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Ponto Único de Abastecimento – De Protótipo à mais de 1.200 Unidades em todo o Mundo

O Ponto Único de Abastecimento foi trazido para a indústria da Aviação Agrícola em outubro de 2000, quando o STC SA001323CH da FAA foi recebido pela Turbine Conversions, Ltd. O equipamento (vulgo “SPF” Single Point Fueling), foi aprovado para instalação em todos os modelos de Air Tractor, Thrush e Dromader M18, logo depois todos os modelos de Ag Cats foram adicionados, bem como aprovações em todo o mundo.

O que é Ponto Único de Abastecimento? O SPF é um equipamento de abastecimento que envolve a conexão de um único bocal a um acesso designado no exterior da aeronave, permitindo que o combustível flua diretamente para os dois tanques da aeronave simultaneamente. Essa utilização simplificada elimina a necessidade de usar vários portos de abastecimento ou subir nas asas da aeronave, levando a um trabalho mais rápido com maior segurança.

Vantagens do Ponto Único de Abastecimento para Aeronaves Agrícolas

1. Eficiência de tempo: O SPF reduz significativamente o tempo necessário para reabastecer aeronaves agrícolas, o que é crucial durante as movimentadas safras agrícolas.

2. Segurança aprimorada: A redução no manuseio de combustível com SPF diminui o risco de derramamento e contaminação de combustível. Eliminando a necessidade da equipe de solo subir nas asas ou passar em frente a aeronave, aumentando assim a segurança de todos.

3. Gerenciamento de combustível aprimorado: o SPF garante uma distribuição mais precisa e consistente de combustível entre todos os tanques da aeronave e dá ao piloto o controle da operação de abastecimento, podendo selecionar os níveis de combustível em cada asa.

4. Economia de custos: O aumento da eficiência operacional, a segurança da equipe de solo e a redução do risco de derramamento de combustível e sobrepressão levam à economia de custos para os operadores.

À esquerda: AirTractor com o Ponto de Abastecimento Único instalado, da Arty’s Air do Canadá.
À direita: Unidade de demonstração do SPF na NAAA de 2020, em Savannah

Hoje, quando você ouve Ponto Único de Abastecimento, provavelmente pensa no SPF projetado por Bill Hatfield, trabalhando para resolver a necessidade de aeronaves monomotor (programa SEAT – Single Engine Air Tanker). Bill, nomeado para o Hall da Fama na National Ag Aviation 2014, projetou e instalou o primeiro SPF em seu PT6A-34 Turbo Cat. Embora uma escolha popular hoje, nos primeiros dias o SPF exigia explicações sobre os benefícios e, em todos os congressos da NAAA, o SPF de demonstração estava ocupado no trabalho. O “boca-a-boca” de pilotos que voavam aeronaves com SPF instalado e os revendedores promovendo os benefícios do SPF fizeram do sistema um favorito do mercado.

Os proprietários da TCL, Bill e Nancy, iniciaram o Hatfield Spraying Service em Nunica, Michigan, em 1970. Bill costuma dizer às pessoas: “Minha esposa Nancy foi a melhor vendedora no começo, porque estava tão feliz que não precisava mais subir na asa do meu Turbo Cat para reabastecer durante nossa safra do mirtilo.”

Bill, sempre olhando para o que estava no horizonte para a indústria da aviação agrícola, começou a licitar contratos de SEAT com o US Bureau of Land Management (BLM) no início dos anos 90. A Hatfield Spraying ganhou um contrato SEAT para seu Dromader em Nevada, Bill e Nancy tornaram-se parte integrante do desenvolvimento do programa nos Estados Unidos, atuando como Presidente e Secretário da Associação SEAT por vários anos.

Também durante o início da década de 1990, Bill foi abordado sobre a modificação do Dromader M18 para o motor PT6A. A experiência de Bill com motores PT6A e a aeronave polonesa Dromader tornou o projeto interessante para ele. Havia um STC existente em processo para converter o M18 para a PT6A que foi adquirido por Bill e assim a Turbine Conversions, Ltd (TCL) nasceu. Carinhosamente chamado de M18 “Whispering” Dromader por causa do silencioso motor PT6A-65, o primeiro STC do TCL foi recebido em 1998. O Dromader foi o ajuste perfeito para o programa SEAT nos EUA.

