Programa estadual de conformidade entre agricultura, apicultura e uso de insumos tem apoio do Sindag, que foi representado com palestra do consultor Agadir Mossmann falando sobre drones agrícolas
O uso de drones na pulverização aérea, o mercado da tecnologia remota e a legislação sobre a ferramenta. Esses foram os temas da palestra do consultor Agadir Mossmann durante o Encontro Técnico do programa Agro Cooperação – uma consciência, inúmeros benefícios, ocorrido no dia 1º de junho, no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados/MS. “Também tracei uma linha do tempo da aviação agrícola até chegar nos drones”, destacou Agadir, que representou o Sindag no Encontro – dentro da parceria entre a entidade aeroagrícola e a Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola (da qual ele é diretor).
A programação durou praticamente o dia todo (das 7h30 às 16 horas) e contou ainda com apresentações sobre a responsabilidade na prescrição de insumos para lavouras, a integração entre apicultura e agricultura e um treinamento sobre boas práticas agrícolas, apícolas e de comunicação. Com palestrantes também da Embrapa, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea/MS) e do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV).
BOA CONVIVÊNCIA
Iniciado em setembro de 2021, o AgroCooperação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), coordenada pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). A ação tem como estratégia promover a conformidade na produção agropecuária, estimular a adoção de boas práticas agrícolas e em apicultura, troca de experiências e informações.
O que é feito promovendo a boa convivência entre as partes, conscientizando sobre os limites de cada uma, responsabilidades e compromissos com a produção de alimentos seguros. Abrangendo ainda o cuidado com a saúde humana e promovendo urna produção ambientalmente sustentável.