A Asociación Nacional de Empresas Privadas Aeroagricolas (ANEPA), do Uruguai, promoveu com sucesso o Congreso Latinoamericano de Aviación Agrícola 2023, de 16 a 18 de agosto no hotel Altos del Arapey, um resort de águas térmicas, em Termas del Arapey, Departamento de Salto, Uruguai.
Participantes do Uruguai, Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Estados Unidos, Bolívia e Canadá apreciaram a famosa hospitalidade uruguaia, em um evento promovido em um ótimo hotel, com excelente comida e piscinas de águas termais para o relaxamento após os movimentados dias do congresso.
As três principais associações de aviação agrícola do Mercosul – ANEPA, FeArCA (Argentina) e SINDAG – estiveram presentes, assim como autoridades da DINACIA (Dirección General de Aviación Civil e Infraestructura Aeronáutica, a equivalente uruguaia da ANAC), do MGAP (Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca – Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca) e do SINAE (Sistema Nacional de Emergencias). Também estavam presentes autoridades da DINAC, a Dirección Nacional de Aeronáutica Civil, órgão de aviação civil do Paraguai.
Uma das grandes vantagens do local escolhido é ter uma pista de pouso bem em frente ao hotel. As demonstrações em voo, de aviões agrícolas, acrobáticos e de drones podiam ser assistidas da área das piscinas do hotel, ou na própria área da pista. O evento teve várias palestras, especialmente sobre combate aéreo a incêndios, segurança de voo, qualidade na aplicação aérea e o futuro impacto dos drones na aviação agrícola. Júlio Kämpf, representando o SINDAG e o Ibravag, ministrou uma palestra sobre a formação de pilotos agrícolas no Brasil.