Enquanto o Hatfield Spraying Service e Bill trabalhavam no combate a incêndios, Bill foi desafiado a construir uma comporta de incêndio mais durável. A primeira comporta projetada, “Clam Shell” para Dromader e Air Tractor, STC SA009161CH também foi recebido em 1998. O Hatfield Hydraulic Fire Gate (Comporta Hidráulica de Combate a Incêndio) foi uma das três únicas comportas incêndio aprovadas pelo Bureau of Land Management dos EUA para contratos SEAT, a Comporta de Incêndio inspirou o futuro do equipamento SEAT e está a provar ativamente a sua durabilidade, combatendo incêndios em todo o mundo, mesmo após 25 anos.

Foi nessa altura que os aviões SEAT precisavam de uma forma segura e rápida para reabastecer e regressar mais rapidamente ao combate a incêndios. Bill adora um bom desafio e ele e sua equipe desenvolveram o SPF que foi projetado para reabastecimento a quente (sem necessidade de desligar a aeronave) com segurança e confiabilidade em mente. Ficou rapidamente evidente que este era o sistema de abastecimento perfeito não só para aeronaves SEAT, mas também para aeronaves agrícolas.

Revenda do Ponto Único de Abastecimento e Rede de Instalação

Como a TCL passou do protótipo para mais de 1.200 SPF em todo o mundo? Quando Bill começou a TCL, ele imaginou vender diretamente ao cliente, e os revendedores de aeronaves Air Tractor e Thrush perceberam rapidamente os benefícios do SPF para os negócios de seus clientes e promoveram o sistema. Os revendedores tornaram-se instrumentos para colocar o equipamento nas aeronaves de seus clientes, oferecendo instalação de qualidade e suporte ao cliente, ou seja, o sucesso não teria sido possível sem o incrível suporte de nossa rede de aliados.

A TCL orgulha-se de ter um centro de vendas e instalação aprovado para apoiar os nossos clientes onde quer que estejam localizados no mundo. Atualmente, existem onze centros nos Estados Unidos, com três deles atendendo tanto nos Estados Unidos quanto na América do Sul, dois na Austrália, dois no Canadá e um no Brasil, sendo este único porque existem quatro revendedores que podem garantir que novas aeronaves tenham SPF instalado, Crosslands/Ag Sur, Frost Flying/DP Aviação, Lane Aviation/AeroGlobo Aeronaves, este último é nosso parceiro oficial para vendas e suporte pós-venda no Brasil.

A AeroGlobo oferece uma rede com três centros de instalação aprovados em todo o país: ABA Manutenção de Aeronaves na Bahia, Soma Aviação no Mato Grosso e Tangará Aeroagrícola em São Paulo. A AeroGlobo também oferece suporte técnico pós-venda e peças a partir de seu escritório em Botucatu, São Paulo.

Nossa rede nos EUA consiste em parceiros de longa data que fornecem serviços de instalação de qualidade. Tanto a Harley Curless da Farm Air, Inc em Illinois quanto Logan Lane da Lane Aviation Inc no Texas foram campeãs desde o início, garantindo que os novos Air Tractors fossem equipados com SPF depois que saíssem da linha de produção antes da entrega a seus clientes.

“Continuamos a desenvolver nossa rede de parceiros, temos muito cuidado para não saturar demais o mercado para proteger nossos revendedores de longa data, mas para garantir a oferta de serviços de qualidade em áreas que precisam. A mais nova concessionaria autorizada e centro de instalação da TCL nos EUA é a Beckman Maintenance em Nebraska, Drew Beckman e sua equipe se encaixam perfeitamente em nossa rede de revendedores porque estão bem no meio do Centro-Oeste e fazem um trabalho excepcional”, Ann Hatfield – Grahek. “Isso oferece uma ótima opção para os atuais proprietários de aeronaves que desejam atualizar suas aeronaves para o SPF.”

Atendendo à crescente demanda de SPF

Em 2017, Ann Hatfield – Grahek, filha de Bill e Nancy Hatfield, percebeu que a crescente demanda nos EUA e o potencial do SPF no mercado brasileiro exigiam algumas mudanças para a TCL. Ann e seu marido, Mark Grahek, ingressaram na TCL em 1998. A principal responsabilidade de Ann na TCL era atendimento ao cliente e marketing, bem como, no verão, gerenciamento do serviço de pulverização Hatfield. “Em uma empresa familiar do nosso tamanho, os cargos variam”, diz Ann, “em qualquer dia, eu poderia assumir várias funções, recursos humanos, atendimento ao cliente etc. ou estar na produção de SPF, se quiséssemos atender à crescente demanda em todo o mundo.”

