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AeroSoluciones – Apoiando a Pecuária Uruguaia

Sim, você leu certo – pecuária. Geralmente as empresas sobre as quais fazemos artigos aqui em AgAir Update são situadas em países que são grandes produtores de grãos e fibras. O Uruguai, um pequeno porém progressista país da América do Sul, produz grãos, principalmente arroz e soja; mas a principal commodity exportada pelo país é a carne bovina. Mais de 70% da área deste país de 3,5 milhões de habitantes é coberto por pastagens, onde se criam cerca de 12 milhões de cabeças de gado.

Isso afeta a aviação agrícola do país, incluindo uma interessante empresa que encontramos na pequena cidade de Vichadero, no nordeste do Uruguai. A  AeroSoluciones SRL, uma empresa recente porém de rápido crescimento, foi fundada por dois pilotos agrícolas que se associaram em 2020, Hernán Benzano e Martín Ramos.

Hernán Benzano é filho de um produtor rural, e cresceu vendo aviões agrícolas voando, desejando estar lá. Com esse objetivo em mente, ele foi para o Instituto de Adiestramento Aeronáutico (IAA) em Montevidéu, uma agência do governo uruguaio que fornece ensino teórico de aviação. Após isso, ele foi para o Aero Club del Uruguay, onde obteve suas licenças de piloto privado e comercial.

Hernán Benzano (esq.) e Martín Ramos (dir.), pilotos agrícolas e sócios da AeroSoluciones.

Para aprender os meandros da aviação agrícola, Hernán foi para o Brasil em 2002, para trabalhar como técnico agrícola em uma empresa aeroagrícola de São Gabriel, Rio Grande do Sul. Enquanto estava lá, aproveitou para saltar de pára-quedas e fazer alguns voos de acrobacia. Em 2003, Hernán retornou ao Uruguai e obteve seu certificado de piloto agrícola. Naquela época, não havia CAVAG no Uruguai. Para se tornar piloto agrícola era necessário fazer um curso teórico no IAA e passar por um cheque prático, após receber treinamento em alguma empresa aérea agrícola.

Hernán então começou a voar agrícola como o piloto empregado, acumulando experiência em Grumman Ag Cat, Piper Pawnee e Turbo Kruk, até que conheceu Martín Ramos. Martín também se criou na zona rural, sua vocação surgindo ao ver aviões agrícolas operando nas vizinhanças. Como Hernán, ele estudou no Instituto de Adiestramento Aeronáutico e progrediu rápido, obtendo sua licença de piloto privado em 2012, a de comercial em 2014 e seu certificado de piloto agrícola em 2015. Voando na mesma empresa que Hernán, Martín também ganhou experiência em Pawnees e Ag Cats.

Em fevereiro de 2020, Hernán e Martín decidiram passar a trabalhar por conta própria e criaram a AeroSoluciones, com um Pawnee arrendado. Eles se revezavam no trabalho, enquanto um voava o outro atuava como seu técnico. Até que em março de 2020, eles compraram um Weatherly 620B ano 1996 que já estava registrado no Uruguai. Em maio de 2021 este Weatherly teve uma pane de motor e precisou pousar em um pasto. Apesar de não colidir com nenhum obstáculo, o trem de pouso quebrou, resultando na perda da hélice e na necessidade de uma revisão geral do motor. Felizmente, o avião estava coberto por seguro e já em outubro de 2021 a AeroSoluciones comprou outro Weatherly, importado dos Estados Unidos dado que os reparos em seu primeiro Weatherly seriam muito demorados.

Em fevereiro de 2022, a AeroSoluciones comprou o seu segundo avião, um Grumman G-164B Ag Cat, este modelo escolhido por ter o mesmo motor Pratt & Whitney R-985 radial de 450 HP que o Weatherly, facilitando a manutenção pela comunidade de peças.

A frota da AeroSoluciones em frente a suas instalações no Aeroporto de Vichadero.

Hernán e Martín têm preferências bem definidas pelos aviões. Martín prefere o Ag Cat, enquanto Hernán prefere o Weatherly. Ele diz que sua cabine é mais espaçosa e que, graças ao seu baixo peso, o Weatherly voa muito bem, sendo “quase tão rápido quanto um avião de 600 HP”. Na verdade, Hernán e Martín concordam que ambos aviões são muito similares em desempenho, tendo eles operado os dois nas mesmas pistas com a mesma produtividade.

Hernán e Martín admitem que aviões menores poderiam atender suas necessidades. Mas eles preferem os aviões de maior porte por conta de seus motores radiais mais potentes e a segurança que essa potência extra fornece. Eles acrescentam que a ideia principal na criação da AeroSoluciones era a de trabalhar com segurança e tranquilidade.

Esta filosofia de trabalhar com segurança e tranquilidade se estende às pistas das quais a AeroSoluciones opera. Em 2022, a Aero Soluciones obteve autorização da DINACIA, a ANAC uruguaia, para operar do então fechado Aeroporto de Vichadero. Para reabrir o aeroporto, Hernán e Martín alugaram equipamento pesado e nivelaram a pista de grama, construíram um hangar e um escritório para a empresa, e instalaram uma rede elétrica e conexão de internet para o aeroporto. Com isso, o governo uruguaio hoje considera instalar uma estação meteorológica automatizada no local, para prestar informações aos voos civis e militares que agora operam lá.

A AeroSoluciones opera de apenas doze pistas agrícolas, todas em um raio de 80 km de sua base. Destas doze, as quatro mais estratégicas também são mantidas pela AeroSoluciones. Hernán e Martín usaram o mesmo equipamento pesado para nivelar as pistas e instalaram cercas ao redor delas, para impedir o gado de invadir as pistas.

Hernán diz que até 2009, o arroz era a principal cultura tratada pelas empresas aeroagrícolas do Uruguai. Aí a cultura da soja começou a crescer exponencialmente, até que entre 2015-16 o país se voltou fortemente na produção de carne, com a maioria das áreas de soja sendo convertidas em pastagens. Hoje, 70% do trabalho da AeroSoluciones consiste em semeadura e fertilização de pastagens, enquanto que o arroz responde pela quase totalidade dos restantes 30%. Graças a isso, a Aero Soluciones voa o ano inteiro, e não apenas na safra de verão como antes de 2009.

Evidentemente, a maior parte das aplicações da AeroSoluciones são de sementes e fertilizantes granulados, assim para se ter produtividade, ambos os aviões usam difusores Transland Swathmasters, No caso do Ag Cat, o Swathmaster teve de ser adaptado para se encaixar em sua caixa da porta de alijamento.  Para as aplicações de líquidos – herbicidas e inseticidas – são usados bicos da CP Nozzles. Ambos os aviões usam unidades GPS da Ag-Nav.

Hernán e Martín já fazem planos para o futuro. Eles estão comprando um Grumman Ag Cat de 600 HP dos Estados Unidos, e estão montando sua própria oficina de manutenção. Eles também pretendem reparar seu primeiro Weatherly, para colocá-lo de volta em voo. Com o sucesso e o rápido crescimento da AeroSoluciones, Hernán Benzano e Martín Ramos  provaram que com decisões de bom senso e com trabalho duro e de qualidade uma empresa não precisa economizar na segurança operacional para ter sucesso.

 

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