A maioria dos artigos que tenho apresentado são focados em melhoras práticas. Eu posso compartilhar a informação, mas compete a cada proprietário de motor fazer o que ele quiser com ela. Tudo que posso fazer é mostrar um caminho para o sucesso. Quando as coisas começam a ir para o lado errado, geralmente há sinais de alerta ou sintomas que indicam que um problema está se apontando no horizonte.
O motor PT6A tem sistemas que fornecem alguns destes sinais de alerta, e espero que todos vocês estejam ouvindo e prestando atenção neles. Eu sempre falo que o motor irá dizer o que ele quer e o que ele precisa. Por exemplo, se você colocar óleo a mais, o motor irá botar para fora o óleo que ele não quer.
Muitos sinais de problemas potenciais envolvem o desempenho. Quando um motor começa a funcionar com uma Ng mais alta, pode ser um sinal que é hora de trocar o filtro de ar ou fazer uma lavagem do compressor. O motor está tendo de trabalhar mais para “respirar”. Uma boa lavagem de compressor e uma verificação da limpeza do sistema de filtragem geralmente irão solucionar esta situação.
Outro sinal de aviso pode ser uma ITT elevada. Se de repente você não consegue atingir o torque que costuma tirar do motor por ele estar atingindo o limite da ITT, isso pode indicar um problema. O motor tem um resistor no sistema de medição da temperatura interna da turbina. Ocasionalmente, este resistor pode ter um problema e não fornecer a resistência correta. Faça uma verificação com um multímetro e certifique-se de que o resistor está dentro da especificação. Isto pode resolver o problema. Outro item que esse tipo de sinal de alerta pode estar apontando é um problema na seção quente. Será necessário usar um boroscópio no motor para determinar se este é o caso. O que queremos é ter certeza de que não há uma ponta de palheta roçando na carcaça e causando uma perda de eficiência.
Tenho tido muitas conversas ultimamente sobre um outro sinal de alerta, a luz indicadora de limalha. O motor tem um ou dois detectores de limalha instalados, dependendo do modelo. Estes detectores de limalhas são bem simples. Eles têm dois pólos magnéticos, e quando alguma partícula de material ferroso entra em contato com os dois, forma uma ponte e envia um sinal para a cabine, fazendo uma luz de alerta acender. Este é um alerta de que algo precisa ser investigado. Este é um alerta que você não deve ignorar. Material ferroso geralmente vem de engrenagens ou rolamentos. Se for este o problema, você precisa resolvê-lo.
Uma coisa que acontece de tempos em tempos com motores novos ou recentemente revisados é dessa luz indicadora de limalha acender. Mais uma vez, é necessário investigar, mas pode ser uma coisa simples. Muitas peças dentro de um motor novo ou recém revisado precisam se ajustar quanto aos seus intervalos dimensionais. Essa é uma maneira técnica de se dizer que algo está se amaciando. Quando isso acontece, uma pequena partícula de metal pode ser liberada. Embora sempre estejamos atentos e procurando prevenir coisas como essa, nem sempre conseguimos. Mesmo com peças zero, já vi isso acontecer. O manual de manutenção tem instruções para o caso de você encontrar algo no detector de partículas.
O manual de manutenção irá guiar você através de uma árvore de decisões baseado no que você encontrar no motor. Para alguns tipos de partículas, você será solicitado a checar o detector de limalha e o filtro de óleo em um determinado intervalo de horas. Você irá então ser direcionado a verificá-los novamente mais adiante, baseado nos resultados. Trago este assunto porque tive um cliente que me perguntou se eu recomendaria deixar algumas partículas metálicas nos pólos do detector de limalha, mas sem fechar a ponte. O mecânico dele achava que eles poderiam verificar com mais clareza e antecedência se o motor estivesse produzindo limalha. Eu sugeri limpar o detector de limalha e verificar a tela do óleo conforme indicado pelo manual de manutenção. Não consigo ver qualquer benefício em se deixar material no detector de limalha.
Espero que ninguém tenha que lidar com qualquer destes sinais de aviso, mas minha recomendação a todos é que sempre prestem atenção a seus motores. Eles irão lhes dizer se precisam de algo ou se algo está indo mal.
Robert Craymer trabalha em motores PT6A e em aviões com motores PT6A há três décadas, incluindo os últimos 25 anos para mais na Covington Aircraft. Como um mecânico licenciado em célula e grupo motopropulsor, Robert já fez de tudo em oficina de revisão de motores e tem sido um instrutor de cursos de Manutenção e Familiarização em PT6A para pilotos e mecânicos. Robert foi eleito para a diretoria da NAAA como Membro da Diretoria de Motorização Associada. Robert pode ser contatado pelo e-mail [email protected] ou pelo fone 001xx 662-910-9899. Visite-nos em covingtonaircraft.com.