InícioBrasilSetor terá audiência no Pará em Junho

Setor terá audiência no Pará em Junho

Encontro será no início do Mês, promovido pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, para explicar a segurança e eficiência das ferramentas aéreas

O Sindag participará, no início de junho, de uma audiência pública da Comissão de Agricultura, Terras, Indústria e Comércio e Serviços (Catic) da Assembleia Legislativa do Pará para debater a aviação agrícola no Estado. O encontro foi convocado pelo presidente da Catic, deputado Fábio Freitas (Republicanos). Conforme o diretor-executivo da entidade aeroagrícola, Gabriel Colle, a agenda foi alinhavada em uma visita ao Estado no início de maio. A ideia é mostrar aos parlamentares a importância do setor para o Pará, além da tecnologia de ponta e legislação que garantem a segurança das operações.

Segundo Colle, a expectativa é de que a audiência sirva para esclarecer definitivamente os mitos que ainda cercam o setor no Estado. Entre eles, o da perda de insumos nas aplicações aéreas. Argumento que, apesar de ainda aparecer em justificativas de propostas de proibição da atividade, não sobrevive a um exercício básico de lógica – como é explicado no documento Aviação Agrícola: Segurança e Importância x Fatos e Mitos (confira no QR code abaixo). A entidade aeroagrícola será representada na audiência pelo seu assessor de Política, Divaldo Custódio Maciel.

PREPARAÇÃO

A agenda do diretor do Sindag no Pará foi nos dias 7 e 8 de maio. O roteiro começou justamente pela Assembleia Legislativa, onde uma reunião da Catic debateu o uso de defensivos agrícolas no Estado e a tramitação de dois projetos na casa contra a aviação agrícola (baseados justamente em mitos contra o setor). Além de Colle falaram na reunião o gerente de Fiscalização e Controle de Produtos Agrotóxicos (Geagro) da Adepará, Luiz Carlos Guamá; o chefe de Fiscalização do Ministério da Agricultura no Estado, Wagner Xavier, e a coordenadora da Comissão Estadual das Mulheres do Agro, da Faepa, Cristina Malcher. Explicando a legislação que existe sobre os produtos aplicados no campo, sua importância para a produção sustentável e a regulação existente sobre o setor aeroagrícola.

Colle teve também encontros para conversar com parlamentares da Assembleia Legislativa, além de dirigentes da Faepa, Adepará, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), Centro das Indústrias do Pará (CIP) e Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja Pará). Entidades que deverão marcar presença também na audiência do dia 3 de junho.

COLLE: diretor do Sindag teve encontros na AL do Pará, além de agenda com entidades para preparar a audiência de junho
Aponte a câmera do celular para acessar o documento sobre a Segurança e importância x fatos e mitos. Ou, em uma edição digital, clique aqui: https://sindag.org.br/fatos_e_mitos/aviacao-agricola-seguranca-e-importancia-x-fatos-e-mitos/
RELATED ARTICLES

Most Popular