InícioBrasilSindag participa de evento com Ministro na CNT e tem Agenda em...

Sindag participa de evento com Ministro na CNT e tem Agenda em Brasília

Presidente Thiago Magalhães Silva e o diretor Gabriel Colle estiveram com outras lideranças do setor aeronáutico na reunião com o titular de Portos e Aeroportos, Márcio França, e pauta aeroagrícola abrangeu também Mapa e Anac

O cenário do setor aéreo brasileiro (incluindo a aviação agrícola) e a agenda das entidades que participam da Seção V do Conselho Nacional dos Transportes (integrada também pelo Sindag) foram apresentados no dia 7 de março ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. A reunião foi na sede da CNT, em Brasília, com a participação também de parlamentares e com foco justamente em estreitar as relações entre o setor, o governo e o Congresso Nacional.

O sindicato aeroagrícola foi representado no encontro pelo presidente Thiago Magalhães Silva e pelo diretor-executivo Gabriel Colle. Conforme Magalhães Silva, o grande debate do dia foi sobre a questão dos combustíveis, fator que tem pesado em todo o setor aeronáutico, junto com a alta do dólar. Aliás, não por acaso, dois dos três fatores que compõem o Índice de Inflação da Aviação Agrícola (Iavag).

O ministro destacou que o governo federal que a aviação é um setor cujo desempenho não depende só de eficiência, já que se trata de uma área despesas com preços internacionais – como as próprias aeronaves, as peças e até o combustível. “Tenho recebido algumas empresas e tenho procurado passar uma visão de que estamos cientes das cargas com as quais vocês estão lidando”, completou.

CONGRESSO

Entre os parlamentares presentes do encontro da última quarta-feira na CNT, a deputada federal Greyce Elias (Avante/MG) também falou na sessão na CNT e destacou “o importante papel da aviação agrícola no cenário nacional”. Greyce, que também integra a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), reforçou que pretende manter maior proximidade com o setor, aproveitando os quatro anos que tem pela frente em seu segundo mandato.

Os representantes do Sindag ainda participaram, na CNT, da solenidade de entrega das medalhas de serviços relevantes prestados ao setor de transportes e da Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro – Medalha JK, a honraria máxima do setor. Neste caso, sendo agraciado o presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.

Os dirigentes aeroagrícolas aproveitaram a estada na capital federal para fortalecer relações institucionais e alinhar outras demandas do setor. Com a visita ainda do diretor Gabriel Colle ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), onde se encontrou com o coordenador-Geral de Agrotóxicos e Afins, José Víctor Torres Alves. A conversa ali foi para entender como será a atuação do órgão no novo governo, especialmente quanto a pautas importantes para o setor – como a atualização da legislação aeroagrícola.

Do Mapa, Colle foi para a sede da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), onde conversou com o diretor Luiz Ricardo de Souza Nascimento. Na pauta, o calendário de atualização da legislação do setor (especialmente as regras sobre categorias de drones), além do reforço ao pedido para a agência fortalecer a fiscalização especialmente sobre operadores privados que prestam serviços como empresas aeroagrícolas – considerados clandestinos, já eu isso é vedado pela legislação do setor.

MEDALHA: presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco também foi cumprimentado por Colle (foto) e por Thiago Silva
RELATED ARTICLES

Most Popular