Compilado por Graham Lavender com contribuições de Marcos Paulino e da Air Tractor.
Foi em 1989 que Leland Snow começou a projetar um avião monomotor de grande capacidade especificamente para o combate aéreo a incêndios. Ele acreditava que este avião teria um impacto positivo nesta atividade. Após mais de dois anos de projeto, modificação, certificação e manufatura, o primeiro AT-802A monoplace de série saiu das portas do Prédio 3 em 1993, para as ansiosas mãos do falecido Chuck Kemper, na época proprietário da Queen Bee Air Specialties de Rigby, Idaho.
Sam Kilpatrick, que trabalhou no protótipo e ajudou a construir os primeiros 802, recorda: “Eu não sei se alguém realmente imaginava o quão popular ele se tornaria. Se a gente montasse um 802 por mês, ou um a cada dois meses, a gente pensava que estava realmente se saindo bem, sabe? E puxa, hoje fazemos isso em questão de dias”.
O AT-502B era o maior avião da empresa e o que mais vendia, até que o projeto do AT-802 começou. O desenho e a produção dos primeiros 802 foi uma nova ordem de escala. Craig Cowan, que participou da produção dos primeiros 802, relembra: “A cauda era tão alta que a gente não tinha certeza se ela ia passar pela porta do Prédio Três. Isso era uma preocupação”.
WD Middaugh ri disso agora. “A gente achava que teria de fazer um corte na porta para colocá-lo para fora. O 802 era um monstro perto do que a gente estava produzindo”. Roy Jones acrescentou, “A cabine era tão alta que a gente tinha que levantar a cauda e baixá-la depois dela passar pela porta”.
Não demorou para a Air Tractor modificar o AT-802A monoplace para fazer pulverização aérea. Como um avião agrícola de 800 galões (3.028 litros), sua popularidade disparou entre os aplicadores aéreos. Em 2011, 400 aviões AT-802A já tinham saído de Olney, Texas, para trabalhar em todo o mundo. Em 2019, o avião de número de série 802A-800 se juntou à frota do maior operador da Austrália Ocidental, a Dunn Aviation.
A AeroGlobo Aeronaves, sediada em Botucatu, SP, representa a Revendedora Lane Aviation do Texas e a Air Tractor no Brasil desde 2013. A AeroGlobo, dirigida por Fabiano Cunha Zacarelli, se tornou a primeira representante exclusiva da Air Tractor na América do Sul através de uma parceria com a Lane Aviation.
Desde que começou a representar a Air Tractor no Brasil e América do Sul, a AeroGlobo fez várias entregas de aviões marcantes. Em 2013, a AeroGlobo entregou o 3.000º Air Tractor para a AMAGGI, também no Mato Grosso. O Mato Grosso é o epicentro da agricultura brasileira. Em 2020, a AeroGlobo celebrou o total de 200 Air Tractors vendidos e entregues na América do Sul, e agora comemora mais um marco, a entrega do AT-802 número de série 1.000 para a GMS Agronegócios.
A sede da AeroGlobo em Botucatu abriga um centro de treinamento certificado pela Air Tractor, pelo qual já passaram 300 pilotos. A empresa também é certificada pela FlightSafety International e autorizada pela P&WC como seu centro de treinamento, tendo treinado quase 500 profissionais da aviação de todo o mundo no motor PT6. Ela também tem parceria com três centros de manutenção – a ABA, situada em Barreiras (BA), a SOMA, em Primavera do Leste (MT), e a TANGARÁ, em Orlândia (SP).
O Número de Série 1000 foi vendido para o Grupo Moacir Smaniotto (GMS), o qual vem produzindo no Mato Grosso há mais de 40 anos, cobrindo as cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Com suas quatro fazendas altamente produtivas e dois grandes armazéns, o GMS tem grandes investimentos em tecnologia de ponta, tanto no campo como no pós-colheita, resultando em melhor produtividade safra após safra. Com mais de 200 funcionários, suas atividades são guiadas pela sustentabilidade, combinando a preservação do meio-ambiente, estriito controle financeiro e ações sociais com trabalhadores e as comunidades onde ele opera.
Esta empresa agrícola familiar está localizada em Sorriso, no Mato Grosso. Em um ano típico, o GMS cultiva 44.700 hectares com soja, milho e algodão. Seu novo AT-802A se junta a outro Air Tractor 502XP, comprado em 2019.
“A aviação agrícola é recente em nossa empresa. Vimos nos preparando nos últimos anos para adquirir mais aviões, aprendendo tudo o que podemos sobre a atividade e nos certificando de termos a infraestrutura necessária para continuar com esta ferramenta muito efetiva”, explicou Fernando Smaniotto, que dirige o GMS junto com sua mãe, Cirlei, e seus irmãos Júnior e Ana Paula.
O AT-802 número de série 1000 tem um esquema de pintura exclusivo, em verde e azul. Combinadas com o fundo amarelo da Air Tractor, estas listras formam as cores da bandeira do Brasil, outra distinção da Air Tractor para o mercado aeroagrícola brasileiro, que está em rápido crescimento.
Antes do voo de translado para o Brasil, um almoço comemorativo teve lugar na fábrica da Air Tractor em Olney, no Texas. Natanael Vaz e Anthony Rossi, da Pratt & Whitney Canada, presentearam o presidente da Air Tractor Jim Hirsch com uma placa comemorando o 1.000º AT-802.
“Tivemos um longo caminho com a série 800”, destacou Hirsch. “No início dos anos 1990, quando os primeiros 802 foram fabricados, nosso fundador Leland Snow olhou para o avião e do nada disse, ‘Nós provavelmente faremos 10 ou 12 destes’. Bem, Leland estaria realmente satisfeito com seu sucesso e sua distribuição mundial hoje”.
“Me lembro de estampar a primeira placa de fabricante para colocar no avião”, conta David Cowen, que era o inspetor de conformidade do AT-802. “Keith Boyd, o engenheiro-chefe de Leland na época olhou para mim e perguntou, ‘Você acha que um dia chegaremos a fazer mil destes?’ Eu disse, ‘Vamos em frente, e estampei três zeros na frente do número 1’. E agora, 30 anos depois, olhe só para nós”.