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Aspectos Políticos e econômicos que poderão influenciar a inflação do setor aeroagrícola do Brasil em 2023

Aspectos Políticos e econômicos que poderão influenciar a inflação do setor aeroagrícola do Brasil em 2023

Cláudio Junior Oliveira, Me.

Economista e Diretor Operacional do SINDAG

 

Desde o início de 2022 o SINDAG criou o IAVAG, que é o Índice de Inflação do setor Aeroagrícola do Brasil. Nele, diversos índices são utilizados para sua formação como o dólar e a inflação americana, que possui o peso de 40%, por apresentar influência significativa nos custos das empresas, o INPC, com o peso de 20%, por ser utilizado na negociação coletiva com os sindicatos de funcionários das empresas e por ser utilizado com base para o aumento salarial. E o combustível, que representa 20% do IAVAG, gerado pelo petróleo e neste caso o Heating Oil e o Ethanol. (Acesse o IAVAG pelo portal do SINDAG).

 

É importante considerar ainda que a inflação é um termo da economia utilizado para designar o aumento geral dos preços na sociedade e que deve ser contemplado no aumento dos preços das empresas aeroagrícolas. No ano de 2022, por exemplo, o acumulado da inflação no setor aeroagrícola ficou em 13,08%, podendo variar para mais, conforme cada negócio. Antes de continuarmos, saliento que o posicionamento deste artigo é técnico e visa ampliar os cuidados nas empresas quanto a sua gestão.

Política monetária

A política monetária de um país é determinante para a estabilidade econômica e assim o bom andamento dos negócios, por isso, abordaremos a seguir sobre a situação atual e como o índice do setor aeroagrícola (IAVAG) pode ser impactado pelo que já foi apresentado pelo governo.

O tipo de política macroeconômica que o Bacen (Banco Central do Brasil) vem aplicando desde que a inflação subiu significativamente, é a contracionista. Esta ferramenta macroeconômica expande os juros do País para retirada de moeda em circulação com o intuito de segurar o aumento de preços (inflação). A taxa base de juros do País, a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), aponta um indicador em 13,75% atualmente (fevereiro/2023), mantida pela 5ª vez e permanece estável desde sua última alteração de acordo com os resultados mensais do IPCA (índice Nacional de Preços ao Consumidor), sendo 5,77% no acumulado até janeiro de 2023. Essa medida é necessária para combater a inflação.

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA de janeiro de 2023 acusou uma alta de 0,53%, sendo que no mês anterior já tinha apresentado uma alta de 0,62%. Isso é preocupante. Cabe salientar que em março de 2021, a inflação subiu em virtude dos combustíveis e com isso os transportes apresentaram uma elevação de preços e como medida emergencial, o governo federal sancionou uma lei com mudanças em regras do ICMS sobre combustíveis, fixando no teto de 17% para os Estados. Para contribuir ainda, o governo zerou PIS e Cofins nos combustíveis. Quando ocorrem essas movimentações a intervenção do governo é fundamental.

Política Fiscal

O conceito de política fiscal é basicamente o uso que o governo faz dos seus gastos e receitas (Taxas) para influenciar o crescimento econômico. Caso o governo atual adote uma Política expansionista, com intuito de estímulo à demanda agregada na geração de empregos, renda, produtividade, as chances do déficit público aumentariam, pois o Estado gastaria capital em quantidades maiores do que arrecadaria. Em contrapartida uma Política contracionista elevaria a arrecadação de impostos, tributos e contribuições e geraria superávit nas receitas públicas.

As propostas de política fiscal apresentadas (fevereiro, 2023) pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, segundo o Banco Central, poderá atenuar os estímulos sobre a demanda e reduzir o risco de alta sobre a inflação, obviamente com o interesse de reduzir a taxa de juros. Por um lado, o Banco Central espera que o governo equilibre suas contas e contribua para o controle da inflação e por outro lado o governo espera do Banco Central a baixa da taxa de juros para o crescimento econômico. O problema está quando o governo adota uma política macroeconômica expansionista, que é o caso, estimulando o crescimento econômico em um momento que a inflação apresenta alta. Neste caso o Banco Central equilibra com a taxa de juros elevada deixando o governo descontente, não tendo harmonia entre a política fiscal e monetária.

