Programação foi de 12 a 15 de setembro, em Pelotas/RS, berço da aviação agrícola – o que rendeu também homenagens a faculdade e personagens ligados à sua história
A aviação agrícola teve destaque na programação do 33º Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), que ocorreu de 12 a 15 de setembro, no parque de exposições da Associação Rural de Pelotas (ARP), no Rio Grande do Sul. A promoção foi da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Sociedade de Agronomia do Estado (Sargs) e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (Aeapel).
O setor esteve no centro da programação já no segundo dia de evento, na quarta-feira (13). Por conta da palestra do diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, sobre a história e o atual cenário do setor aeroagrícola no País. Abrangendo também as perspectivas do setor e a atuação do sindicato aeroagrícola na defesa, promoção e melhoria contínua do setor.
PAINEL E HOMENAGENS
A apresentação foi à tarde, durante o painel Revolução tecnológica na agricultura na era da inovação. Encontro que teve também a apresentação do consultor Eugênio Schröder (da SC Agro) sobre tecnologia e evolução do segmento de drones agrícolas. Outro momento marcante do dia (e de todo o evento) para a aviação agrícola foram as homenagens do 33º CBA aos agrônomos Antônio Leôncio de Andrade Fontelles e Eduardo Cordeiro de Araújo.
O primeiro, um dos protagonistas do voo que marcou o início da aviação agrícola brasileira, em 19 de agosto de 1947, em Pelotas. Já falecido e cuja placa de homenagem foi recebida pela filha Alice Fontelles. Já Araújo, também pioneiro do setor (onde atua desde a década de 1960), participou do início do Sindag, foi diretor da entidade e até hoje é um de seus principais consultores.
Já o Sindag aproveitou para homenagear a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). O foco foi os 140 anos da Faem, a serem completados no dia 8 de dezembro deste ano. Trata-se da faculdade de Agronomia de maior tempo de funcionamento contínuo no Brasil. Nela também foi criado o primeiro curso de Engenharia Agrícola do País.
A instituição sempre teve uma ligação com a aviação agrícola – participando de pesquisas sobre o setor e tendo o próprio Eduardo Araújo e o diretor Gabriel Colle entre os egressos da casa. E, não por acaso, teve no evento a exposição de um avião agrícola Ipanema, aparelho hoje pertencente à Ufpel e que foi um dos aviões usados na formação de pilotos pelo Ministério da Agricultura na antiga Fazenda Ipanema (em Sorocaba, São Paulo), entre o final dos anos 60 até 1992.