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Agrotec – a Continuidade por uma Segunda Geração de Empreendedores

Agrotec – a Continuidade por uma Segunda Geração de Empreendedores

 

Por Ernesto Franzen

 

Muitas empresas são criadas pela vontade de uma pessoa, e estas normalmente operam com base no know-how de seu fundador. Quando chega a hora desta pessoa se aposentar, costuma ser um desafio manter a empresa funcionando e muitas delas acabam fechando suas portas.

 

Este certamente não é o caso da Agrotec, uma representante e fornecedora de serviços de manutenção para a linha GPS da Satloc, além de representante exclusiva dos atomizadores rotativos Micronair no Brasil. Sediada em Pelotas, RS, a Agrotec foi fundada em janeiro de 1992 pelo engenheiro agrônomo e Lenda Viva da aviação agrícola Eduardo Cordeiro Araújo, para uma atividade bastante diferente: a realização de cursos para formação de Executores e Coordenadores de Aviação Agrícola. A Agrotec foi a primeira empresa privada autorizada pelo Ministério da Agricultura a realizar esta formação, a qual até então só era dada por escolas estatais.

 

Em 1995, a revolução do GPS estava começando, e uma empresa chamada Embrasa se tornou a primeira representante da Satloc no Brasil. Na época, Eduardo Araújo dividia seu tempo entre a Agrotec e a Mirim Aviação Agrícola, uma empresa aeroagrícola muito progressista que ele tinha ajudado a fundar, e que estava sendo pioneira na adoção de GPS no sul do Brasil. A Mirim fez testes com unidades GPS da Trimble e da Satloc em seus aviões, acabando por optar pela Satloc, mas ficou claro dos testes que os pilotos necessitariam de um treinamento para aproveitar todos os recursos de seus equipamentos GPS. Assim nasceu um acordo entre a Embrasa e a Agrotec, para que a Agrotec fornecesse o treinamento para pilotos das empresas que adquirissem unidades GPS da Satloc pela Embrasa .

 

Com isso, em 1996, Eduardo Araújo deixou a Mirim e, como os anos de 1997 e 98 foram os anos do “boom” do GPS no Brasil, começou um período de muitas viagens, indo à empresas em todo o país para ensinar pilotos agrícolas como usar os recursos do GPS Satloc. À medida em que esses equipamentos GPS sofriam o desgaste inevitável das operações agrícolas, a necessidade de manutenção dos mesmos apareceu, e Araújo aproveitou a oportunidade para transformar a Agrotec no centro de manutenção da Satloc no Brasil. Foi uma atividade totalmente nova para a Agrotec, que nunca tinha feito manutenção de equipamentos eletrônicos. Em 1999, a Agrotec também se tornou revendedora da Satloc, encerrando sua parceria com a Embrasa.

 

No ano de 2000, a Agrotec também se tornou a representante exclusiva da Micronair no Brasil comercializando e fornecendo manutenção e suporte para sua linha de atomizadores rotativos. Em 2004, a Agrotec deixou de promover os cursos de formação de Executores e Coordenadores de Aviação Agrícola, e passou a se focar inteiramente na comercialização, suporte e manutenção das linhas Satloc e Micronair.

 

Com a chegada do ano de 2010, Araújo sentiu que era hora de se aposentar. Sua preocupação imediata era a continuidade da Agrotec; Araújo tem um casal de filhos, mas ambos já desenvolviam carreiras de sucesso em outras áreas e não tinham interesse em gerir a Agrotec. Após muito meditar, Araújo decidiu que a melhor opção seria vender a Agrotec para as pessoas que eram as mais interessadas na sua continuidade: seus colaboradores de longa data.

 

Carlos Stosch, que com sua esposa Laura Stosch e Eduardo Tavares se tornaram os novos proprietários da Agrotec, conta que no início estavam bem preocupados quanto a assumir o negócio por conta própria. Mas como Carlos e Araújo relatam, as condições da venda foram “de pai para filho”, e por algum tempo Araújo continuou ajudando-os como um mentor, até que os novos donos se tornaram confiantes na sua própria capacidade de tocar o negócio. Como ajuda adicional, Carlos trouxe para o negócio seus filhos Fernando, que lida com a parte financeira, e Gustavo, que se especializou na manutenção dos Micronair. Também na equipe está Jerry dos Santos.

 

Também no ano de 2010, a Agrotec abriu uma base avançada em Primavera do Leste, devido à necessidade de se estar mais perto de sua clientela no Centro-Oeste.

 

Hoje, as vendas da Agrotec estão divididas aproximadamente meio a meio entre os produtos das linhas Satloc e Micronair. Sabendo do quão fundamental é o GPS para a atividade-fim de seus clientes, a Agrotec mantém sua linha de suporte ativa 24 horas por dia, 7 dias por semana. A Agrotec tem condições de fazer a manutenção de todos os modelos da Satloc. Carlos diz que 80% dos problemas com os GPS Satloc são resolvidos de forma remota, por telefone ou pelo aplicativo WhatsApp, “que se revelou uma grande ajuda”, como diz Carlos. Os restantes 20% dos problemas requerem a remoção do equipamento do avião e o seu envio para a Agrotec, onde a competente técnica eletrônica Carem Barros os colocará de volta em condições de funcionamento. A Agrotec não apenas fornece manutenção para equipamentos Satloc vendidos por ela, mas também para qualquer equipamento Satloc importado oficialmente para o Brasil, tais como aqueles instalados de fábrica em aviões agrícolas novos trazidos dos Estados Unidos.

 

Carlos disse que não é comum que atomizadores rotativos Micronair sejam enviados à Agrotec para manutenção; “eles raramente quebram”, ele diz, acrescentando que a Agrotec nunca precisou reparar um Micronair sob garantia.

 

Além de ter um abrangente estoque de peças tanto para os produtos Satloc como Micronair os quais ela comercializa e suporta, a Agrotec também tem algumas unidades completas dos mesmos, as quais podem ser emprestadas a seus clientes para manter seus aviões agrícolas operando durante o tempo em que as suas unidades originais estão em reparo.

 

Com uma equipe tão dedicada e competente, Eduardo Araújo pode aproveitar sua aposentadoria tranquilamente, com a certeza de que esta nova geração de empreendedores manterá a Agrotec funcionando em perfeitas condições  por muitos e muitos anos!

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