A TCL estabeleceu três objetivos: 1. Aumentar a produção para atender a demanda crescente; 2. Controlar os custos para manter um bom valor para os clientes; 3. Reduzir o tempo de entrega de meses para dias. O surto imprevisto de COVID 19 em 2020, interrompeu a cadeia de suprimentos e, em seguida, registrou altas taxas de inflação, poderia ter impossibilitado a TCL de atingir seus objetivos. Mas a TCL estava preparada, considerando os problemas da cadeia de suprimentos, reorganizando a equipe atual e usando o aumento de volume para melhorar o poder de compra, a TCL estava pronta para atender à necessidade.

“Do início de 2020 até hoje, conseguimos triplicar a produção de SPF, minimizar aumentos de preços mesmo com inflação recorde e cumprir todas as nossas datas de entrega prometidas! Estou muito orgulhosa de nossa equipe, enquanto todos estavam escolhendo pagamentos do governo para ficar em casa durante a pandemia, todos eles escolheram continuar trabalhando para atingir nossos objetivos, somos muito abençoados por ter uma equipe tão boa.” Ann diz que “2022 foi um ano recorde de envio de SPF, pois foi quando enviamos o SPF 900º para ser instalado em fevereiro, percebemos que estávamos atingindo um grande marco.”

Em agosto de 2022, o 1.000º SPF foi enviado para a Lane Aviation para instalação em um novo Air Tractor 402B a ser entregue a um cliente da AeroGlobo Aeronaves em Sorriso, Mato Grosso, Brasil. “A demanda do Brasil tem aumentado constantemente desde 2017. O Brasil é um país historicamente desafiador para exportarmos. O governo protegeu suas indústrias por décadas, cobrando enormes impostos e taxas na importação de produtos não brasileiros, pois a burocracia é avassaladora. Quando participei do meu primeiro Congresso SINDAG 2017 em Canela, Rio Grande do Sul, Brasil, não tinha nenhum contato no país, mas estava observando o mercado e sabia que estava prestes a explodir. O evento foi uma grande oportunidade para nós. Pouco antes de comparecermos, Fabiano Zaccarelli da AeroGlobo Aeronaves nos procurou por e-mail sobre nosso SPF e trazê-lo para o Brasil e a única coisa que minha mãe Nancy me disse para fazer enquanto eu estava lá era ter certeza de conhecer Fabiano!”, disse Ann.

“Que golpe de sorte! A AeroGlobo fez parceria com a Lane Aviation e se tornou uma incrível defensora dos produtos TCL no Brasil. O proprietário da AeroGlobo, Fabiano Zaccarelli, é um visionário, contribuiu extensivamente para o desenvolvimento da indústria brasileira da aviação agrícola, com um pensamento diferente, não englobando apenas a venda, mas todo o relacionamento com o cliente, a aeronave e os equipamentos, o treinamento dos pilotos e mecânicos, bem como o suporte pós-venda.

“Ele definitivamente faz parceria com seus clientes para garantir seu sucesso. Tive o prazer de estar presente em abril de 2022, quando foi inaugurado o novo showroom de última geração da AeroGlobo Aeronaves, completo com um Air Tractor real e equipado com SPF!”

A TCL não descansa sobre os louros, procurando formas de melhorar o programa SPF para os nossos clientes e parceiros. Em 2022, a TCL começou a incluir o adaptador Emco Wheaton de 1” instalado em todos os novos SPF, eliminando as despesas pós-compra para os clientes. A TCL também oferece opções como kits Low Fuel Warning (Aviso de Combustível Baixo), válvulas borboleta Emco Wheaton, tampas de combustível com trava, kits SPF para cockpit duplo.

Embora a necessidade de peças de reposição não tenha sido um problema, com os primeiros sistemas SPF se aproximando de 20 anos de serviço em aeronaves, era mais importante melhorar nosso suporte de peças. Em 2020, foi desenvolvido um catálogo de peças SPF e nosso estoque de peças de reposição interno foi aumentado para eliminar qualquer tempo de espera. Todos os revendedores SPF podem oferecer peças de reposição, nossos revendedores internacionais têm peças de reposição em estoque em seus respectivos países para atender seus clientes e evitar atrasos no envio internacional.

