Assessoria e consultoria investe na transmissão do conhecimento para que setor aeroagrícola cresça com sustentabilidade
“A segurança operacional é um tema que faz parte do dia a dia dos operadores aeroagrícolas e envolve toda a organização, começando pelo pessoal do escritório.” O alerta é do engenheiro agrônomo Agadir Jhonatan Mossmann, especialista em gestão ambiental e sócio da Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola, empresa que tem se dedicado a transmitir conhecimentos, estimulando que o setor cresça de forma sustentável, evitando incidentes e acidentes, que possam comprometer a qualidade das aplicações, causar danos ao meio ambiente, bem como aos profissionais em campo.
O assunto volta à tona a cada curso e palestra sob a responsabilidade da Mossmann, como ocorreu no terceiro dia do treinamento Atualização em Sanidade Vegetal, quando Agadir Jhonatan Mossmann falou sobre “Aeroagrícola: Tecnologia e Sustentabilidade”. O engenheiro agrônomo participou do encontro em Imperatriz/MA a convite do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), um dos colaboradores do evento promovido pela Agência Estadual de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal (AGED/MA), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Durante o curso destinado a agentes dos órgãos de fiscalização, Agadir Jhonatan Mossmann reforçou a importância da conexão de toda a equipe – solo e ar – para garantir uma aplicação de alta qualidade e a segurança do voo. Orientação que está na base de todos os treinamentos oferecidos pela Mossmann, o que tornou a organização referência na área de capacitação.
EXPERTISE EM REGULAMENTAÇÃO
A assessoria e consultoria aeroagrícola com sede em Dourados/MS nasceu com foco na gestão de documentação, área da empresa que está sob a coordenação da também sócia Cléria Regina Mosmann, mestranda em Gestão de Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Inclusive, a parceria da Mossmann com o Sindag e o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) prevê a manutenção do Sistema Nacional de Documentação da Aviação Agrícola (Sisvag), ferramenta desenvolvida para dar suporte aos associados das entidades.
“Essa expertise em regulamentação da Mossmann e a assessoria às entidades setoriais é um diferencial levado para os cursos, garantindo aos alunos um conteúdo atualizado e preciso sobre as novidades do setor”, pontua Cléria. Conhecimento que também é transmitido em instituições de ensino e inclusive aos agentes de órgãos fiscalizadores da aviação agrícola, como forma de contribuir para a construção de um setor alinhado aos conceitos das boas práticas aeroagrícolas. Inclusive a agenda de cursos prevê cortesias para estudantes de escolas públicas parceiras da Mossmann, para garantir o acesso à qualificação.
Atualmente, entre outros treinamentos, a Mossmann está habilitada pelo MAPA para oferecer cursos de Coordenador (CCAA) e Técnico Executor (CEAA) em Aviação Agrícola, bem como o de Aplicação Aeroagrícola Remota (CAAR). Por sinal, foi a primeira empresa homologada pelo Ministério da Agricultura a ministrar esse curso. As inscrições podem ser feitas pelo site da Mossmann (www.acmossmann.com.br), onde você também encontrará a abertura de novas turmas e a grade curricular. A empresa prevê ainda para este segundo semestre pelo menos mais uma turma destinada a fiscais.
CONFIRA A AGENDA DE CURSOS
CAAR
(Curso para Aplicação Aeroagrícola Remota)
25ª Turma: 11 a 18 de setembro
26ª Turma: 23 a 30 de outubro
27ª Turma: 13 a 20 de novembro
28ª Turma: 11 a 18 de dezembro
CEAA e CCAA
(Curso de Técnico Executor e Coordenador em Aviação Agrícola)
29ª Turma: 18 setembro a 23 setembro (On-line ao vivo, via ZOOM)
Prática
Chupinguaia/RO: 27 e 28 de setembro
Assis/SP: 5 e 6 de outubro
Dom Pedrito/RS: 2 e 3 de outubro
30ª Turma: 2 a 7 de outubro (On-line ao vivo, via ZOOM)
Prática
Dourados/MS: 12 e 13 de outubro
São Gabriel do Oeste/MS: 9 e 10 de outubro
Palmeira das Missões/RS: 11 e 12 de outubro
Sorriso/MT: data a definir