A aviação agrícola é dinâmica. Decisões tomadas em frações de segundo e manobras precisas podem significar a diferença entre a vida ou uma catástrofe. A importância de treinamento recorrente não pode ser exagerada. O treinamento recorrente tradicional, do estilo feito por linhas aéreas, não é apropriado para nossa aviação. As renovações bianuais tradicionais de CHT geralmente dedicam muito tempo aos aspectos convencionais da aviação, como regulamentos, procedimentos de tráfego, fonia e operação em aeródromos controlados. E quanto aos procedimentos de emergência?
Voar agrícola é uma tarefa complexa e exigente, demandando conhecimento, habilidade e experiência. Habilidades que você usa no dia a dia sem sequer se dar conta. Mas e quanto aquelas habilidades que você usa uma vez por ano, aquelas tipo “faz tempo que não faço isso”? Estas são as habilidades que podem diminuir ao longo do tempo, sem prática regular e reforço. O período da entressafra pode ser uma excelente época para se repassar estas habilidades guardadas no fundo da memória.
A aviação geralmente é regida por vários regulamentos, procedimentos e melhores práticas para garantir a segurança e eficiência. Estes também estão sujeitos a atualizações e revisões. Se manter ao par das mais recentes exigências regulatórias, procedimentos operacionais e protocolos de segurança pode demandar tempo e esforço. Uma boa revisão contribui para a cultura de segurança, cumprimento dos regulamentos e profissionalismo. Qual foi a última vez que você revisou o RBAC 137?
Através de cenários de simulação, treinamento de emergências e exercícios de avaliação de risco, pilotos agrícolas podem ser expostos às várias situações desafiadoras que eles podem encontrar em operações aeroagrícolas reais. Pilotos estão melhor equipados para responder com calma e efetividade à situações de alto nível de estresse quando já praticaram procedimentos de emergência e tomadas efetivas de decisões em um ambiente controlado. Quando foi a última vez que você revisou a seção de procedimentos de emergência do manual de sua aeronave?
A fadiga, o estresse e a complacência podem impactar significativamente o desempenho de um piloto e sua capacidade de tomar decisões. Em inglês, temos o mnemônico IMSAFE (“I’m safe – “estou seguro”) para nos lembrar dos fatores que podem afetar nossa capacidade de voar com segurança: Illness (doença), Medicamentos (e seus efeitos), Stress, Álcool, Fadiga e Estado emocional. Você pode identificar e mitigar estes fatores ao ter uma maior compreensão das limitações humanas e dos fatores psicológicos que afetam o nosso desempenho, antes que você se veja com dois mil ou mais hectares atrasados para para tratar.
A aviação agrícola se desenvolve continuamente através de avanços tecnológicos, sistemas de aeronaves e ferramentas de navegação. Novo GPS? Novo painel digital? iPad, etc? Agora é a hora de sair e aprender a usá-los, não quando você estiver no meio da primeira carga da safra.
Ao investir tempo agora para fazer algum treinamento recorrente, você demonstra seu compromisso com a segurança e o seu profissionalismo. O treinamento garante que você esteja sempre preparado para começar a sua safra com confiança.