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Francisco Renato Wisniewski do Prado – Comandante Prado

Faleceu no dia 10 de junho passado Francisco Renato Wisniewski do Prado, ou como era mais conhecido na aviação, o Comandante Prado. Nascido em 04/10/1953 em Giruá, RS, o Cmdt. Prado começou sua carreira na aviação no Aeroclube de Santo Ângelo, formando-se piloto comercial em 1980, instrutor de voo em 1981 e piloto agrícola na 2ª Turma do XVI CAVAG do Centro Nacional de Engenharia Agrícola, em 1982.

O Cmdt. Prado voou 16 safras no Rio Grande do Sul, principalmente na região sul do estado – Arroio Grande, Jaguarão  e Pelotas – e destacou-se pelo seu ativismo; Prado foi presidente de uma das primeiras – se não a primeira – associações de aviação agrícola, a ASPARGS – Associação dos Pilotos Agrícolas do Rio Grande do Sul. Em sua gestão, o Cmdt. Prado foi o autor da proposição, enviada ao então Ministro da Aeronáutica em 03 de dezembro de 1987, de instituir o dia 19 de agosto como Dia Nacional da Aviação Agrícola e Clóvis Candiota como Patrono da Aviação Agrícola Brasileira, o que acabou por ocorrer através do Decreto 97.669 de 19 de abril de 1989.

Em paralelo a isso, em 1988, o Cmdt. Prado foi um dos pilotos agrícolas formados como Agentes de Segurança de Voo através de curso no CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, capacitados a participar de investigações de acidentes aeronáuticos, em uma antiga demanda da categoria para tornar mais corretas e justas as apurações de acidentes envolvendo aviões agrícolas. Por conta de sua atuação em prol da segurança de voo na aviação agrícola, o Cmdt. Prado recebeu da Força Aérea Brasileira a Medalha Mérito Santos Dumont, em 20 de julho de 1993.

Em 1998, o Cmdt. Prado deixou a aviação agrícola e passou para a linha aérea, na qual se aposentou em 2010, como comandante de Airbus A320 na LATAM.

Com sua vocação para o ensino, enquanto ainda atuava na aviação agrícola, o Cmdt. Prado ainda exerceu a instrução de voo no Aeroclube Cidade de Rio Grande, e mesmo depois de aposentado, ainda atuava como instrutor de simulador de Boeing 737-800 e outras matérias em cursos de formação de pilotos, mecânicos e comissários na escola Flight, de Porto Alegre.

O Cmdt. Prado também acumulou um extenso currículo acadêmico – mestre em avaliação de impactos ambientais, graduação no Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho pela Universidade Luterana Do Brasil, mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais na Universidade La Salle e pós graduação lato sensu em docência no ensino superior entre outros cursos. Além disso, dedicou-se ainda ao registro histórico em quatro livros: “Etnias do RS”, “Del Prado: Uma família da Galícia espanhola no pampa gaúcho”, “Águia Polonesa” e “Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul”, os dois últimos sobre assuntos aeronáuticos e resenhados em AgAir Update de novembro de 2023.

AgAir Update tem uma dívida de gratidão para com o Cmdt. Prado, como relatamos em nossa edição de outubro de 2023. Foi o Cmdt. Prado que teve a iniciativa de fechar um acordo com nosso fundador Bill Lavender, através do qual a Motormec, então representante da Weatherly Aviation Company, no Brasil, enviava exemplares de AgAir Update para pilotos e operadores de toda a América do Sul em troca de um anúncio na publicação. Com isso, AgAir Update tornou-se conhecida por toda a comunidade aeroagrícola da América Latina.

O Cmdt. Prado deixa os filhos Fábio, Rafael e a esposa Marijane, além das saudades de inúmeros alunos, amigos e colegas.

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