A ANAC emitiu a DA Nº 2024-10-01 para os Ipanema de modelos EMB-203, com efetividade a partir de 11 de outubro de 2024 e que deverá ser executada dentro das próximas 50 horas de voo após a data de efetividade da DA, ou durante a próxima inspeção programada de 50 horas do avião, o que ocorrer primeiro.
O motivo da DA foi a constatação de um caso de deslocamento vertical inadvertido do assento do piloto devido a uma falha do mecanismo de travamento da posição vertical. Esta falha na manutenção da posição correta do assento do piloto pode provocar deslocamentos indesejados do assento e prejudicar o alcance dos controles dos comandos de voo, o que pode causar a perda de controle do avião.
A ação requerida pela DA Nº 2024-10-01 consiste em uma inspeção detalhada no mecanismo de travamento da posição vertical dos assentos do piloto, quanto ao correto posicionamento dos pinos de travamento. Caso a medida da distância entre algum pino de travamento do assento e o suporte de seu alojamento seja igual ou superior a 13,5 mm, antes do próximo voo deverá ser feito o retrabalho do mecanismo de travamento dos assento de acordo com os procedimentos e instruções detalhados no Boletim de Serviço Embraer Nº 200-025-0010, emissão original, datada de 28 de agosto de 2024, ou em suas revisões posteriores aprovadas pela ANAC. Caso as medições sejam inferiores ao valor acima, nenhuma ação será necessária.
O texto integral da DA Nº 2024-10-01 pode ser acessada escaneando o QR Code nesta página, ou em uma edição digital, clicando -se aqui: