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O Efeito Dominó

Recentemente, trabalhei com um operador aeroagrícola no processo de obtenção de seu Certificado de Operações da FAA, documento base de sua nova empresa de aviação agrícola. O projeto foi bastante envolvente do ponto de vista administrativo, incluindo a produção de um grande número de manuais e outros documentos para garantir a conformidade com os regulamentos aplicáveis. Me lembrou aquele velho ditado que diz que não se pode voar enquanto o peso da papelada não for igual ao peso do avião.

Durante a preparação do projeto, tivemos várias conversas e muitas trocas de mensagens de texto e e-mails. Estávamos na parte mais movimentada da safra quando recebi um e-mail urgente: “Não tenho tempo para me preocupar com burocracia agora! Mal dormi este mês e tive de pulverizar intermináveis 30 mil hectares!” 

Respondi imediatamente com uma mensagem para que ele mantivesse o foco em voar com segurança e não se preocupasse com a papelada exigida neste momento. Assim que o trabalho aliviasse um pouco, haveria muito tempo para se trabalhar nestes detalhes. 

Naquela noite, tive um sono decididamente agitado, pensando se eu deveria ou não ter sido mais incisivo em sugerir que ele tirasse uma folga. Ao amanhecer, saiu uma breve menção no noticiário local a respeito de um acidente de avião agrícola, na área em que a nova empresa estaria operando. Pensa em alguém preocupado e esperando o pior! Eu imediatamente contatei o escritório dele, e fiquei sabendo que felizmente tudo estava bem. 

A safra da aviação agrícola pode ser muito agitada, realmente. Neste ano, as lavouras locais estavam particularmente boas, com bastante chuva para promover seu crescimento. Mas junto com a chuva e a umidade, veio uma necessidade urgente de aplicações de fungicidas. Dado que os dois anos anteriores não tinham sido bons para os produtores, pois tinham sido de seca, tenho certeza que o colega com quem eu estava trabalhando sofria uma enorme pressão para seguir voando, apesar das implicações para a segurança .

Parece uma situação familiar para você? Você se sente sendo forçado a fazer algo que sabe que tem um real potencial para virar estatística de acidente. É ainda pior para aquelas empresas pequenas ou de um avião apenas, onde o piloto também prepara as cargas, administra, cozinha e lava as embalagens de defensivo.

Longas horas na cabine. Pouco sono. Cansaço. Pressão para desempenhar. É o Efeito Dominó, aquele no qual você coloca pedras de dominó em pé, alinhadas umas com as outras. Se uma pedra cair, ela inicia uma reação em cadeia e todas as outras vão sendo derrubadas. No mundo real, o efeito cumulativo desses fatores pode resultar em um desastre, quando apenas um momento de desatenção, ocorrendo junto com reflexos menos que afiados, pode azedar as coisas em um piscar de olhos. Não é algo que você queira que aconteça a três metros do chão e a mais de 120 milhas por hora. 

Muitos sabem dos efeitos da falta de sono e da fadiga, os quais afetam tanto o corpo como a mente. Os primeiros sinais de sono insuficiente são a sensação de exaustão e os bocejos em excesso. Embora uma xícara ou duas de café forte possam ajudar a aliviar alguns desses sintomas, você está com uma mão ruim em um jogo de cartas. 

É a mesma coisa quando a fadiga faz você ficar irritável, mal-humorado e ansioso, e até mesmo pequenos problemas podem levar a “estouros” fora de proporção. Lembra de ter gritado com o técnico só porque ele esqueceu de limpar seu para-brisa? 

Seu cérebro e seu corpo precisam de descanso adequado para funcionar da melhor forma, assim isso deve ter a maior prioridade. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar a evitar a espiral descendente da falta de sono e do cansaço, de forma que você não acorde com os olhos vermelhos, olheiras e lapsos de memória, para não falar de uma pilha de alumínio retorcido ou coisa pior.

Certifique-se de que todos os integrantes da equipe estejam atentos aos demais. A pessoa que sofre de fadiga é geralmente a última a admitir, assim verifique se todo mundo está ciente dos sintomas iniciais da fadiga e da falta de sono. Esse é um ótimo assunto para se discutir em uma ou duas reuniões antes do início da safra.

Escolha para dormir um local com ar condicionado, escuro, quieto e longe do barulho e da movimentação da área de carregamento. E quando você finalmente chegar neste local onde pode ter um sono de qualidade, desligue a droga do celular!

Evite qualquer bebida alcoólica antes de se deitar no final do dia. Embora possa inicialmente fazer você se sentir sonolento, o álcool pode prejudicar seriamente seu sono, especialmente a fase de sono REM, a qual é importante para a memória.

Aqui vai um fato para você manter em mente: motoristas que dormem menos de cinco horas por dia têm um risco de se acidentar semelhante ao de alguém dirigindo sob o efeito de álcool, e a Administração Nacional de Segurança de Tráfego dos EUA informa que dirigir com sono é a causa de milhares de acidentes e mortes todos os anos. É fácil interpolar esta triste informação para o mundo da aviação agrícola.

A segurança é uma responsabilidade compartilhada que deve envolver proprietários, gerência, pilotos e equipe de terra. Um programa de gerenciamento de segurança bem montado e implementado, que incorpore fatores regulatórios, operacionais e humanos, irá render enormes dividendos. Mais uma vez, este é um grande projeto para a entressafra.

Mesmo com o melhor planejamento, cedo ou tarde você irá se encontrar em uma situação onde se verá sem opções. O primeiro dominó da falta de sono balança, podendo derrubar outros – esquecer de baixar os flaps para decolar, pular um item do checklist devido a uma interrupção, ou deixar de fechar corretamente uma tampa de combustível. Após passar por isso, você deveria fazer uma avaliação honesta e objetiva do quão perto você esteve dos limites do envelope de segurança.

Cuidado com o dominó! É muito melhor errar para o lado da segurança e dar uma parada – talvez não fazendo o mesmo número de hectares – do que ter de explicar um acidente evitável. Ao final, lembre-se que a decisão de voar ou parar compete a você, e apenas a você. Tome essa decisão com o maior cuidado. Você sempre se sentirá feliz por ter feito a escolha certa.

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