Cortesia Air Tractor
A importância da manutenção e das inspeções em aviões não pode ser exagerada, diz o Presidente da Air Tractor, Jim Hirsch. “Praticamente toda máquina precisa de manutenção para garantir que ela opere adequadamente”, observa Hirsch. “E embora eles tenham uma excelente reputação de confiabilidade, boas práticas de manutenção são essenciais para os aviões da Air Tractor também”, ele acrescenta. A manutenção baseada em dados, tais como registros de horas de voo, ajuda a reduzir a indisponibilidade devido a panes imprevistas, reduzem o risco de incidentes de segurança, aumentam a previsibilidade, e estendem a vida útil dos ativos.
Para os aplicadores aéreos, seu avião agrícola é provavelmente o ativo mais importante de sua empresa. Manter registros precisos das horas de voo e executar as inspeções de manutenção conforme os intervalos de horas especificados é a chave para se obter o melhor retorno do investimento. “O operador que inspeciona seu avião conforme os intervalos de serviço está distribuindo seus custos de manutenção ao longo do ano. Mas o operador que retarda essa manutenção até a inspeção anual pode se deparar com uma cara estada de três semanas na oficina”. Aviões trabalhando em condições de muita poeira ou com muitas aplicações de fertilizante irão se beneficiar de inspeções e limpezas frequentes dos filtros de ar, por exemplo, ajudando a garantir que o motor dure o tempo que deveria durar, ele acrescenta.
O primeiro Air Tractor AT-301 foi entregue na América Latina em 1977. Desde aquela primeira entrega, números crescentes de aviões Air Tractor novos e usados tem entrado em serviço nas Américas do Sul e Central. Esta frota de aviões agrícolas necessita um foco particular no gerenciamento consciente da fadiga das asas, à medida em que envelhece, diz Hirsch.”Como vimos em eventos recentes, é um elemento crítico na manutenção de aeronaves”.
As asas dos aviões agrícolas estão sujeitas a milhares de cargas de esforço a cada safra. Ao longo do tempo, estes esforços repetitivos afetam as longarinas das asas. Hirsch relembra que desde o início da empresa, a Air Tractor, Inc. tem feito grandes esforços para verificar a vida útil das longarinas de asa de seus aviões. Ele se recorda de como o fundador da Air Tractor, Leland Snow, conduzia testes de esforço em escala real da asa do primeiro avião de produção da empresa, o Air Tractor AT-301.
Quando Leland Snow começou com a Air Tractor, ele provava a vida útil das asas por análise de fadiga usando dados de um projeto da Snow Aeronautical, chamado de Teste Jamaica de Espectro de Carga. Lá por 1990, ele começou a validar estes testes, começando com a coleta de pesquisas de estresse das asas em um AT-301. Após o AT-301, a Air Tractor começou a coletar pesquisas de estresse e espectro de cargas para o seu avião mais vendido, o AT-502. “Conduzimos um programa de testes destrutivos e testamos até a quebra várias asas de AT-502 com aquele espectro de cargas”, diz Hirsch. “Pelo final dos anos 1990 tínhamos dados de espectro de cargas no modelo AT-802 também. Testes em escala real das asas do AT-802 se seguiram, e quebramos pelo menos um par de asas de AT-802 durante meses de testes de cargas de estresse contínuos, baseados em dados de esforços reais, coletados de uma amostra representativa de operadores aeroagrícolas”. A análise destes testes de asas mostraram que as estimativas de vidas úteis das asas, previamente calculadas por Leland Snow, eram conservadoras.
Em 2000, a Air Tractor começou um projeto de redesenho de novas e mais pesadas junções das longarinas de asas, as quais foram posteriormente recertificadas. Estes novos testes de vida útil das asas foram baseados em espectros de carga impostos pelo piloto bem mais severos. A década seguinte foi passada reprojetando, recertificando e coletando espectros de cargas adicionais, relembra Hirsch. Pelo final dos anos 2000, mais asas de outros modelos da Air tractor tinham sido recertificadas e retestadas, com novos parâmetros de vida útil das asas, utilizando as junções de longarina de asa maiores e mais reforçadas.
“Em torno de 2010, nós tínhamos um entendimento bem documentado da vida útil segura de todas nossas aeronaves”, nota Hirsch. “Na verdade”, ele acrescenta, “Ninguém na indústria de aviação agrícola fez mais do que nós para documentar e testar a integridade de suas células”. Indo além deste esforço de décadas, a Air Tractor permanece atenta a preocupações informadas por revendedores e operadores de Air Tractors e por mecânicos de aeronaves, Ele disse, “O gerenciamento da fadiga de asas é um problema sempre em mudança, porque a missão desses aviões se expande e evolui. E o que é mais, o modo que os pilotos voam seus aviões também muda ao longo do tempo. O avião pode ser usado de uma forma completamente diferente, a qual pode ser mais severa do ponto de vista da fadiga das asas”.
Mais de 4.000 aviões Air Tractor já foram produzidos, vendidos, e revendidos em todo o mundo. E à medida que a frota envelhece, novos problemas potenciais de segurança podem surgir. Hirsch disse, “Prestamos muita atenção ao que dizem nossos revendedores e nossos clientes, além dos relatórios oficiais e informais do setor de manutenção. Estamos sempre atentos a tendências emergentes que podem ser causa de preocupação”.
Após muitos anos e muitos aviões trabalhando em vários países em todo mundo, Hirsch observa que é difícil acompanhar o status operacional de cada avião da Air Tractor, das informações de seu proprietário, e de sua condição. “É por isso que facilitamos para que os operadores de Air Tractors tenham a informação que eles precisam para a manutenção de seus aviões. Manuais do proprietário, catálogo de peças, documentos de treinamento de pilotos, boletins de serviço, dados de referência e boletins de informação de serviço estão disponíveis para os proprietários de Air Tractor – sem custo – em nosso site, AirTractor.com”. Quando os proprietários registram seus aviões no site, eles não apenas passam a ter acesso imediato à informação, mas também passam a receber importantes notícias e informações de serviço da Air tractor
A Air Tractor lançou uma campanha para lembrar os aviadores agrícolas da importância da manutenção de suas aeronaves. “Encorajamos os proprietários de Air Tractors a se registrarem em AirTractor.com para receber informação útil que irá beneficiar o programa de manutenção de seus aviões. É uma proposta de valor simples”, diz Hirsch. “Inspeções feitas nos intervalos corretos e manutenção adequada são negócios inteligentes. Elas poupam dinheiro a curto e longo prazo. Elas reduzem panes em voo, ajudam a manter o valor da aeronave, protegem a empresa, e geram uma visão positiva da aviação agrícola atual”.