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Airworthiness Directive (AD) Released for AT-802 Air Tanker

Diretriz de Aeronavegabilidade (DA) Emitida pela FAA para os AT-802  com Flutuadores

A Federal Aviation Administration (FAA) emitiu uma Diretriz de  Aeronavegabilidade referente aos aviões Air Tractor AT-802 e AT-802A equipados com os flutuadores anfíbios Wipline 10000 Amphibian Floats da Wipaire, Inc., conforme detalhado no Certificado Suplementar de Tipo (Supplemental Type Certificate -STC) nº SA01795CH. Esta diretriz também se aplica aos aviões dos modelos referidos que tenham sido anteriormente equipados com flutuadores mas posteriormente convertidos de volta à configuração de aeronave terrestre, sob o mesmo STC.

Uma inspeção de manutenção de rotina em um Air Tractor modelo AT-802 localizou uma trinca na flange da longarina  dianteira do estabilizador horizontal direito.  Este avião em particular estava equipado com o referido STC e é usado em operações de combate a incêndio, as quais podem acelerar a propagação da trinca. Entre os 144 aviões equipados com este STC, 45 passaram por inspeções, com 24 delas revelando trincas em pelo menos uma longarina dianteira do estabilizador horizontal. As trincas estão situadas dentro da área de flexão da longarina dianteira do estabilizador horizontal, exatamente na localização da montagem das aletas incluídas neste.STC. Esta DA, em efeito a partir de 9 de agosto de 2023, torna mandatória a inspeção de ambas longarinas dianteiras dos estabilizadores horizontais quanto a trinca, a substituição de qualquer longarina trincada, e o envio do resultado da inspeção para a FAA. A Carta de Serviço 253, Revisão B, da Wipaire, Inc., datada de 27 de julho de 2023, específica os procedimentos para inspeção e prazos para cumprimento. Dependendo da configuração do STC instalado, o cumprimento deve ser observado dentro de um prazo de 3 a 15 dias ou 24 horas de tempo em serviço (TIS, time-in-service), o que ocorrer primeiro. Inspeções subsequentes são exigidas a cada 200 horas de TIS.

A implementação imediata desta DA pela FAA decorre do risco potencial de falha estrutural nas longarinas dianteiras dos estabilizadores horizontais, as quais poderiam resultar em perda de controle da aeronave. Os aviões equipados com o referido STC são usados em missões de combate ao fogo, sujeitando-os a frequentes esforços de fadiga de alta repetição nesta região específica, devido seu alto índice de uso Você pode ler a DA completa no original em inglês escaneando o QR Code abaixo.

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