Aero Agrícola Pretel – Operando com Asas Rotativas no Sudeste 

São raras as empresas aeroagrícolas operando asas rotativas no Brasil, seja porque o equipamento é mais complexo e, portanto, mais caro para operar ou...
InícioBrasilSindag Teve Reunião com Representantes da FAO no Brasil

Sindag Teve Reunião com Representantes da FAO no Brasil

Presidente Hoana Almeida e os diretores Gabriel Colle e Júnior Oliveira conversaram com Jorge Alberto Meza Robayo sobre programas de tecnologias para o campo

Uma reunião com o representante da Agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Jorge Alberto Meza Robayo, foi destaque da agenda da presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos, em Brasília. O encontro foi no dia 1º de abril e Hoana estava acompanhada dos diretores executivo, Gabriel Colle, e operacional da entidade aeroagrícola, Cláudio Júnior Oliveira. Participou também o representante assistente da FAO, Gustavo Kauark Chianca.

Na agência da ONU, a pauta principal foi a possibilidade do setor aeroagrícola  colaborar em programas realizados pelo órgão – com foco na produtividade e sustentabilidade. “Fomos nos inteirar como funciona o trabalho da FAO no País e de que forma nossas tecnologias poderiam ajudar”, explica Hoana.

Segundo o diretor Gabriel Colle, a ideia é levar o tema também à Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, que é o órgão pelo qual o governo federal tem a parceria com a FAO no Brasil. A comitiva aeroagrícola entregou ainda a Meza e Chianca o convite para que os representantes da Agência participem do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2025 – que ocorrerá em agosto, no Mato Grosso.

A visita à FAO integrou uma extensa agenda dos dirigentes aeroagrícolas na capital federal – que havia começado um dia antes. Em todos os encontros, aliás, além do convite para o Congresso AvAg 2025, eles entregaram exemplares das cartilhas Aviação Agrícola: Segurança e Importância x Fatos e Mitos e dos Compromissos dos Setor com a Agenda 2030 da ONU. Além do Relatório de Sustentabilidade 2024 da aviação agrícola brasileira.

IPA

Na véspera do encontro na FAO (segunda-feira, 31 de março), a presidente do Sindag participou da Assembleia Geral do Instituto Pensar Agropecuária (IPA). A reunião foi à tarde, na sede da entidade que assessora a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional – e da qual a entidade aeroagrícola é membro desde 2023. A dirigente falou em defesa da Lei Estadual nº 19.135/24, do Ceará, que em dezembro liberou a aplicação de defensivos por drones naquele Estado. Hoana destacou que a reviravolta no Ceará (onde a modalidade estava proibida desde 2019) ocorreu justamente porque ficou clara a necessidade da tecnologia aeroagrícola para a segurança e produtividade em campo.

MAPA

Na terça, além da visita à FAO, a comitiva aeroagrícola teve um encontro com o coordenador das Câmaras Temáticas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), José Victor Torres. Na pauta, a entrega do ofício solicitando o reforço na fiscalização do órgão principalmente sobre operadores ilegais. Quase sempre produtores rurais que têm aviões agrícolas próprios em suas fazendas, mas que prestam serviços também para os vizinhos (o que é permitido apenas para empresas aeroagrícolas). Neste caso, o Sindag pediu que fosse reforçado também o controle sobre os drones agrícolas. Mirando principalmente nos operadores de equipamentos remotos que ainda não registraram seus equipamentos e não seguem a regulamentação do setor.

UNB

Na Universidade de Brasília (UnB), o encontro da comitiva aeroagrícola foi com a reitora Rozana Naves, junto com a coordenadora do Núcleo de Estudos em Atividades Aeroagrícolas (NEAAGRI) da instituição, Dra. Maísa Santos Joaquim. O grupo discutiu a continuidade dos estudos sobre aviação agrícola na instituição, a importância do NEAAGRI e os preparativos para o 2º Fórum Nacional de Aviação Agrícola no Planalto Central (Fonavagri), marcado para setembro.

O encontro tratou também da possibilidade da universidade receber o Sindag Drone Tech – evento para apresentar aos estudantes oportunidades de trabalho no setor aeroagrícola. Com foco ainda na futura criação de uma disciplina sobre tecnologias aeroagrícolas na Faculdade de Agronomia e Veterinária (FAV) da instituição.

CONGRESSO NACIONAL

Os dirigentes aeroagrícolas tiveram também agenda na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Conversando com parlamentares sobre a agenda legislativa do setor e do próprio agro brasileiro. Em especial, a proposta de realização de uma audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, para tratar dos resultados da pesquisa da UnB, conduzida com mais de 600 amostras, que reforça a segurança do setor aeroagrícola e sua relevância para a produção sustentável no Brasil.

CANA SUMMIT, IPA e pilotos

Nesta quarta-feira (2), lideranças do Sindag participam do Cana Summit, que reúne até quinta, na capital federal, produtores reunidos em 35 associações do setor pelo Brasil. Lembrando que o setor canavieiro, além de sua importância para a economia nacional e de seu apelo sustentável (especialmente pela produção de biocombustíveis), é um dos principais usuários das tecnologias aeroagrícolas em campo.

RELATED ARTICLES

Most Popular