Início Artigos de Destaque Aplicação Aérea na Arábia Saudita

Aplicação Aérea na Arábia Saudita

E-D: Mansour AlSharif, Beverly Berry, Abdullah Al Sharif, e Graham Lavender na Saudi Agriculture Expo in Riyadh, Arábia Saudita.

Em outubro de 2022, AgAir Update, junto com a Eagle Vistas, viajou para Arábia Saudita a convite da Sharq Aerospace Industries, a principal fornecedora de serviços de aplicação aérea da região. A visita foi um tour rápido pelas suas operações em rápida expansão, oriundas da visão de Mansour N. AlSharif, um engenheiro e empresário de destaque. Mansour tem mestrado em engenharia, administração e finanças, além de graduações em legislação aeronáutica, gestão de segurança em linhas aéreas e aeronáutica, e foi seu esforço  que permitiu à Sharq Aerospace estabelecer com o governo da Arábia Saudita uma robusta e moderna empresa de pulverização aérea no país, para alcançar uma eficiência sustentável a longo prazo.

A Arábia Saudita é conhecida por ter desertos, assim a questão que vem à mente é se o país realmente necessita ter uma empresa de aplicação aérea. Um fato pouco conhecido é que o país também tem montanhas com neve em seus picos, pântanos, e muitas lavouras circulares. Como visto no Evento de Agricultura Saudita ocorrido em Riyadh, o país está realizando esforços para melhorar sua segurança alimentar. O mundo está atualmente testemunhando o rápido crescimento e modernização do Reino. Eles têm projetos de grande escala sob seu programa Vision 2030. Os Giga Projects estão sendo realizados, e os impactos ambientais desses avanços são objeto da maior preocupação. Todos os esforços estão sendo feitos pelo governo para proteger o meio ambiente do país e atingir a autossuficiência.

A Sharq Aerospace é uma empresa registrada na Arábia Saudita, com sua sede e Centro de Controle de Operações de Voo localizados na cidade de Jeddah, a qual fica na costa do Mar Vermelho. A Sharq Aerospace é parte do Grupo Sharq, uma empresa privada tipo holding estabelecida em 2006. A Sharq Aero é o braço do grupo para operar e investir no setor de aviação, e recebeu seu Certificado de Operação Aérea sob a Parte 133 da GACAR em fevereiro de 2022. O Certificado de Operação Aérea sob a Parte 133 é o equivalente saudita de um Certificado de Operações da Parte 133 da FAA. Com esta licença para operar, a Sharq Aerospace se tornou uma operadora-chave para aplicações aéreas no Reino.

A Sharq Aerospace atualmente opera um total de seis Air Tractors e um helicóptero. Eles têm atualmente a maior frota de Air Tractors moderna no Oriente Médio. Sua frota consiste em três AT-504, dois AT-502XP, um AT-502B e um Bell 505. Os Air Tractors estão todos configurados de maneira similar, com sistemas GPS SATLOC e atomizadores Micronair para aplicações de baixo volume. Bicos CP são usados em aplicações de maior volume, para dissolução de derramamentos de óleo no mar.

Um dos aeródromos da Sharq Aerospace. Este fica bem próximo de Jeddah.

A Sharq Aerospace é uma das únicas empresas privadas da Arábia Saudita que opera em aeródromos exclusivos, designados para a Sharq pelo MEWA. A empresa usa dois aeródromos exclusivos junto ao Mar Vermelho e ambos estão equipados com hangares para aeronaves, depósitos, prédios administrativos e instalações para o carregamento dos aviões. O Aeródromo Al Abdiyah fica na parte oeste do país e tem uma pista de 1.000 metros e um pátio de operações de 1.400 metros quadrados. O Aeródromo Al Edabi, situado em Sabyah, fica ao leste de Jizan e tem uma pista de 1.000 metros  com equipamentos para instalações para o carregamento dos aviões. A Sharq Aerospace colocou equipamento de apoio no solo em ambos aeródromos para facilitar as operações. Isto inclui caminhões-tanque para combustível e água. A empresa tem logística para fornecer à sua frota combustível, água, peças de reposição e ferramentas 24 horas por dia, sete dias por semana, em qualquer local do Reino da Arábia Saudita

Os serviços fornecidos pela Sharq Aerospace atualmente são principalmente aplicações aéreas para controle de gafanhotos e mosquitos, com algumas aplicações de proteção à lavouras. A Sharq Aerospace também executa pulverizações em derramamento de óleo e busca e reconhecimento com o Bell 505. Seu helicóptero está equipado com um GPS SATLOC para futuras missões de aplicação aérea.

Outras aplicações aéreas, tais como combate a incêndios, semeadura de nuvens para chuva, serviços de emergência médica, sensoriamento, mapeamento e fotografia também estão previstos na licença da Sharq Aerospace, e a empresa planeja oferecer estes serviços em um futuro próximo.

