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Na Máquina do Tempo

Nosso amigo e leitor Mauro Moura de Oliveira, da Centroar Agro-Aéreo Ltda., de Goiás, viajou no tempo ao ler nossa edição de outubro passado; na página 16, no artigo sobre a Lenda Viva Eduardo Araújo, lá estava a foto do Cessna AgWagon de matrícula PT-AOF, tirada em 1970, quando Araújo fez seu solo em aviões agrícolas.

Mauro Moura de Oliveira

Trata-se do mesmo avião com que Mauro iniciou sua empresa, em 1998, juntamente com outros dois Cessnas. De lá para cá, a empresa já comprou e vendeu vários aviões agrícolas, mas o “velho amigo”, como Mauro o chama, continua lá, e na ativa!

“Esse avião já ajudou a formar umas cinco empresas. Deve ser um dos aviões mais antigos em atividade”, diz Mauro Moura. “É meu amuleto, não vendo por nada. É um dos melhores aviões que voei. Aeronave abençoada, acho que pelo Dr. Eduardo!”

Os Cessnas 188, mais comuns no Brasil nas versões AgWagon e AgTruck, tem a fama de ser aviões “criadores de empresas” por seus custos de aquisição e operação acessíveis e pelo bom rendimento para sua categoria. Embora tenham deixado de ser fabricados em 1985, a frota de Cessnas 188 no Brasil efetivamente aumentou após o final da proibição de importações em 1990, quando várias unidades usadas foram trazidas dos EUA e nacionalizadas. O Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) mostra 266 Cessnas 188 registrados no Brasil, embora nem todos estejam ativos. Ainda segundo o RAB, o PT-AOF foi fabricado em 1969, o que demonstra a qualidade do projeto original.

  

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