Com a chegada de dezembro, acredito que todos os pilotos agrícolas do Brasil estejam em plena safra, com a possível exceção de alguém que só opere nos estados do extremo norte do país, onde as estações do ano são invertidas. No outro extremo, no Rio Grande do Sul, quem voa no arroz está próximo da fase mais movimentada da safra.
Esta movimentação toda traz o benefício do ganho que todos precisam. Mas por outro lado, infelizmente parece que a cada vez que vou dar uma conferida nas notícias ou nas redes sociais, vejo a notícia de mais um acidente envolvendo um avião agrícola.
Em Jackson, Mississippi, EUA, fica o National Agricultural Aviation Museum, um dos raros museus de aviação agrícola que tenho notícia, o qual celebra os avanços tecnológicos e as conquistas da nossa aviação com aeronaves agrícolas antigas e outros artefatos em exposição. Ele faz parte de um museu maior, o Mississippi Agriculture and Forestry Museum (Museu de Agricultura e Reflorestamento do Mississippi), que preserva o patrimônio cultural agrícola americano do final do Século XIX e início do Século XX, com construções e artefatos de época em uma área de 15 hectares.
Agora, seguindo uma iniciativa de Glenn Holloway, Matt Wollard e do nosso publisher, Graham Lavender, a entrada para o National Agricultural Aviation Museum será através do “Last Pass Memorial Walk”. Este acesso, já em construção, será um caminho com luzes de táxi delineando as laterais do seu piso de lajotas levando ao museu. Ele recebeu o nome de “Last Past Memorial Walk” (“Caminho Memorial da Última Passada”) em homenagem aos pilotos agrícolas que nos deixaram realizando seu último voo a serviço de nossa atividade, com seus nomes inscritos nas lajotas. Uma homenagem muito comovente, sem dúvida. Mas tenho certeza de que nenhum de nós gostaria de ter nosso nome nela!
Assim, se você está tão ocupado que nem consegue ler toda esta edição de uma vez só, sugiro que comece sua leitura pelo artigo de Ted Delanghe, “O Efeito Dominó”. Estar ciente de suas próprias condições físicas e mentais para voar é talvez a mais efetiva medida de segurança que você poderá tomar como piloto.
Ainda no quesito segurança, se você voa um avião com motor Lycoming, não deixe de prestar atenção na Diretriz de Aeronavegabilidade emitida pela FAA. Ela tem potencial para afetar muitos Ipanemas, Pawnees e até alguns Cessnas que tiveram seus motores Continental trocados por Lycomings. Como toda máquina, estes motores dependem de sua correta manutenção para seguir funcionando de forma confiável..
Como em toda edição, buscamos selecionar para esta o conteúdo mais interessante e relevante na aviação agrícola nacional e internacional para você, caro leitor. Esperamos ter acertado. Se você discorda, tem alguma sugestão ou mesmo reclamação, não hesite em me escrever, para [email protected]. Será um prazer ter o seu retorno.
Boa leitura!