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Low & Slow – Espalhando-se pela Costa Leste (Capítulo 5 – Parte 4)

O Início do Controle de Vetores

Stoltzfus, sempre inovador, viu a possibilidade de controlar mosquitos pelo uso de aeronaves em cidades e áreas rurais altamente infestadas. Ele saiu a convencer autoridades locais da viabilidade de um programa desses, e já em 1947 foi capaz de vender à cidade de Gettysburg sua primeira pulverização com DDT.

Com considerável fanfarra, a cidade inteira foi pulverizada em 17 de setembro de 1947, como um projeto conjunto entre a cidade e sua Câmara de Comércio local. Cerca de US$ 750 foram levantados pelo Conselho Municipal, e a Câmara pagou a Stoltzfus para pulverizar cerca de 200 a 280 hectares com uma mistura de óleo diesel leve contendo 840 gramas de DDT por hectare.

O agente do condado garantiu aos moradores que esta substância mataria tanto as larvas de mosquito como os mosquitos adultos por sufocamento. 

Ele também os avisou de que o produto deixaria uma leve camada oleosa em tudo em que ele caísse, e que coisas como automóveis e roupa lavada deveriam ser cobertos. Ele também informou que o produto poderia ser facilmente removido por lavagem. 

Os moradores de Gettysburg também foram informados pelo agente do condado que a possibilidade de perigo pela pulverização era praticamente inexistente.  Quanto ao risco do DDT derivar para o reservatório de água e provocar problemas de saúde, os moradores foram informados que: “Mesmo que pulverizássemos o reservatório de propósito, vocês teriam de beber metade da água dele para ter qualquer efeito prejudicial. Mas para garantir, não pulverizaremos em um raio de 15 metros do reservatório.”

A pulverização de Gettysburg foi um grande sucesso, e em muito pouco tempo este tipo de trabalho estava sendo feito em várias regiões infestadas por mosquitos. Em contraste direto com a atitude atual, de um certo pânico quanto à pulverização de pesticidas, estas pulverizações em larga escala de vilas e cidades se tornaram bastante comuns a partir de 1947. 

Outro pioneirismo de Stoltzfus e sua empresa foi o envolvimento no programa de controle da mariposa-cigana em 1947, na Pensilvânia, um dos primeiros esforços desse tipo neste estado do Nordeste. O Departamento de Agricultura da Pensilvânia iniciou esse programa nas regiões densamente florestadas ao sul de Scranton e ao leste de Wilkes Barre. Três dos aviões de Stoltzfus foram usados neste primeiro programa, e um deles registrou um novo recorde ao aplicar DDT em 388 hectares em um dia.

Registrou-se também que quatro horas após a passagem dos aviões pela área, observadores no solo recolheram literalmente quilos de larvas de mariposa mortas em bandejas que tinham sido colocadas sob a copa das árvores. T.L. Guyton, diretor da Divisão de Indústria Vegetal afirmou que um controle “o mais notável” tinha sido obtido. Posteriormente, ele também afirmou que por muitos meses após esta aplicação, nem uma só larva viva de mariposa-cigana podia ser encontrada na região. 

Programas de controle como este se tornaram comuns no nordeste e passaram a ser uma parte regular do serviço de aplicação de Stoltzfus. Como resultado deste trabalho pioneiro, programas de controle da mariposa-cigana se tornaram um grande negócio, e pela metade dos anos 1950, contratos governamentais estavam sendo feitos, e boa parte do trabalho era realizado com grandes aviões adaptados, tal como o bombardeiro B-17, capaz de carregar milhares de litros de produto. 

Também no início dos anos 1950, a mosca-das-frutas-do-Mediterrâneo reapareceu nos pomares de citros da Flórida. Stoltzfus e sua empresa imediatamente começaram a firmar contratos naquela região. Um programa de pulverização aérea foi realizado em conjunto com um programa de controle biológico, no qual machos esterilizados eram espalhados para cruzar com fêmeas férteis, rompendo o ciclo reprodutivo. Este ataque praticamente erradicou a mosca-das-frutas da Flórida, até seu recente retorno (Nota do Tradutor: o autor escreveu isto em 1985).

(Continua no próximo mês)

Rara foto de Chris Stoltzfus aplicando defensivo em pó em milho-doce com um Travel-Air, próximo a Morgantown, Pensilvânia, em 1944.
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