Recentemente o Presidente Lula anunciou que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) financiará parte da obra do Gasoduto argentino com dinheiro público, contratando empresas brasileiras, o que torna uma questão um tanto quanto preocupante, já que a arrecadação de impostos deveria ser para reinvestir no Brasil como retorno pelos tributos. Esse tipo de atitude pode trazer instabilidade econômica pelas possíveis inadimplências dos países vizinhos aos fornecedores, que ao mesmo tempo poderiam chegar às contas públicas.

Conforme vão ocorrendo os posicionamentos do governo e do Banco Central, o IAVAG é afetado diretamente, pois quanto mais tempo o IPCA apresenta alta, mais aumenta a inflação do setor, no caso o IAVAG.

 

Reforma Tributária

Basicamente a reforma tributária consiste na reestruturação da distribuição de impostos indiretos e diretos. O foco proposto pelos diversos ministros da Fazenda que já passaram pelo governo tem o objetivo de tornar esta tributação mais igualitária entre os agentes econômicos, reduzindo também altas cargas destes tributos. Tanto a agricultura quanto a indústria entendem que estas propostas são positivas, pois facilitarão na hora de aquisição de insumos para a produção, reduzindo a burocracia. Esse é um ponto positivo para as empresas devido ao fato de que os principais geradores de empregos e produtividade na economia, aumentariam o fluxo produtivo, a demanda agregada e faria o fluxo interno de bens e serviços girarem mais, aquecendo a economia.

A preocupação maior se deu quando Bernard Appy, secretário extraordinário do Ministério da Fazenda para a reforma tributária, citou que o Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) – Imposto único – sobre o consumo poderia ser de 25%. Neste caso seriam extintos o ICMS (estadual), PIS/Cofins e IPI (federais) e ISS municipal. Quando citado, ficou evidente que o imposto seria um dos maiores do mundo. Em países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a taxa média é de 19%, na União Europeia é de 21% e no Japão 10%. A intenção dessa reforma é de simplificar a cobrança de impostos, destravar e impulsionar o desenvolvimento econômico, mas com 25% poderia causar um enfraquecimento da produção.

Algumas indagações surgem ao considerar tantas variáveis para com a inflação do setor aeroagrícola quanto ao governo atual como: o ministério da fazenda conseguirá identificar as anomalias econômicas durante a trajetória de 4 anos? O governo terá velocidade para conter a inflação, como foi o caso de março de 2022?

Como essas medidas impactariam o índice de Inflação do Setor Aeroagrícola?

Como se sabe, no momento o Brasil vem passando por altos juros e a inflação na casa dos dois dígitos e como meio de combate, no governo passado as medidas adotadas vinham mostrando resultados positivos no combate a esses fatores, ao mesmo tempo em que obtiveram ganho no Produto Interno Bruto (PIB) 3,0%, redução do desemprego 8,7%, gerando deflação. A balança comercial apresentou superávit (positivo), gerando um saldo comercial de US$ 62,3 bilhões, influenciando positivamente conforme os últimos indicadores do IAVAG, na redução do índice inflacionário aeroagrícola, em 0,66%.

O propósito para os próximos 4 anos na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, são de estimular o crescimento econômico (Política macroeconômica Expansionista), mesmo com inflação e juros altos, o que seria um desafio e tanto, pois se o governo injetar mais dinheiro no país, a inflação pode aumentar ainda mais, trazendo o risco de recessão, o que seria uma grande tragédia para o Brasil. A volta de impostos (PIS/COFINS) previstos para março de 2023 sobre os combustíveis, o furo do teto de gastos e o possível aumento de impostos para conter, os financiamentos externos de obras, o conflito entre governo e o Banco Central (BC) colocando em discussão a autonomia do BC, o acesso ao crédito restrito pelos juros elevados e com perspectivas de crescimento da inflação, requer um “jogo de cintura” na hora de tomar qualquer decisão na empresa, pois, os efeitos das decisões governamentais de políticas monetárias e fiscais, trazem impactos direto a inflação do setor aeroagrícola. Por este e diversos outros fatores o ano de 2023 pode apresentar um acumulado de 14% a 15% no índice de inflação do setor aeroagrícola, salvo mudanças na política monetária e movimentos internacionais como guerras e pandemias.

Cabe salientar ainda, que mesmo em meio as dificuldades o agro nacional cresce, sendo um setor com uma das maiores arrecadações de impostos do Brasil. Neste ano a agricultura brasileira já ultrapassou os 300 milhões de grãos e o PIB do agro pode ficar próximo de U$$ 500 bilhões, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Soja, milho, laranja, trigo, algodão, cana-de-açúcar, arroz, banana, eucalipto, café, seringueira assim como na semeadura de pastagens a aplicação aérea sendo por aviões, helicópteros ou drones, é uma tecnologia fundamental e deve ter um crescimento em sua frota de 4% a 5%, tendo uma alta dos últimos anos que foi de 3% a 4%.

