Em 2021, celebramos o 100° ano da aviação agrícola e eu celebrei meu 25° ano na Covington Aircraft. Muitas conquistas na vida são marcadas pelo tempo. Quem disse “Que cada homem seja o mestre de seu tempo”? William Shakespeare.
Agora, muitos de vocês estão pensando, “Craymer, como você vai falar de manutenção de motores com um parágrafo de abertura sobre tempo?” O tempo, na manutenção de motores, é contado em horas, ciclos e por componentes com vida útil limitada. Costumava ser que era tudo monitorado por ciclos, porém, o número de horas passou a ser uma parte tão importante na contagem de tempo quanto os ciclos.
A manutenção das pás de turbinas agora é feita por horas. Para alguns modelos, como o PT6A-65AG, as pás da turbina de compressão tem uma inspeção que deve ser feita nas 3.000 horas. A Pratt & Whitney Canada chama esta inspeção de “cheque do Creep” (“espichamento”, em inglês). O cheque do “Creep” consiste em remover as pás da turbina de compressão (chamadas de “pás do CT” – “Compressor Turbine”) e inspecioná-las quanto ao seu alongamento. Esta é uma inspeção que tem que ser feita em uma oficina de motores. Seu mecânico de campo não tem todo o ferramental necessário para remoção, inspeção, instalação e balanceamento das pás do CT. Esteja ciente que esta inspeção poderá possivelmente resultar na troca dos segmentos da carcaça.
Outro item de manutenção de pás de turbina pode ser encontrado no motor PT6A-67AG. A substituição das pás da turbina de potência do segundo estágio é recomendada nas 5.000 horas. Não se deixe enganar pela palavra “recomendada”; a troca das pás da turbina de potência nas 5.000 horas é muito importante. Temos visto vários motores com mais de 5.000 horas que perderam pás nestas turbinas. A Pratt & Whitney Canada explicou que eles só podem usar o termo “exigido” se houver a emissão de uma Diretriz de Aeronavegabilidade; assim “recomendado” é o termo mais forte que pode ser usado sem a emissão de uma DA.
Saiba que existem alguns programas de suporte comerciais para ajudar proprietários/operadores de motores PT6A-67AG com o custo da substituição das pás. Só é possível tirar proveito destes programas de suporte comerciais enquanto eles estão ativos e através da família de oficinas aprovadas pela Pratt & Whitney Canada, nas quais se inclui a Covington Aircraft. À medida em que mais e mais manutenção é determinada por horas, você pode ver que o controle das horas está se tornando mais e mais importante para a manutenção de motores.
O controle dos ciclos, por outro lado, sempre foi importante. Para esclarecer, um ciclo é definido como uma partida, um voo, um pouso e um desligamento. Na operação aeroagrícola, não costumamos utilizar um avião e seu motor desta forma. Geralmente, se dá uma ou duas partidas por dia e se faz tantos voos quanto a aplicação do cliente exige. A PWC entende esta forma de utilização e nos fornece um meio de determinar ciclos usando partidas e voos. Uma pergunta comum é, pode-se determinar uma equivalência a partidas e voos só pelas horas totais? A resposta é não. O proprietário/operador é responsável pela contagem de partidas e voos e por fornecer este dado ao seu fornecedor de manutenção, ou oficina aeronáutica. Felizmente, ferramentas que tornam este processo mais simples estão sendo introduzidas. Evoluímos dos dias de contadores manuais na cabine para coisas como o monitor de motor MVP-50T, capaz de contar partidas e voos. Há também algumas opções de software de monitoramento de voo que estão se tornando disponíveis.

Eu encorajo operadores a falar com seus fornecedores de produtos e serviços a respeito de ferramentas que adicionem valor ou que possam fazer este monitoramento de seus produtos. Nós sabemos que quando um planejamento de aplicação é feito, já se sabe quantas cargas serão necessárias, e consequentemente, quantos voos aquela área irá exigir. Sabendo-se o número de horas, de partidas e de voos, podemos usar a fórmula publicada no boletim de serviço apropriado para se calcular o número de ciclos. Por exemplo, para o motor PT6A-34AG, esta fórmula está no boletim de serviço 1302.
Porque isto é tão importante? O motor contém vários componentes que têm vida útil limitada. Eles têm de ser substituídos quando um número específico de ciclos é atingido. Estes componentes são os rotores do compressor, o impulsor e os discos da turbina. Quando se trabalha no seu motor numa oficina, ela tem que poder verificar se estes limites foram atingidos. Se no decorrer de uma inspeção de seção quente não se puder saber o número de ciclos do disco da turbina de compressão, sua troca será a única opção. Não se pode assumir às cegas que ainda haja ciclos restantes em um disco ou outro componente de vida útil limitada. Se você tiver de trocar o disco da turbina de compressão de seu motor, isso custará milhares de dólares. Não estou dizendo isso para assustar, mas sim para enfatizar que o registro da operação de seu motor tem um efeito direto em seu custo de operação.
Assim como registramos a passagem do tempo em nossas vidas pessoais e profissionais, o registro do tempo de seu motor é igualmente importante. Registre suas horas. Registre suas partidas. Registre seus voos. O registro deles fará a operação de seu motor mais fácil e barata. Seja o mestre de seu tempo.
Se você tiver alguma dúvida, me mande um e-mail para robertc@covingtonaircraft.com e eu terei prazer em ajudar.
Robert Craymer trabalha em motores PT6A e em aviões com motores PT6A há três décadas, incluindo os últimos 25 anos para mais na Covington Aircraft. Como um mecânico licenciado em célula e grupo motopropulsor, Robert já fez de tudo em oficina de revisão de motores e tem sido um instrutor de cursos de Manutenção e Familiarização em PT6A para pilotos e mecânicos. Robert foi eleito para a diretoria da NAAA como Membro da Diretoria de Motorização Associada. Robert pode ser contatado pelo e-mail robertc@covingtonaircraft.com ou pelo fone 001xx 662-910-9899. Visite-nos em covingtonaircraft.com.