Tenho três tópicos que gostaria de cobrir neste editorial de novembro. Começarei com o primeiro dos três, a Celebração da Vida do meu velho amigo Grant Lane. Nos dias 13 e 14 de outubro, a vida de Grant foi celebrada no Lane Airpark, em Rosenberg, Texas. Na sexta-feira, foram espalhadas as cinzas de Grant ao longo da pista, lançadas de seu Super Cub pilotado por seu filho Logan. Foi a mesma coisa que Grant tinha feito por seu pai, George Lane. No sábado à tarde, amigos de Grant, tanto locais como aqueles que ele fez em seus negócios, se reuniram. Foi uma bela cerimônia.
Nos mais de 30 anos em que mantive uma amizade muito próxima com Grant, nunca imaginei seu falecimento. Isso era algo de que não falávamos, exceto por alguma breve piada. Bem, isso foi até 19 de Março de 2021, quando tive meu AVC. Naquele momento, me dei conta de que a vida é muito curta e valiosa. Grant teve seu chamado em abril de 2022, quando voltávamos de uma de nossas muitas viagens à América Latina. Ele foi diagnosticado com câncer.
Grant, sendo o homem que era, lutou uma corajosa batalha contra esta maligna doença. Felizmente, tivemos a oportunidade de passar quatro noites e cinco dias juntos em uma cidadezinha na costa da Flórida, mexendo em meu barco e simplesmente passando o tempo juntos. Ele faleceu seis semanas depois. Vá com Deus, meu amigo.
Também neste outubro, faleceu Fred Ayres. Na primeira vez que encontrei Fred, em Dawson, Geórgia, em 1974, eu era um piloto agrícola de primeira safra. Sendo um piloto agrícola com uma safra, ninguém tinha nada para me ensinar. Eu é que queria ensinar os outros! Fred tinha recém iniciado sua escola de aviação agrícola na cidade próxima de Albany, Geórgia. Eu me ofereci para dar instrução no seu curso. Eu tinha recebido meu certificado de instrutor de voo fazia oito meses, mas só tinha ministrado instrução por três meses, antes de começar a voar agrícola.
Na minha cabeça, eu achava que eu poderia ensinar coisas aos alunos do curso de aviação agrícola que instrutores mais veteranos tinham esquecido há muito tempo. Como eu estava errado! Fred educadamente me informou que ele já estava com o quadro de instrutores completo.
Porém, Isto não foi o fim de nosso relacionamento. Em 1980, eu comprei de Fred o primeiro Thrush com turbina PT6A-11AG, ou melhor, comprei da sua Ayres Corporation. Alguns anos depois, entre o meio e o final dos anos 1980, Fred se tornou anunciante em Agir Update. Sempre fomos amigos, e sua perda é significativa para mim. Você deveria ler a biografia dele, se não leu.
Uma das coisas que Fred e eu tínhamos em comum, além de sermos ambos pilotos de Thrush, foi que ambos fomos incorporados ao Hall da Fama da Associação Nacional de Aviação Agrícola e ao Hall da Fama da Aviação da Geórgia. Realmente não sei se Fred ficou sabendo que eu tinha sido admitido no Hall da Fama da Aviação da Geórgia, já que isso aconteceu na mesma semana em que ele faleceu.
Quanto à minha incorporação ao Hall da Fama da Aviação da Geórgia, se você ainda não sabia, informo que é verdade e que me sinto muito honrado por isso. Embora não tenham me falado nada a respeito das estatísticas da votação, sei que muitos de vocês votaram em mim. Poderia se dizer que eu tive uma vantagem neste aspecto, com milhares de leitores em todo mundo a quem pedi seu apoio e seu voto. Agradeço a cada um de vocês por terem tomado um tempo para votar em mim. Me sinto emocionado.
A cerimônia ocorrerá na cidade vizinha de Warner Robins, no Georgia Aviation Museum da Robins Air Force Base, em abril. Dizem que é uma cerimônia e tanto, coisa de usar smoking. Vou ter de alugar um! Em dezembro terei um encontro com um videógrafo para uma entrevista. Estou um pouco nervoso quanto a isso, mas acho que ele poderá editar meus erros no vídeo. Espero que haja tempo de vídeo suficiente, após ele remover todos os meus erros!
Outubro está sendo um mês interessante para mim; parte dele cheio de tristeza e parte dele com alegria. Sou simplesmente grato por ser capaz de escrever este editorial.
Até o próximo mês, Keep Turning…