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Conselho de Craymer – Ar Limpo

Um motor funciona bem quando tem três coisas: óleo limpo, combustível limpo e ar limpo. Enquanto temos filtros e controles da qualidade do óleo e do combustível, o ar requer mais atenção. A lavagem de um motor, quando ele precisa de ar mais limpo, pode fazer maravilhas para manter sua saúde e eficiência.

Um motor limpo é um motor feliz. O manual de manutenção da Pratt & Whitney Canada fornece informações quanto aos tipos de lavagem de motor, instruções para estas lavagens e explica por que elas são importantes. Porém, o manual de manutenção não nos diz explicitamente quando lavar. Com que frequência você lava seu motor PT6?

É hora de discutir os tipos de lavagem de motor que você deveria estar fazendo, e as minhas ideias quanto à frequência com que você deveria estar fazendo cada tipo. Se você já participou de alguma conversa sobre motores, sabe que a lavagem quase sempre aparece como assunto. O manual de manutenção define três tipos de lavagem interna: Dessalinização, Recuperação de Potência e de Turbina. Também lembro às pessoas para prestarem atenção à lavagem externa do motor. Ela não apenas é uma oportunidade de inspecionar visualmente seu motor, mas também fornece uma chance para se certificar de que seus cabos e componentes estão lubrificados. O descuido com a limpeza desses componentes e sua lubrificação adequada pode levar ao seu desgaste prematuro e quebra. Você deve procurar também por sinais precoces de corrosão; quanto mais cedo você tratar uma corrosão, melhor. Tenho tido várias conversas ultimamente a respeito de diagnóstico de peças desgastadas ou afetadas por condições operacionais em ambientes corrosivos.

Todas as lavagens de motor interno são executadas com o motor acionado pelo motor de arranque. Este processo demanda dois cuidados adicionais: primeiro, certifique-se de não superaquecer seu motor de arranque/gerador, e dê o intervalo necessário para que ele esfrie entre os ciclos de acionamento. O segundo cuidado é o risco de se sifonar o óleo do tanque de óleo e inundar a caixa de acessórios, o que é mais comum em motores PT6 de grande porte. Um indicador que isso está acontecendo é ver óleo saindo da tomada de ar. Ao lavar um motor PT6 de grande porte, buscamos fazer o mínimo possível de ciclos de acionamento.

Corrosão no disco de palhetas

Inicie sua lavagem interna acionando seu motor de arranque. Quando a Ng estiver entre 10% e 25%, água ou fluido de limpeza é injetado no motor a uma vazão de oito a dez litros por minuto. Não deixe de ler no seu no manual de manutenção as instruções completas para a lavagem. Todas as lavagens internas são executadas com o motor girando. Vamos definir os tipos de lavagem para que você possa escolher o tipo mais adequado que você precisa.

A primeira lavagem interna é a lavagem de dessalinização. Esta lavagem é executada para remover sal, depósitos e sujeira leve. Esta lavagem é executada com água potável, desde que alguns padrões mínimos sejam atingidos. Quem vive em regiões com água que tem grande conteúdo mineral deve usar água desmineralizada. A lavagem de dessalinização pode ser diária ou semanal, dependendo da atmosfera na qual você voa. Falamos de maresia, poluição e areia, mas e quanto aos produtos corrosivos aplicados pelos aviões agrícolas? Esses produtos passam pelo filtro de ar? Sugiro verificar a limpeza do seu compressor durante sua inspeção de 100 horas. Esta verificação lhe permitirá saber se você precisa aumentar a frequência de sua lavagem de dessalinização. Se você está aplicando muito fertilizante, passe uma água no seu motor. Alguns produtos químicos podem causar corrosão dentro e fora do motor, quando não se tomam os devidos cuidados.

A segunda lavagem interna é a lavagem de recuperação de potência. A Pratt & Whitney Canada recomenda este nível de lavagem se houver uma diferença perceptível no desempenho do motor. Se você está executando lavagens de dessalinização regularmente, e o compressor ainda mostra sinais de sujeira, sais ou produtos químicos, acrescente uma lavagem de recuperação de potência à sua rotina. Esta lavagem é similar à lavagem de dessalinização, com o acréscimo de uma solução detergente. Nota importante: APENAS use produtos aprovados na solução detergente. Há várias opções disponíveis, listadas no manual de manutenção do motor, junto com a diluição adequada. Não use produtos não aprovados, estes podem causar mais estrago do que a não lavagem do motor.

A última lavagem interna é a lavagem de dessalinização da turbina do compressor, a qual é mais uma lavagem que só usa água. Esta lavagem pulveriza água limpa diretamente nas palhetas da turbina do compressor. Uma ferramenta é necessária para se executar a lavagem de dessalinização da turbina do compressor. Uma lavagem com água da turbina do compressor é recomendada ao se fazer uma lavagem de recuperação de potência, como passo final. Esta lavagem remove resíduos das palhetas da turbina do compressor e reduz a oportunidade para a sulfetação atacar o revestimento e o material das palhetas. Você deve executar esta lavagem se notar sujeira ou outras coisas “grudadas” nas suas palhetas do compressor da turbina do compressor. As palhetas são inspecionadas a cada espaço entre os bicos injetores através de um boroscópio, para que você saiba da sua condição. Quem já teve de substituir palhetas da turbina do compressor, sabe o quanto esta pequena manutenção preventiva pode valer.

Eu encorajo a todos para que lavem seus motores baseado no que veem em seu exterior e dentro deles. Alguns clientes lavam diariamente, outros semanalmente ou a cada 100 horas. Tudo depende da condição das condições. Certifique-se de consultar o manual quanto a todas as etapas necessárias. Verifique que todos os drenos estejam abertos e fluindo. Certifique-se de desconectar o sistema de ar que conecta o motor à controladora de combustível. A lavagem deveria ocorrer antes de um dia de trabalho, dando a você a melhor oportunidade de secar o motor após a lavagem – um passo importante no processo. A limpeza pode fazer um mundo de diferença, não apenas no desempenho do seu motor, mas também pela oportunidade de poupar dinheiro através de uma etapa preventiva.

Robert Craymer trabalha em motores PT6A e em aviões com motores PT6A há três décadas, incluindo os últimos 25 anos para mais na Covington Aircraft. Como um mecânico licenciado em célula e grupo motopropulsor, Robert já fez de tudo em oficina de revisão de motores e tem sido um instrutor de cursos de Manutenção e Familiarização em PT6A para pilotos e mecânicos. Robert foi eleito para a diretoria da NAAA como Membro da Diretoria de Motorização Associada. Robert pode ser contatado pelo e-mail [email protected] ou pelo fone 001xx 662-910-9899.

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