1.000º Ponto Único de Abastecimento

Rodrigo Alves de Oliveira, representante de vendas da AeroGlobo Aeronaves, estava trabalhando com os proprietários da Fazenda Concórdia, Luana e Nathan Belusso, ao comprar um novo Air Tractor para sua fazenda, ele sabia que eles viam valor em novas tecnologias. A Fazenda Concórdia cultiva 2.500 hectares de soja, milho, arroz, feijão carioca e feijão preto que seriam tratados com seu novo Air Tractor 402B. Rodrigo recomendou a instalação do Single Point Fueling na aeronave. Tanto Luana quanto Nathan perceberam o valor que o SPF poderia agregar ao aumentar a produtividade e a segurança da aeronave.

Em janeiro de 2023, Ann Hatfield-Grahek viajou para Sorriso com Rodrigo para visitar Luana & Nathan e o SPF n° 1.000 instalado em seu novo AT402B. Durante a visita, o Piloto da Fazenda Concórdia, Cmte Vilson, elogiou o SPF no novo AT, por economizar tempo em terra e manter esta tripulação segura enquanto trabalhava na exigente temporada brasileira.

Janeiro foi um momento muito emocionante para a Lane Aviation/AeroGlobo Aeronaves. Enquanto visitávamos o 1.000º SPF, o 1.000º AT-802 estava sendo entregue no Mato Grosso, Brasil. A TCL ficou emocionada com a chegada do AT-802 ao Brasil com o SPF instalado! Um presente da TCL para os proprietários foi enviado com Rodrigo para presentear, um conjunto de tampas de combustível com fechadura.

Recompensa da TCL – SPF

Apoiar o NAAA, CAAA, o SINDAG do Brasil através de eventos, patrocínios e doações a leilões sempre foi uma prioridade para a empresa, sendo que na última década, a TCL doou mais de US$ 100.000 em sistemas SPF para o leilão ao vivo da NAAA com o intuito de apoiar seu trabalho em Washington DC, protegendo os interesses de nossa indústria. A TCL voltará a doar um sistema SPF com 100% das receitas benéficas a NAAA, esperamos que seja um grande sucesso novamente este ano, também aguardamos que os participantes da NAAA Ag Expo 2023 em Palm Springs, Califórnia, voltem a fazer lances generosos em apoio à NAAA.

Recentemente, Bill e Ann participaram de sua primeira cerimônia da Australian Aerial Applicators Association (AAAA) em Surfer’s Paradise, Gold Coast, Austrália. “Os operadores e estrangeiros australianos têm sido grandes apoiadores de nossos STCs desde o início do TCL. Não tivemos a oportunidade de estar pessoalmente porque o evento AAAA e nossa safra do mirtilo coincidem e eu estava sempre ocupado voando. Ficamos muito satisfeitos em participar e conhecer os operadores australianos este ano.”, disse Bill Hatfield.

“Quando abordado por James O’Brien, da Field Air, sobre a doação de um SPF para o AAAA Live Auction em apoio a seu trabalho de defesa da indústria na Austrália, não pudemos dizer “sim” rápido o suficiente!” Ann, “Precisamos trabalhar juntos para apoiar a aviação agrícola em todo o mundo. Todos os dias a nossa indústria continua a encontrar novos obstáculos. E sentimos que apoiar essas organizações é a melhor maneira de garantir que todos os nossos interesses sejam protegidos.”

“A Família TCL é extremamente grata por todos os proprietários de aeronaves e revendedores apoiarem nosso SPF. Esta é uma maneira de retribuir. É incrível para nós que uma pequena empresa familiar tenha causado tanto impacto em nossa indústria”, disse Bill Hatfield. “À medida que avançamos para os próximos 1.000 SPF, eu e minha família continuaremos a oferecer produtos de qualidade e o atendimento ao cliente que você espera da TCL, para todos os nossos clientes em todo o mundo.”

A TCL adoraria ouvir os proprietários de SPF sobre suas experiências. Entre em contato com Ann em [email protected].

Até a próxima – Voe com Segurança!

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