Um projeto de pesquisa colaborativa está aprimorando a informação usada por bombeiros aéreos para encontrar corpos de água próximos.
Durante fogos florestais ativos, unidades de combate aéreo ao fogo são despachadas por membros do Centro Nacional de Combate Aéreo ao Fogo – National Aerial Firefighting Centre (NAFC). Os membros do NAFC usam uma variedade de fontes de dados para encontrar corpos de água próximos adequados para o abastecimento de aeronaves de combate ao fogo, tanto de asas fixas como rotativas. É crítico para uma tomada de decisão efetiva que a informação mais atual e precisa a respeito da localização desta água esteja disponível tão rápido quanto possível.
O projeto Identificando Fontes de Água para Combatentes Aéreos ao Fogo é uma colaboração entre o NAFC/AFAC, a Natural Hazards Research Australia (Pesquisa de Perigos Naturais da Austrália), a Geoscience Australia (GA) e a FrontierSI, que está melhorando a confiabilidade e a clareza de informação sobre corpos de água, ao acrescentar atributos atuais e observados das águas aos bancos de dados usados pelos combatentes do fogo.
O CEO da Natural Hazards Research Australia, Andrew Gissing, destacou os benefícios da pesquisa colaborativa no avanço da tecnologia de planejamento de combate ao fogo da Austrália.
“Esse projeto é um ótimo exemplo da maneira com que podemos trabalhar juntos para atender a gestão de emergências e a comunidade através de pesquisas de alto impacto”, ele disse. “A equipe do projeto da Natural Hazards Research Australia, NAFC, da GA e da Frontier SE apresentaram um novo conhecimento científico que é acionável e útil para manter nossas comunidades a salvo dos fogos florestais.”
A primeira fase deste projeto – agora completo – focou-se em estender um projeto de prova de conceito anterior, desenvolvido através da Bushfire and Natural Hazards CRC (Centro Cooperativo de Pesquisa em Fogos Florestais e Riscos Naturais). Um workshop em fevereiro de 2023 reuniu perspectivas de várias agências chave no gerenciamento de emergências em toda a Austrália, a respeito da maneira com que elas usam bancos de dados de corpos de água, e como estes bancos de dados podem ser melhorados para a tomada de decisões no pré-planejamento do combate ao fogo..
Os usuários forneceram suas visões de novos requerimentos de informação e de software, adequação operacional e atributos adicionais dos corpos de água (tais como características do corpo de água, atualidade da informação, ambiente circundante e riscos à biossegurança), os quais reforçariam a relevância e precisão de bancos de dado de corpos de água.
Após isto, a equipe do projeto (gerenciada por Anthony Gallacher na NAFC) apresentou um método para acrescentar aos produtos baseados em satélite da Digital Earth Australia da GA a mais recente informação de disponibilidade de água, para atender as necessidades da NAFC.
Isto melhora significativamente a precisão do conhecimento que as agências têm sobre fontes de água próximas, e fornece um suporte crítico ao planejamento de resposta a desastres, para facilitar uma resposta rápida e efetiva a fogos florestais. No passado, a informação a respeito de corpos d’ água próximos podia estar meses ou anos defasada, mas agora esta informação é atualizada regularmente e pode ser acessada facilmente.
O novo sistema:
• Identifica corpos de água acessáveis por aeronaves
• Contribui para a seleção e alocação de aeronaves baseado em seu acesso a água
• Contribui para o uso eficiente de aeronaves
• Fornece informação aos controladores, bases aéreas e tripulações para ajudar em sua consciência situacional e na tomada de decisões
Reproduzido com permissão da Asia Pacific Fire Magazine.