade de Emergência para Motores PT6A-60: AD 2024-04-51 

A FAA emitiu uma Diretriz de Aeronavegabilidade de Emergência (Emergency Advisory Directive – AD) para alguns modelos de motor PT6A , seguindo uma iniciativa da Transport Canada e da EASA (Transport Canada Emergency AD CF-2024-05). A Pratt and Whitney Canada também emitiu um boletim de serviço categoria 1  (A14574) correspondente. Para destacar o que isso significa em termos de importância, a  Pratt & Whitney Canada apenas emitiu três outros boletins de serviço categoria 1, o último em 2014.

Toda esta informação se aplica aos seguintes modelos: PT6A-64, PT6A-66, PT6A-66A, PT6A-66B, PT6A-66D, PT6A-66T, PT6A-67, PT6A-67A, PT6A-67AF, PT6A-67AG, PT6A-67B, PT6A-67D, PT6A-67F, PT6A-67P, PT6A-67R, PT6A-67RM e PT6A-67T, em todas suas unidades.

Desta AD e respectivo boletim de serviço consta que devem ser aplicados antes do próximo voo. Para a maioria dos operadores e/ou proprietários, isto significa revisar a AD e determinar sua aplicabilidade. A inspeção/substituição das peças afetadas visa especificamente um lote de palhetas feitas com um determinado fornecimento de matéria-prima.

As peças afetadas são as palhetas do segundo estágio da turbina de potência (PT2). Estas palhetas todas têm números de série individualizado em cada unidade, e para motores novos, os números de série das palhetas devem estar listadas na caderneta, na lista de componentes de série. Suponha que você tenha tido suas palhetas PT2 substituídas dentro das últimas 50 horas de operação. Neste caso, seu fornecedor de manutenção deve ter providenciado ou ser capaz de identificar para você os números de série das palhetas que foram instaladas.

Esta é a informação crítica que você está buscando saber. Os números de série das palhetas afetadas estão listados no serviço boletim de serviço (A14574). Se você encontrar alguma destas palhetas em seu motor, entre em contato com alguém da rede da Pratt & Whitney Canada. Você pode contatar seu gerente de serviço de campo ou a Oficina de Revisão Designada com a qual você trabalha. A Pratt & Whitney Canada me garantiu que o fornecimento de peças não será problema, posto que eles sabem a quantidade de palhetas afetadas e já separaram as unidades necessárias para reposição.

A maioria dos motores em operação não será afetada por esta AD. Tudo o que precisa ser feito é uma revisão desta informação e uma anotação na caderneta, consignando que esta AD não se aplica ao seu motor. Porém, esta tarefa precisa ser feita antes do seu próximo voo. Contate o seu serviço de manutenção e se certifique que isso seja feito. Isso evitará problemas caso um inspetor faça uma revisão das suas cadernetas.

Eu recomendo a todos que estejam cientes e revisem esta AD, para se certificar de estarem em conformidade.

Robert Craymer trabalha em motores PT6A e em aviões com motores PT6A há três décadas, incluindo os últimos 25 anos para mais na Covington Aircraft. Como um mecânico licenciado em célula e grupo motopropulsor, Robert já fez de tudo em oficina de revisão de motores e tem sido um instrutor de cursos de Manutenção e Familiarização em PT6A para pilotos e mecânicos. Robert foi eleito para a diretoria da NAAA como Membro da Diretoria de Motorização Associada. Robert pode ser contatado pelo e-mail robertc@covingtonaircraft.com ou pelo fone 001xx 662-910-9899. Visite-nos em covingtonaircraft.com.

Acesse o conteúdo integral desta AD (em inglês) escaneando o QR Code acima ou clicando neste link: http://agairupdate.com/wp-content/uploads/sites/4/2024/02/2024-04-51_Emergency.pdf

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