Início AerialFire Air Tractors da América do Sul Apagam Fogos nos Bálcãs

Air Tractors da América do Sul Apagam Fogos nos Bálcãs

O Air Tractor AT-802 de matrícula argentina LC-FBB, visto no aeroporto de Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina em 1º de agosto de 2024. Foto por Igor Bozinovski.

Se alguém lhe dissesse que aviões da América do Sul estavam voando nos Bálcãs, isso lhe pareceria estranho, por estarem eles muito longe de casa.

Porém, ver AT-802s vindos da América do Sul sobre os Balcãs, na Europa, é uma realidade. É agora um novo normal para os Bálcãs e permanecerá assim até agosto. Assim, quem gosta de ver “aves exóticas”, saiba que um Air Tractor argentino e um chileno acabam de chegar nos Bálcãs.

Estes SEATs pousaram no aeroporto internacional de Skopje na tarde de 1º de agosto de 2024, para ajudar a combater os incêndios ocorrendo na Macedônia do Norte. Em seu caminho para Skopje, foram avistados no aeroporto de Sarajevo, onde pararam para reabastecer e para um descanso de seus pilotos.

Os aviões fazem parte de um pacote, com um AT-802 argentino de matrícula LV-FBB, pertencente à empresa Aero Guardian, a qual opera para o Servicio Nacional del Manejo del Fuego na Argentina, e do AT-802 de matrícula chilena CC-DER, de propriedade da Helicópteros del Pacífico, a qual opera para a Corporación Nacional Forestal (CONAF) do Chile. Ambos os aviões foram contratados pela empresa espanhola Titan Firefighting Company e estão atualmente trabalhando sob contrato com o Ministério do Interior do estado alemão da Baixa Saxônia. Sua operação na Macedônia do Norte é parte da ajuda da Alemanha para esta pequena nação dos Bálcãs, de cerca de dois milhões de cidadãos.

Para seu translado até Skopje, estes dois aviões saíram do aeroporto de Braunschweig e passaram por Graz, na Áustria, e por Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina. Após chegar em seu destino, eles iniciaram operações de combate ao fogo no dia dois de agosto. 

Incêndios florestais devastadores estão ocorrendo mais uma vez na Macedônia do Norte, a qual os está combatendo nos últimos dias, novamente dependendo de recursos locais –  três Air Tractor AT-802A Fire Boss anfíbios, para combate a incêndios, e quatro helicópteros: dois pertencentes à polícia nacional (um Bell 412EP e um Mi-171E) e dois do exército (um Mi-8MT e um Mi-17).

Como os recursos locais para combate aéreo a incêndio são insuficientes, o governo de Skopje emitiu um novo pedido de assistência internacional em 30 de julho de 2024. O Ministério do Interior da Sérvia imediatamente reagiu trazendo um helicóptero Agusta-Bell AB212 baseado em Petrovec, perto de Skopje, já em 31 de julho de 2024. Esta aeronave foi posteriormente realocada para a base da polícia de Idrizovo para o restante de sua operação no local.

A República Tcheca forneceu um helicóptero UH-60A registrado na Eslováquia, operado pela Academia de Treinamento da Eslováquia. Um helicóptero AS-532AL Cougar adicional foi fornecido pelo exército da Eslovênia, junto com dois helicópteros militares húngaros, um Mi-17 operado pela EUFOR em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina; e um Airbus H225M, que chegaram na Macedônia do Norte em 1º de agosto. Adicionalmente, dois Air Tractor AT-802 Fire Boss anfíbios suecos chegaram em Skopje no início da manhã de 2 de agosto, vindos da Suécia através da rota Estocolmo/Suécia- Lodz/Polônia-Timisoara/Romênia-Skopje/ Macedônia do Norte.

Este novo esforço internacional pretende parar os trágicos incêndios na Macedônia do Norte, os quais neste ano custaram vidas, queimaram um grande número de casas e atingiram incríveis 1,12% do território da Macedônia do Norte.

O Air Tractor AT-802 de matrícula chilena CC-DER, visto no aeroporto de Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina em 1º de agosto de 2024. Foto por Igor Bozinovski.
Exit mobile version