Congresso de Aviação Agrícola do MERCOSUL abordará o controle de pragas e a importância do treinamento contra a ameaça dos gafanhotos
Rosário, 22 de abril de 2025- Sob o lema “O campo e a cidade unidos pelo ar”, a Federación Argentina de Cámaras Agroaéreas (FeArCA) e La Rural S.A. realizarão o 33º Congreso de Aviación Agrícola de Mercosur nos dias 21 e 22 de julho de 2025, como parte da 137ª Expo Rural de Palermo.
A FeArCA, juntamente com o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG) do Brasil, e a Asociación Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas (ANEPA) do Uruguai, e com o apoio da ANDEFA da Bolívia, unirão forças para destacar os benefícios desta atividade-chave por meio do 33º Congreso de Aviación Agrícola de Mercosur 2025. As associações e entidades do setor aeroagrícola do Mercosul contarão com o apoio de órgãos governamentais e empresas do setor.
No âmbito do Congresso de Aviação Agrícola do MERCOSUL, especialistas, aplicadores aéreos, técnicos, funcionários e representantes do setor se reunirão para discutir os principais desafios e oportunidades da atividade, com foco em seu papel estratégico na proteção de cultivos e fitossanidade.
Um dos eixos centrais do encontro será o combate às pragas, problema cada vez mais presente na região. Em particular, será abordada a ameaça representada pelo gafanhoto da América do Sul (Schistocerca cancellata), uma espécie que pode viajar centenas de quilómetros e causar graves danos às plantações, culturas e pastagens num curto espaço de tempo. Neste sentido, será destacada a importância da formação e da preparação técnica para uma resposta rápida e eficaz a possíveis surtos. A detecção precoce, a monitoração coordenada entre países e a utilização profissional de tecnologias de aplicação, como a pulverização aérea, são fundamentais para reduzir o impacto destas pragas.
Durante o Congresso serão compartilhados cases de sucesso, discutidos protocolos de intervenção atuais e analisadas novas estratégias de gestão integrada. Além disso, será promovida a formação de pilotos, técnicos e operadores, com destaque para as boas práticas agrícolas, cuidados ambientais e eficiência na aplicação de produtos fitossanitários.
O evento contará com a participação e apoio de instituições como a Administración Nacional de Aviación Civil (ANAC Argentina), o Servicio Nacional de Sanidad y Calidad Agroalimentaria (SENASA), e o Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA), entre outras organizações públicas e privadas. Estas entidades desempenham um papel fundamental na geração de conhecimento, implementação e controle de regulamentos, na elaboração de protocolos de ação e na supervisão de boas práticas no uso de produtos fitossanitários.
O Congresso de Aviação Agrícola do MERCOSUL consolida-se assim como um espaço fundamental de intercâmbio de conhecimentos e coordenação regional, num contexto onde o papel da aviação agrícola é fundamental para garantir a segurança alimentar e proteger a produção de alimentos e fibras contra as investidas do clima e das pragas.
Além disso, será uma vitrine para demonstrar a importância do trabalho aeroagrícola tanto na Argentina como na região. Durante os dois dias que durará o evento, haverá estandes comerciais onde os visitantes poderão conhecer de perto todos os produtos e serviços disponíveis para a aviação agrícola.
Sobre FeArCA
A Federación Argentina de Cámaras Agroaéreas é uma entidade sem fins lucrativos criada para desenvolver, promover e divulgar a Aviação Agrícola em todas as suas aplicações. Ela é a representante da Aviação Agrícola Argentina.
É sua missão trabalhar em conjunto com outras entidades governamentais e organizações oficiais relacionadas com a atividade do setor agrícola, para formular e executar iniciativas que tendam a proteger, melhorar e progredir a atividade aeroagrícola no país e no MERCOSUL. A FeArCA é membro da Rede Nacional de Boas Práticas Agrícolas (Rede BPA) e do Comitê de Aviação Agrícola do Mercosul.

Sobre La Rural:
Com mais de 136 anos de história, La Rural, Predio Ferial de Buenos Aires, é o principal centro de exposições, congressos e eventos do país e um dos principais da América Latina. Com localização privilegiada no centro da cidade, seus 45 mil m2 cobertos e mais de 8 mil m2 de ilhas verdes ao ar livre contam com infraestrutura tecnológica e predial de última geração, além de estacionamento subterrâneo para 1.000 carros.

Contato de imprensa:
Florencia Lucero Heguy
+54 9 1131745375
[email protected]