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Conselho de Craymer – Uma nova visão sobre Boroscópios

Viajar e conversar com pessoas é uma grande parte do meu trabalho. Quando falo com outras pessoas a respeito de manutenção e melhores práticas, uma inspeção por boroscópio é uma ferramenta crucial que eu tento fazê-las utilizar. Se você participou de qualquer curso que tenha sido dado nos últimos anos, você sabe que inspeção por boroscópio é o assunto da hora. O boroscópio permite que a condição de um motor seja examinada no intervalo entre inspeções de sessão quente e/ou revisões gerais

Embora os boroscópios estejam mais facilmente disponíveis e seu custo tenha baixado, se você decidir investir nessa ferramenta, adquira um boroscópio de qualidade, que permita tanto tirar fotos como fazer vídeos. Além disso, eu sugiro que se adquira um modelo que tenha cartão de memória removível, para se ter capacidade de memória adicional. Nós temos vários modelos de boroscópio na Covington, mas o meu favorito é o Olympus iPlex G Lite. Não estou fazendo uma recomendação para esse ou aquele modelo de boroscópio; só estou dizendo o qual o que geralmente prefiro usar. A outra ferramenta necessária para se fazer uma inspeção por boroscópio é um tubo específico para motores, o qual pode ser comprado através da Pratt & Whitney Canada ou da Covington.

O boroscópio pode ser usado para inspecionar a seção quente, mas ele não substitui nem diminui a importância de se realizar as inspeções de seção quente previstas regularmente. Sua função é apenas monitorar a condição dos componentes internos. Uma vantagem adicional de um boroscópio é a capacidade de se descobrir problemas que podem precisar ser solucionados antes da próxima manutenção programada. Ele também pode nos fornecer documentação para apoiar pedidos de garantia para a Pratt & Whitney Canada.

Uma palavra de atenção: NUNCA COLOQUE SEU BOROSCÓPIO EM UM MOTOR QUENTE!  Um boroscópio pode ser gravemente danificado se as partes internas ainda estiverem quentes. O melhor é se certificar de que o motor está frio antes de usá-lo.

O que você procura quando executa uma expressão por moroscópio? Basicamente, busco por anormalidades. Se eu vejo algo em uma palheta ou aleta que parece diferente do resto, sei que aquele ponto precisa de uma melhor avaliação. Procuramos por trincas, depósitos de carvão, deformidades, danos térmicos, erosão e dano por corpo estranho. Além disso, não se esqueça de verificar o compressor quanto a possíveis danos por corpos estranhos  (FOD – Foreign Object Damage).

O que fazer se você encontrar um problema? Mesmo que seu operador de boroscópio seja altamente capacitado em interpretar o que vocês estão vendo, eu sugiro que você peça uma opinião para pessoas que você sabe serem experientes e em quem você confia. Eu recebo muitas fotos de boroscópio para análise. Após receber as fotos, costumo discutir meu parecer com vários especialistas antes de oferecer uma opinião. Minha experiência é de que conhecimento e experiência nunca são demais.

O que nos traz o assunto de quando se deve fazer uma inspeção de boroscópio. Tenho clientes que fazem inspeções por boroscópio anualmente. Alguns fazem uma inspeção por boroscópio ao examinar uma aeronave que pretendem comprar, o que sempre é uma boa ideia. A  Pratt & Whitney Canada exige uma inspeção por boroscópio após a execução de manutenção nos bicos injetores, geralmente a cada 200 ou 400 horas! Se você tiver um problema coberto por garantia, a Pratt & Whitney Canada poderá pedir os resultados de suas expressões regulares por boroscópio. Se você não tiver a documentação destas inspeções por boroscópio, poderá sofrer uma demora ou mesmo uma negativa de seu pedido de garantia.

O boroscópio também pode ser usado para outras inspeções. Alguns modelos de motores exigem inspeção por boroscópio quanto à erosão do compressor. Eles buscam verificar padrões de erosão nas palhetas do compressor. Você também pode usá-lo procurar danos por corpos estranhos (FOD). Se você tiver um problema com o motor de arranque/gerador, você pode usar seu boroscópio para inspecionar a caixa de acessórios em busca de marcas de fagulhamento.

Lembre-se, um boroscópio é uma ferramenta maravilhosa. Tire fotos ou faça vídeos de suas inspeções e mantenha tudo documentado nos seus registros. Fale com pessoas experientes quanto às suas descobertas. Isto lhe permitirá utilizar o boroscópio para ajudar a controlar os custos operacionais, ao saber o que se passa dentro do seu motor. Descobrir um problema cedo reduz o custo de sua solução, e todo mundo gosta disso.

Robert Craymer trabalha em motores PT6A e em aviões com motores PT6A há três décadas, incluindo os últimos 25 anos para mais na Covington Aircraft. Como um mecânico licenciado em célula e grupo motopropulsor, Robert já fez de tudo em oficina de revisão de motores e tem sido um instrutor de cursos de Manutenção e Familiarização em PT6A para pilotos e mecânicos. Robert foi eleito para a diretoria da NAAA como Membro da Diretoria de Motorização Associada. Robert pode ser contatado pelo e-mail [email protected] ou pelo fone 001xx 662-910-9899. Visite-nos em covingtonaircraft.com.

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