Ícaro

Oficina Aeronáutica Ícaro, 50 Anos de Tradição e Bons Serviços

 

A história da Oficina Aeronáutica Ícaro se inicia com a chegada no Brasil de seu fundador, o imigrante alemão Eduardo Kessler Junior, no início dos anos 1930. Ele tinha uma habilidade especial, a marcenaria, e um amor, a aviação. Kessler, como se tornou conhecido no meio da aviação, inicialmente se instalou em São Paulo, mas logo se mudou para Joinville, em Santa Catarina, onde com outros aficionados pela aviação, fundaram o Aeroclube local.  Em 1938,  fez cursos na Varig Aero Esporte em Porto Alegre, RS, então uma escola de voo mantida pela hoje extinta linha aérea de mesmo nome.

Em 1954, Kessler finalmente se instalou em Canoas, RS, no mesmo endereço da Rua Tuiuti 193 onde a Ícaro se localiza até hoje. Ele fundou a Ícaro nesta época, mas foi em novembro de 1973 que o então DAC – Departamento de Aviação Civil – homologou a oficina, sob o número 7311-05.

As habilidades de Kessler na marcenaria o levaram a construir vários planadores e ajudar na manutenção de muitos dos aviões de madeira e tela que eram usados pelos aeroclubes naquela época. Mas onde sua capacidade realmente se destacava era na manutenção e reparo das hélices de madeira usadas pela maioria dos aviões de treinamento daquele tempo. Vem daí o foco que a Ícaro tem até hoje na manutenção de hélices.

Mas a tecnologia avançou, e pelo final dos anos 1970, as hélices de metal passaram a ser as mais utilizadas na aviação. Assim, Kessler, que já estava começando a sentir a idade, em 1990 convidou o jovem oriundo da Força Aérea Brasileira, Paulo Roberto de Abreu (mais conhecido como “Abreu”), para ajudá-lo na manutenção das hélices. Esta parceria funcionou tão bem que em janeiro de 1992, Kessler vendeu a oficina para a esposa de Abreu, Jaira Oliveira de Abreu. Em abril de 1992, Kessler, veio a falecer precocemente aos 75 anos.

Assumindo a empresa, Abreu e Jaíra implementaram novas técnicas e procedimentos, aplicando tudo o que Abreu tinha aprendido na Escola de Especialistas da Aeronáutica e no Parque de Aeronáutica do Galeão, onde tinha servido anteriormente. Eles construíram um novo prédio sobre o mesmo terreno, e obtiveram homologações adicionais do DAC para efetuar manutenção também em injetoras de combustível, governadores de hélice, magnetos e motores hidráulicos, sem nunca deixar as hélices de lado. Abreu precisou contratar técnicos adicionais para dar conta da demanda, e descobriu então o quão escassa era a mão de obra especializada na manutenção aeronáutica.

Em janeiro de 1995, Abreu passou para a reserva da Força Aérea e assumiu integralmente a Oficina Aeronáutica Ícaro. Como complemento à sua formação na Força Aérea, Abreu acrescentou graduação em estudos sociais, uma pós-graduação em métodos e técnicas de ensino e um mestrado em engenharia mecânica. Tendo constatado a escassez de bons técnicos em manutenção aeronáutica no mercado, Abreu estabeleceu no ano de 2000 uma parceria com a EEPMA – Escola de Educação Profissional em Manutenção Aeronáutica Otto Ernest Meyer, uma escola de formação de mecânicos de manutenção de aeronaves localizada em Porto Alegre, para auxiliar na formação de novos mecânicos aeronáuticos.

Sob esta parceria, os alunos da EEPMA têm o aprendizado dentro da sala de aula e o prático na Ícaro, sob a orientação e mentoria de Abreu.

Hoje a Ícaro faz manutenção em hélices Hartzell, McCauley e Sensenich, da qual é Centro de Serviços Autorizado, além de governadores de hélices, carburadores e montagem de mangueiras aeronáuticas para mais de 500 clientes fixos, incluindo empresas aeroagrícolas, serviços especiais, aeroclubes e proprietários de aeronaves privadas. No momento em que a Ícaro completa seu 50º aniversário, a família Abreu planeja o futuro.

Marcelo Abreu, filho de Paulo Roberto e Jaira, cresceu dentro da oficina, ajudando desde que tinha 10 anos de idade. Marcelo fez o Curso de Mecânico Aeronáutico na Embraer, é piloto comercial, instrutor de voo e piloto agrícola, além de ser formado em engenharia mecânica.

Eduardo Abreu Schein, neto de Abreu e Jaíra, também cresceu e trabalhou como GSO na Oficina Ícaro. Eduardo concluiu “Piloto Privado” no Aeroclube de Eldorado do Sul e curso superior de Ciências Aeronáuticas na PUC/RS. Continua estudando e adquirindo conhecimentos necessários com Pós-Graduação e está concluindo um mestrado pelo ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

Com a nova geração, a Oficina Aeronáutica Ícaro Ltda. prosseguirá oferecendo serviços de qualidade, como uma empresa familiar com foco na aviação e nos clientes, sem esquecer seu passado, narrado no livro “Uma História de Sucessos” a ser lançado em breve.

Paulo Roberto de Abreu exibe o sistema de boroscopia usado para verificar a correta montagem de mangueiras aeronáuticas na Oficina Ícaro.

Artigo anterior
Próximo artigo
RELATED ARTICLES

Martín da Costa Porto

Sindag Text 1

SINDAG Text 2

Most Popular

Recent Comments