Início Brasil Setor terá audiência no Pará em Junho

Setor terá audiência no Pará em Junho

Encontro será no início do Mês, promovido pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, para explicar a segurança e eficiência das ferramentas aéreas

O Sindag participará, no início de junho, de uma audiência pública da Comissão de Agricultura, Terras, Indústria e Comércio e Serviços (Catic) da Assembleia Legislativa do Pará para debater a aviação agrícola no Estado. O encontro foi convocado pelo presidente da Catic, deputado Fábio Freitas (Republicanos). Conforme o diretor-executivo da entidade aeroagrícola, Gabriel Colle, a agenda foi alinhavada em uma visita ao Estado no início de maio. A ideia é mostrar aos parlamentares a importância do setor para o Pará, além da tecnologia de ponta e legislação que garantem a segurança das operações.

Segundo Colle, a expectativa é de que a audiência sirva para esclarecer definitivamente os mitos que ainda cercam o setor no Estado. Entre eles, o da perda de insumos nas aplicações aéreas. Argumento que, apesar de ainda aparecer em justificativas de propostas de proibição da atividade, não sobrevive a um exercício básico de lógica – como é explicado no documento Aviação Agrícola: Segurança e Importância x Fatos e Mitos (confira no QR code abaixo). A entidade aeroagrícola será representada na audiência pelo seu assessor de Política, Divaldo Custódio Maciel.

PREPARAÇÃO

A agenda do diretor do Sindag no Pará foi nos dias 7 e 8 de maio. O roteiro começou justamente pela Assembleia Legislativa, onde uma reunião da Catic debateu o uso de defensivos agrícolas no Estado e a tramitação de dois projetos na casa contra a aviação agrícola (baseados justamente em mitos contra o setor). Além de Colle falaram na reunião o gerente de Fiscalização e Controle de Produtos Agrotóxicos (Geagro) da Adepará, Luiz Carlos Guamá; o chefe de Fiscalização do Ministério da Agricultura no Estado, Wagner Xavier, e a coordenadora da Comissão Estadual das Mulheres do Agro, da Faepa, Cristina Malcher. Explicando a legislação que existe sobre os produtos aplicados no campo, sua importância para a produção sustentável e a regulação existente sobre o setor aeroagrícola.

Colle teve também encontros para conversar com parlamentares da Assembleia Legislativa, além de dirigentes da Faepa, Adepará, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), Centro das Indústrias do Pará (CIP) e Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja Pará). Entidades que deverão marcar presença também na audiência do dia 3 de junho.

COLLE: diretor do Sindag teve encontros na AL do Pará, além de agenda com entidades para preparar a audiência de junho
Aponte a câmera do celular para acessar o documento sobre a Segurança e importância x fatos e mitos. Ou, em uma edição digital, clique aqui: https://sindag.org.br/fatos_e_mitos/aviacao-agricola-seguranca-e-importancia-x-fatos-e-mitos/