Mesmo assim, para que o negócio aeroagrícola seja fortalecido é importante reduzir o grau de dependência de poucos clientes, manutenir os custos diariamente e revisar a estratégia mensalmente dos negócios, para que a gestão não seja pega de surpresa. Para aquele que tem interesse de aprofundar sobre o assunto, convidamos para visitar o site do SINDAG.ORG.BR no menu aeroagrícola> IAVAG e o site do IBRAVAG.ORG.BR para conhecer iniciativas de qualificação do setor. O SINDAG publica semanalmente um boletim econômico sobre o setor e o IBRAVAG possui o maior projeto de qualificação das empresas aeroagrícolas do país.

 

ENGLISH VERSION

 

Political and economic aspects that may influence the inflation of the agricultural aerospace sector in Brazil in 2023

 

Claudio Junior Oliveira, Me.

Economist and Operational Director at SINDAG

 

Since the beginning of 2022, SINDAG created the IAVAG, which is the Inflation Index for the Aeroagricultural sector in Brazil. In it, several indices are used for its formation, such as the dollar and American inflation, which has a weight of 40%, as it has a significant influence on company costs, the INPC, with a weight of 20%, as it is used in collective bargaining. with the company’s employee unions and for being used as a basis for salary increases. And fuel, which represents 20% of IAVAG, generated by oil and in this case Heating Oil and Ethanol. (Access IAVAG through the SINDAG portal).

It is also important to consider that inflation is an economic term used to designate the general increase in prices in society and that it must be considered in the increase in prices of agricultural aerospace companies. In 2022, for example, accumulated inflation in the agricultural aerospace sector stood at 13.08%, which may vary further, depending on each business. Before we continue, I emphasize that the positioning of this article is technical and aims to increase the care in companies regarding their management.

Monetary policy

A country’s monetary policy is crucial for economic stability and thus the smooth running of business, so we will discuss the current situation below and how the aero-agricultural sector index (IAVAG) can be impacted by what has already been presented by the government .

The type of macroeconomic policy that Bacen (Central Bank of Brazil) has been applying since inflation rose significantly is contractionary. This macroeconomic tool expands the country’s interest rates to withdraw currency in circulation in order to hold back price increases (inflation). The country’s base interest rate, the Selic (Special System for Settlement and Custody), points to an indicator currently at 13.75% (February/2023), maintained for the 5th time and remains stable since its last change according to the results monthly IPCA (National Consumer Price Index), being 5.77% in the accumulated until January 2023. This measure is necessary to combat inflation.

According to the IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics), the IPCA for January 2023 showed a rise of 0.53%, whereas in the previous month it had already shown a rise of 0.62%. This is worrying. It should be noted that in March 2021, inflation rose due to fuel prices and, as a result, transport prices rose and, as an emergency measure, the federal government enacted a law with changes to ICMS rules on fuel, setting a ceiling of 17 % for States. To further contribute, the government zeroed PIS and Cofins on fuel. When these movements occur, government intervention is essential.

Tax Policy

The concept of fiscal policy is basically the use that the government makes of its expenditures and revenues (Taxes) to influence economic growth. If the current government adopts an expansionist policy, with the aim of stimulating aggregate demand in the generation of jobs, income, productivity, the chances of a public deficit would increase, as the State would spend capital in greater amounts than it would collect. On the other hand, a contractionary policy would increase the collection of taxes, duties and contributions and would generate a surplus in public revenues.

The fiscal policy proposals presented (February, 2023) by the Minister of Finance, Fernando Haddad, according to the Central Bank, could attenuate the stimuli on demand and reduce the risk of an increase in inflation, obviously with the interest of reducing the rate of fees. On the one hand, the Central Bank expects the government to balance its accounts and contribute to controlling inflation, and on the other hand, the government expects the Central Bank to lower interest rates for economic growth. The problem is when the government adopts an expansionist macroeconomic policy, which is the case, stimulating economic growth at a time when inflation is high. In this case, the Central Bank balances with the high interest rate, leaving the government dissatisfied, with no harmony between fiscal and monetary policy.

