Ernesto

Olá! Meu nome é Ernesto Franzen, mais conhecido na aviação como Franzen. Aqueles veteranos entre vocês que já eram nossos leitores antes de 2002 talvez se lembrem de mim. Eu comecei a voar agrícola em 1991, e em 1995, em uma viagem de férias, conheci Bill Lavender. Nos tornamos amigos então, e em 1998 eu e ele tivemos a ideia de fazer uma edição latino-americana de AgAir Update, impressa parte em espanhol, parte em português. Eu costumava escrever artigos para ela, tinha até uma coluna editorial. Mas no início dos anos 2000, o então governo do estado onde moro, o Rio Grande do Sul, tornou o ambiente do agronegócio desfavorável para a aviação. A empresa para a qual eu voava fazia cinco safras teve de reduzir seu número de aviões, e sendo eu o piloto com menos tempo de empresa, tive de sair. Assim como muitos pilotos gaúchos naquela época, fui para o norte, para o Mato Grosso, em busca de novas oportunidades. Porém, minha família não podia me acompanhar, e passar a longa safra de lá sem ver meus entes queridos se mostrou mais do que eu podia suportar. Então, para poder ficar junto de minha família, optei por uma nova carreira, na segurança pública, passando no concurso para a Polícia Rodoviária Federal. O serviço público federal exige dedicação exclusiva, então tive de deixar o AgAir Update. Foi quando convidamos Gina Hickmann para se juntar ao time.

Hoje, após 20 anos de serviço na PRF, cumpri os requisitos para a aposentadoria, e sendo novamente um civil, fui convidado para retornar ao AgAir Update, dado que Bill e eu mantivemos nossa amizade por todos esses anos. Não estou substituindo Gina como ela me substituiu; Gina fez um trabalho fantástico nestes 20 anos, nos quais crescemos de uma publicação em formato de jornal para a revista em papel brilhoso que você tem nas mãos hoje. Muito dessa evolução ocorreu graças ao trabalho de Gina, o qual ela continuará fazendo, só que mais focada na parte comercial. Eu farei parte do trabalho que Bill fazia, de visitar empresas e escrever artigos sobre elas. Bill também continua aqui, como consultor e nosso mentor. Este espaço – o Papo de Cabine – será ocupado em sua maioria por ele. Só escreverei aqui ocasionalmente, quando tiver algo significativo para dizer. Isso porque a experiência de Bill, como piloto, empresário, escritor e editor, é insubstituível. Como a diversidade de modelos da frota aeroagrícola está cada vez mais reduzida, eu duvido muito que alguém venha a superar o número de modelos de aviões agrícolas diferentes que Bill pilotou em seus voos de avaliação em todos esses anos.

Em minhas várias viagens aos EUA para visitar Bill e outros amigos, aprendi muitas expressões americanas. Uma de minhas favoritas é “You have some large shoes to fill” – “Você tem uns sapatos extra grandes para calçar”, significando que você está entrando no lugar de alguém muito grande, um gigante. É assim que me sinto. É um desafio e tanto, e o único jeito de eu dar conta é fazê-lo do mesmo jeito que Bill sempre fez: com sua ajuda, caro leitor. Não deixe de me escrever, pelo e-mail [email protected], com suas sugestões de onde ir e sobre o que escrever. E não se esqueça de passar por nosso estande no próximo congresso do SINDAG em Sertãozinho para me dar um aperto de mãos. Mal posso esperar.

RELATED ARTICLES

Martín da Costa Porto

Sindag Text 1

SINDAG Text 2

Most Popular

Recent Comments