Em 2021, após ganhar uma concorrência pública, a Sharq Aerospace celebrou um contrato de cinco anos com o Ministério do Meio-Ambiente, Água e Agricultura do Reino da Arábia Saudita (Ministry of Environment, Water and Agriculture – MEWA) e se tornou seu operador de aplicação aérea exclusivo. Sob este contrato, a Sharq Aerospace executa missões de voo diárias para controlar vetores na área sagrada de Makkah, Gizan e outros locais conforme requerido pelo MEWA. A frota da Sharq Aerospace está sempre em prontidão para realizar pulverizações aéreas quando a temporada dos gafanhotos começa.

A Sharq Aerospace se certifica de conduzir operações robustas e de alto desempenho através de treinamento bem planejado e pela adoção das melhores práticas sugeridas pela Associação Nacional de Aviação Agrícola (NAAA) dos Estados Unidos. Um aumento dramático no desempenho e nos resultados foi observado, comparado com a empresa anterior. Desde o início de suas operações, a Sharq Aerospace multiplicou o número de horas voadas em cinco vezes, e expandiu a área onde presta serviços para mais de 900 quilômetros.

Em colaboração com a empresa finlandesa LAMOR, com o Centro Nacional para Compliance Ambiental (National Center for Environmental Compliance – NCEC), com a Saudi Investment Recycling Company (SIRC), e a SAIL (serviços de resposta a emergências marinhas), a Sharq Aerospace também realiza operações de dissolução de derramamentos de óleo no mar. A combinação de uma frota moderna, operando de aeródromos privados, faz o tempo de resposta da Sharq Aerospace ser excelente, e permite à empresa exceder os padrões mundiais em tempo de resposta em derramamento de óleo. A localização estratégica de seus aeródromos permite uma resposta imediata e efetiva no controle de derramamentos de óleo no Mar Vermelho.

Parte dos valores fundamentais da Sharq Aerospace é apoiar a Visão 2030 da Arábia Saudita no que se refere ao seu papel na aviação. Parte desta visão é a educação do grupo de pilotos existentes no país em aplicação aérea, focando-se nas habilidades de pilotagem especializadas exigidas para o tratamento aéreo de derramamentos de óleo, controle de vetores, proteção à lavoura e combate aéreo a incêndios. A Sharq Aerospace é o modelo para estabelecer o mercado de aviação agrícola saudita, observando padrões mundiais de boas práticas.

A Sharq Aerospace montou uma equipe diversificada de experientes pilotos agrícolas, com instrutores vindos de todo o mundo. Eles contrataram pilotos altamente qualificados e competentes da Costa Rica, do Chipre e dos Estados Unidos. Esta equipe de pilotos está plenamente capacitada a executar as atuais missões de pulverização aérea e a treinar jovens pilotos sauditas. Em colaboração com a Eagle Vistas, a Sharq Aerospace envia pilotos sauditas para os Estados Unidos, com bolsas de estudos da empresa, para realizar treinamento conforme o Programa de Padrões Mínimos para Pilotos Agrícolas da Eagle Vista. Após completar o curso nos Estados Unidos, cada piloto passa por um treinamento supervisionado na Arábia Saudita. O AT-504 de dois assentos é usado nesse treinamento por experientes instrutores de voo americanos, para preparar e qualificar pilotos sauditas para voar missões solo. A Sharq Aerospace também investiu em seu próprio simulador da série 500 da Air Tractor, um Redbird Flight Simulator customizado que atualmente é o único simulador full-motion projetado e fabricado especificamente para a série 500 da Air Tractor. Deve-se destacar que a Sharq Aerospace está comprometida em continuamente estabelecer um time de especialistas na atividade da aplicação aérea.

O guia de AgAir Update nesta viagem foi o Diretor de Projetos da Sharq Aerospace, o Cmdt. Abdullah Alsharif. Abdullah é um piloto e instrutor de voo com 18.000 horas de voo e experiência em um grande número de aeronaves, do A320 a Air Tractors, passando por vários helicópteros de pequeno e grande porte. Abdullah compartilha da visão da Sharq Aerospace, de tornar a aplicação aérea uma coisa corriqueira na Arábia Saudita. Ele demonstrou ter grandes conhecimentos, e foi um excelente anfitrião para AgAir Update.

A animação e a motivação presentes na Arábia Saudita e na Sharq Aerospace a respeito do nascente campo da aplicação aérea no país são notáveis. A empresa acredita neste mercado e pode claramente ver os benefícios de se estabelecer uma aviação agrícola forte na região, Durante a viagem, a Sharq Aerospace recebeu AgAir Update e a Eagle Vistas, demonstrando uma hospitalidade inacreditável e uma experiência educacional fenomenal, a qual certamente será o objeto de estudos por muitos anos.

Exit mobile version