No final de março passado, o sócio da Conversiones S.A. de Guatemala, Julio Cesar Reyes, e seu gerente de manutenção Wilfredo Mejía estiveram em visita à VMF Turbinas, em Sorocaba/SP, de onde seguiram após para a Airspeed Aviation em Xerém, Duque de Caxias/RJ.
A Conversiones SA, matéria de capa da nossa edição em espanhol de março/abril de 2024, é uma destacada aeroagrícola da Guatemala, onde seus 11 aviões tratam principalmente lavouras de banana e cana-de-açúcar. Além das aplicações aéreas, a Conversiones SA, desde seu início, também atua como oficina de manutenção dedicada a converter aviões com motores a pistão para turboélices, daí seu nome. Além disso, a Conversiones SA é representante da Zanoni Equipamentos e da Air Tractor para a América Central. Enquanto sua operação de aplicação aérea se limita às plantações da Guatemala, seus serviços de conversão, fornecimentos de aeronaves, peças e manutenção de turbinas PT6A ultrapassam as fronteiras nacionais, atingindo toda a América Central e também o México.

Entretanto, a Conversiones SA não faz a manutenção mais avançada nas turbinas PT6A, tendo já há sete anos escolhido para isso empresas brasileiras: a VMF Turbinas e sua parceira Airspeed Aviation. Enquanto que a VMF Turbinas faz as revisões de bicos injetores, bleed valves, unidades controladoras de combustível (FCU), governadores de hélice e de overspeed e inspeções de seção quente (HSI), a Airspeed Aviation faz as revisões gerais (overhaul) das turbinas PT6A.