InícioPapo de CabinePapo de Cabine - ​​Uma Tarefa Difícil

Papo de Cabine – ​​Uma Tarefa Difícil

Uma das tarefas mais difíceis que um empresário tem de encarar é aumentar preços, geralmente pelos mesmos serviços e produtos de antes do aumento. Nunca encontrei ninguém ansioso por aumentar seus preços. Isto abre uma porta para o cliente nos deixar. No mínimo, pode gerar o espectro de uma conversa tensa.

Na atual economia mundial, aumentos de preços são inevitáveis. Leland Snow me disse uma vez que, se você aumentar seus preços um pouco a cada ano, acompanhando a inflação, você dificilmente ouvirá uma queixa. Porém, aguardar alguns anos para tentar corrigir a defasagem pode ser desastroso. Isto se aplica em anos “normais”, com inflação relativamente baixa. Quando confrontados com uma inflação de 8-10%, as coisas se tornam mais complicadas. Um aumento de preços é inevitável se você quiser permanecer no negócio.

Como se calcula o aumento necessário para o seu preço? Supondo que você descobriu o quanto cobrar pelos seus serviços de forma a ter um lucro decente, você precisa calcular como manter esta margem de lucro. Do contrário, esta margem irá diminuir exponencialmente.

A inflação não afeta todas as empresas da mesma forma. Não sou economista nem conselheiro financeiro. Escrevo aqui por experiência obtida a alto custo. Dê uma boa olhada em suas despesas. Você pode começar eliminando despesas desnecessárias, mas isso não irá resolver o problema inevitável de ter que pagar mais por quase todos os seus insumos

Suponho que você tenha a sua contabilidade sistematizada de forma que você possa imprimir um relatório de despesas. Neste relatório, estude cada despesa e tente prever o quanto a inflação na próxima safra afetará este custo; tarefa desafiadora, se não impossível.

De maneira nenhuma esse exercício será especialmente preciso. Porém considere que ele será muito melhor do que não fazer nada. Usando o sistema de contabilidade no seu computador, ou no papel, comece com cada item do relatório para “chutar” o efeito da inflação daquele item. Você acredita que o preço do combustível subirá 50%? Ajuste seu relatório de estimativa de despesas para refletir esse aumento. Você sabe que o custo da mão de obra irá subir 100%, de R$ 36 para R$ 72 por hora trabalhada? E quanto a Inspeção Anual da aeronave, que será paga com os ganhos dessa safra? Seu custo será afetado por alguns dos mesmos fatores que os da sua empresa.

Não há maneira de predizer os aumentos de custos para a próxima safra com precisão. Ainda assim, você pode fazer estimativas inteligentes com grandes esperanças de ter uma média gerenciável. Isto não é um exercício que possa ser ignorado. Deixar de fazer isso poderá levá-lo ao prejuízo. Não se preocupe em ser exato, porque isso não é possível. Pegue os itens do relatório de despesas que tem o maior impacto na sua empresa. Calcule qual será o reajuste de seus preços para cobrir estes aumentos estimados dos custos. Alguns itens terão maiores aumentos do que outros, mas você pode ter certeza que praticamente nenhum custo terá uma redução.

Você pode deixar sua concorrência, seja ela outros operadores aeroagrícolas ou aplicadores terrestres, determinarem seu preço, mas isso não irá lhe ajudar quando chegar a hora de calcular o resultado da sua empresa. Lembre-se, se você estiver operando com uma margem de lucro geral de 20% e seu preço ficar 5% defasado, você irá perder 25% do seu lucro final. Aumentar a área pulverizada não irá compensar esta deficiência. Se o objetivo era esse, qual o ponto em se aumentar a área voada?

Ou, você pode fazer o mais fácil e ajustar seus preços pela inflação “oficial”. Pode ser que você dê sorte e tudo se resolva para você. Porém, você pode facilmente acabar cobrando demais ou de menos, de um jeito ou de outro convidando um desastre. É melhor ficar seguro calculando o efeito da inflação no seu negócio e ajustar seus preços corretamente.

Até o mês que vem, Keep Turning Lucrativamente… 

RELATED ARTICLES

Most Popular