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Low & Slow – A Propagação para o Sul e o Meio-Oeste (Capítulo 4 – Parte 8)

Desenvolvimentos na Louisiana e no Mississippi 

As terras e águas ao longo da costa sul da Louisiana particularmente da região em torno da cidades de Lake Charles, Crowley, Abbeville, Jeanerette, Morgan City, e Belle Rose, são fascinantes para o olhar e um sonho realizado para caçadores, pescadores e pilotos agrícolas.

Patos e marrecas passam o inverno nesta região aos milhões. Peixes de todas as espécies, tanto de água fresca como salgada, estão lá esperando ser fisgados. E o arroz cresce em talhões quase sem fim ao longo desta região ultra plana e rica em água.

Lagos e outros acidentes geográficos com fascinantes nomes em francês, como Lago Calisieu, Lago Misere, Mangue Queue de Tortue, Lago Palourde, e Baía Vermilion são comuns. Um visitante não familiarizado com estas terras não tem dificuldades em imaginar como era esta região há 200 anos atrás, quando piratas mantinham suas atividades no Golfo do México adjacente e se escondiam em seus vastos manguezais até que a barra ficasse limpa.

Historicamente, esta é uma região arrozeira, e após o final da Segunda Guerra, a economia em expansão trouxe um aumento ainda mais rápido na área plantada. Isto logo criou um mercado excepcionalmente forte para aviação agrícola e outras modernas técnicas de cultivo.

A.T. Morgan

Um pioneiro nesta região foi A.T. Morgan, um experiente piloto agrícola que começou na atividade em 1945 com Ralph Sneed. Morgan, após trabalhar com Sneed por alguns anos, organizou a sua própria empresa, a Morgan Crop Service, baseada em Lake Charles.

Aparentemente, foi Morgan que introduziu a semeadura aérea de arroz nesta região da Louisiana, além de oferecer serviços com modernas técnicas para o controle de ervas invasoras e de fertilização. Ele desenvolveu uma empresa aeroagrícola que se tornaria líder de mercado, não só na Louisiana mas em outros estados também.

A frota inicial de Morgan era composta por Stearmans, convertidos para motores Pratt & Whitney de 450 HP. Sua empresa se tornou tão procurada e tão bem conhecida que atraía pilotos de todo o país. A maior parte das aeroagrícolas da época operavam de forma sazonal. Pilotos que voavam no algodão mas ao norte, particularmente na região do Delta do Mississipi e do Arkansas, migravam regularmente para o sul da Louisiana e trabalhavam nas safras de arroz com Morgan e com outras novas empresas que tinham se estabelecido para atender a crescente demanda.

Entre os primeiros pilotos de Morgan estavam Mace Craft, Hank Gardner, Marvin “Lefty” Gardner, Lloyd Steen, Charles White, Charlie Tumminello, John Tunze, Jr., Richard Donahoe, Charles Dally, O.A. Broussard, “Penny” Rogers, Dale Kelly, e A.J. Harmon. Um pilar na empresa de Morgan foi Leonce Bergeron, que se tornou gerente geral em 1948 e em 1985 ainda mantinha essa posição.

Morgan operou filiais em Kaplan e em Anahuac, Louisiana.. Em 1960, ele abriu uma grande filial que operava o ano inteiro em Leland, Mississippi, sob a supervisão de um de seus pilotos, Lloyd Steen. Steen operou esta unidade com bastante sucesso e mais tarde a comprou e passou a operá-la sob seu próprio nome, até sua morte inesperada nos anos 1970, em uma colisão em voo com outro avião. Steen, um líder na aviação agrícola do Mississipi, trabalhou diligentemente em prol da aviação agrícola. Ele serviu como presidente da Mississippi Agricultural Aviation Association por duas gestões.

O próprio Morgan teve um destacado papel no avanço da aviação agrícola e foi um dos organizadores da National Agricultural Aviation Association (NAAA). Ele serviu como seu primeiro tesoureiro em 1967 e participou da diretoria da NAAA por algumas gestões. Morgan permaneceu extremamente ativo na aviação agrícola até seu falecimento precoce em 1984.

(Continua no próximo mês)

DO TOPO, EM SENTIDO HORÁRIO: O pioneiro A.T. Morgan da Morgan Crop Service, de Lake Charles, Louisiana, aplicando fertilizante no arroz no início dos anos 1950. A.T. Morgan e um amigo junto a um Stearman nos anos 1950. Morgan foi o primeiro tesoureiro da NAAA em 1967. Foto cortesia de A.T. Morgan. Um difusor com disco rotativo equipando um avião agrícola na Flórida em 1948. As ótimas terras para plantação de legumes da Flórida ofereciam excelentes oportunidades de negócio, tanto para produtores como para aplicadores aéreos. Um difusor tipo Pitts em um Stearman.
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