Projeto faz parte do programa da assessoria e consultoria de divulgar conhecimento e incentivar a pesquisa
Informações atualizadas sobre documentação, regulamentação, segurança operacional e aspectos básicos de gestão administrativa e operacional de uma operadora do setor estão reunidos no Manual Teórico e Prático da Atividade Aeroagrícola no Brasil. A publicação, que chega ao mercado em julho de 2023, é uma iniciativa da Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola e integra a proposta da empresa de fortalecer o conhecimento e estimular a pesquisa envolvendo as aplicações aéreas no Brasil.
“Ao lançar este livro, queremos contribuir para o crescimento do setor”, reforça a sócia-administrativa da Mossmann, a mestranda em Gestão de Agronegócios Cléria Mossmann (especialista em documentação), que divide a autoria com o engenheiro agrônomo Agadir Jhonatan Mossmann (especialista em consultoria e capacitação de pessoal para atuar com as ferramentas de aplicação aérea), também sócio da assessoria e consultoria.
“O Manual reúne todos os conhecimentos necessários para alguém atuar na aplicação agrícola”, pontua Agadir Jhonatan Mossmann. Inclusive, a obra engloba todo o conteúdo dos cursos de coordenador (CCAA), de executor (CEAA) em aviação agrícola e de aplicador aeroagrícola remoto (CAAR). Além do arcabouço construído ao longo da sua trajetória de mais 15 anos atuando com operadores aeroagrícolas, a Mossmann buscou especialistas nas disciplinas tratadas no livro.
COAUTORES
A publicação tem como coautores, o economista e administrador Cláudio Júnior de Oliveira, diretor operacional do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e coordenador da Metodologia de ensino do Programa Boas Práticas Aeroagrícolas do Ibravag/Sebrae; e o engenheiro agrônomo Lucas Fernandes de Souza, doutor e servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), especializado em operações aeroagrícolas com Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs); o advogado Ricardo Vollbrecht, especialista na área; e o tecnólogo em Segurança do Trabalho, suboficial do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V) Milton Cardoso de Lima.
A obra foi revisada pelo engenheiro agrônomo, professor doutor em Agronomia com experiência em pesquisa e formação de pessoal em aviação agrícola Wellington Pereira Alencar de Carvalho. O livro conta com o apoio do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e Croplife Brasil.