Recently, President Lula announced that the BNDES (National Bank for Economic and Social Development) will finance part of the work on the Argentine Gas Pipeline with public money, hiring Brazilian companies, which makes it a somewhat worrying issue, since tax collection should be to reinvest in Brazil in return for taxes. This type of attitude can bring economic instability due to possible defaults by neighboring countries to suppliers, which at the same time could reach the public accounts.

As the positions of the government and the Central Bank take place, the IAVAG is directly affected, since the longer the IPCA rises, the more the sector’s inflation increases, in this case the IAVAG.

Tax reform

Basically, tax reform consists of restructuring the distribution of indirect and direct taxes. The focus proposed by the various finance ministers who have been in the government has the objective of making this taxation more equal among economic agents, also reducing the high burden of these taxes. Both agriculture and industry understand that these proposals are positive, as they will facilitate the acquisition of inputs for production, reducing bureaucracy. This is a positive point for companies due to the fact that the main generators of jobs and productivity in the economy would increase the productive flow, aggregate demand and make the internal flow of goods and services rotate more, heating up the economy.

The greatest concern arose when Bernard Appy, extraordinary secretary of the Ministry of Finance for tax reform, mentioned that the Value Added Tax (VAT) – a single tax – on consumption could be 25%. In this case, ICMS (state), PIS/Cofins and IPI (federal) and municipal ISS would be extinguished. When quoted, it was evident that the tax would be one of the largest in the world. In Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) countries the average rate is 19%, in the European Union it is 21% and in Japan 10%. The intention of this reform is to simplify tax collection, unlock and boost economic development, but with 25% it could cause a weakening of production.

Some questions arise when considering so many variables related to inflation in the agricultural aerospace sector and the current government, such as: will the Ministry of Finance be able to identify economic anomalies over the course of 4 years? Will the government have the speed to contain inflation, as was the case in March 2022?

How would these measures impact the Inflation rate of the Agricultural Air Sector?

As is known, at the moment Brazil is experiencing high interest rates and double-digit inflation and as a means of combating it, the measures adopted in the past government were showing positive results in combating these factors, at the same time that they obtained gains in the Gross Domestic Product (GDP) 3.0%, reduction of unemployment 8.7%, generating deflation. The trade balance showed a surplus (positive), generating a trade balance of US$ 62.3 billion, positively influencing, according to the latest IAVAG indicators, in the reduction of the aero-agricultural inflation index, by 0.66%.

The purpose for the next 4 years in Luiz Inácio Lula da Silva’s administration is to stimulate economic growth (Expansionist Macroeconomic Policy), even with inflation and high interest rates, which would be quite a challenge, because if the government injects more money in the country, inflation could increase even more, bringing the risk of recession, which would be a great tragedy for Brazil. The return of taxes (PIS/COFINS) scheduled for March 2023 on fuels, the hole in the spending ceiling and the possible increase in taxes to contain, external financing of works, the conflict between the government and the Central Bank (BC) putting into question the BC’s autonomy, access to credit restricted by high interest rates and with prospects of rising inflation, requires a “hands-on” when taking any decision in the company, as the effects of government decisions on monetary policies and tax, have a direct impact on inflation in the agricultural aerospace sector. For this and several other factors, the year 2023 may show an accumulated inflation rate of 14% to 15% in the agricultural aerospace sector, except for changes in monetary policy and international movements such as wars and pandemics.

It should also be noted that even in the midst of difficulties, national agriculture grows, being a sector with one of the highest tax collections in Brazil. This year, Brazilian agriculture has already exceeded 300 million grains and the agribusiness GDP may be close to U$$500 billion, according to the Center for Advanced Studies in Applied Economics (Cepea). Soybeans, corn, oranges, wheat, cotton, sugar cane, rice, bananas, eucalyptus, coffee, rubber trees, as well as in pasture sowing, aerial application by planes, helicopters or drones, is a fundamental technology and must have a growth in its fleet of 4% to 5%, with an increase in recent years of 3% to 4%.

Even so, for the aeroagricultural business to be strengthened, it is important to reduce the degree of dependence on a few customers, maintain costs on a daily basis and review the business strategy on a monthly basis, so that management is not caught by surprise. For those who are interested in going deeper into the subject, we invite you to visit the SINDAG.ORG.BR website in the aeroagricola menu > IAVAG and the IBRAVAG.ORG.BR website to learn about qualification initiatives in the sector. SINDAG publishes a weekly economic bulletin about the sector and IBRAVAG has the largest qualification project for agricultural aeronautical companies in the country.

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