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Boletins de Serviço

Boletins de Serviço

Em uma conversa semana passada com o pessoal da Pratt & Whitney Canada, surgiu o assunto do aplicativo “Know My PT6”. Enquanto falávamos do aplicativo, foi dito que inserir os detalhes de sua aeronave/motor resultaria em informação específica de sua operação. Uma das coisas que o aplicativo destaca para você são os boletins de serviço de categoria 1 até 3. O aplicativo não dá acesso ao conteúdo integral dos boletins de serviço, mas avisa de questões importantes que podem afetar o seu motor. Isso me fez pensar, todo mundo entende o que representam as categorias de boletins de serviço?

Boletins de serviço são emitidos por uma variedade de motivos. Mudanças ou atualizações de peças, mudanças de materiais, uso de materiais de consumo específicos (p.ex., combustível ou óleo) e contagem de ciclos são apenas algumas das coisas que nos vem em boletins de serviço. Se uma situação crítica surgir, a Pratt & Whitney Canada enviará um boletim de serviço de alerta destacando uma mudança importante.

Os boletins de serviço são priorizados por um número de categoria entre 1 e 9. Categorias de 1 a 3 são boletins de serviço que devem ser cumpridos antes do próximo voo, do próximo procedimento de manutenção ou antes de um número especificado de horas ou ciclos. Por exemplo, o boletim de serviço A1742 foi emitido para o PT6A-34AG em abril de 2014. Este boletim de serviço de alerta exigia a inspeção ou troca das palhetas da turbina do compressor de um grupo específico de motores. Este BS tinha um componente categoria 1, significando que tinha de ser cumprido antes do próximo voo. Ele também tinha um componente categoria 3, que dava um limite de horas para sua execução. A categoria do boletim de serviço é algo com que a Pratt & Whitney Canada confia que seus Gerentes de Serviço de Campo e seus parceiros de oficinas de motores se certificarão de que a informação seja distribuída. O aplicativo “Know My PT6” alertará você para este tipo de informação.

O próximo grupo de BS são os de Categoria 4 até 6. Estes boletins de serviço, na sua maior parte, se referem a motores sendo trabalhados em uma oficina. Muitos deles se referem a peças ou conjuntos que só podem ser acessados pela desmontagem de um motor que não possa ser realizada fora do ambiente da oficina. Por exemplo, o boletim de serviço 14377, cuja última revisão foi em agosto de 2021. Este BS é para alguns motores da série -60, incluindo o PT6A-67AG. Ele é um boletim de serviço Categoria 6; a Pratt & Whitney Canada recomenda aplicar este BS quando o subconjunto for desmontado para acessar a peça afetada, neste caso o suporte do eixo da turbina de potência. Essa é uma peça que só é acessível em um ambiente de oficina. Outro tópico de nota neste boletim é que o fabricante também dá uma redução adicional no preço desta peça se você escolher seguir o boletim e substituí-la. Isto é feito dos programas de apoio comerciais, ou CSPN (commercial support programs). Estes programas tipicamente tem tempo limitado e oferecem descontos adicionais em peças novas da Pratt & Whitney Canada.

O último grupo de boletins de serviço são categorizados de 7 a 9. Estas categorias geralmente contém mudanças causadas por mudanças de fornecedor, preocupações de operadores ou outras mudanças. Algumas destas mudanças incluem mudanças solicitadas pelos fabricantes de aeronaves ou pelo governo. O Boletim de Serviço 13526, emitido em novembro de 2021, é um exemplo. Este BS é de Categoria 7 para alguns motores da série 60, incluindo o PT6A-65AG. Há um componente do motor que é cromado. Devido a novos padrões da legislação de “Registro, Avaliação e restrição de Defensivos” (“Registration, Evaluation, Authorization and restriction of Chemicals” – REACH), surgiu uma nova versão desta peça que não é cromada. A Pratt & Whitney Canada recomenda trocar a peça assim que os estoques terminarem. Isto significa que novos motores virão com a nova peça instalada, e eles não mais irão vender a peça antiga.

Categorias de Boletins de Serviço da P&WC:

Categoria 1: a P&WC recomenda aplicar este boletim antes do próximo voo.

Categoria 2: a P&WC recomenda aplicar este boletim assim que a aeronave estiver em uma base de manutenção que possa efetuar o procedimento.

Categoria 3: a P&WC recomenda aplicar este boletim em ____ horas ou ____ ciclos.

Categoria 4: a P&WC recomenda aplicar este boletim assim que o motor ou módulo esteja em uma base de manutenção que possa fazer o procedimento, independente da ação de manutenção preventiva ou motivo da retirada do motor.

Categoria 5: a P&WC recomenda aplicar este boletim quando o motor for desmontado e o acesso ao subconjunto necessário estiver disponível.

Categoria 6: a P&WC recomenda aplicar este boletim quando o subconjunto for desmontado e o acesso à peça necessária estiver disponível.

Categoria 7: Você pode realizar este boletim de serviço quando o suprimento das peças suplantadas tiver sido todo usado.

Categoria 8: Este boletim de serviço é opcional e pode ser efetuado conforme escolha do operador.

Categoria 9: Informações sobre Peças de Reposição.

Esta é uma visão “simples” e resumida de como os boletins de serviço são divididos. Ocasionalmente, oficinas lhe darão recomendações sobre os BS, tais como cumprir com todos os categorias 1 a 6 durante um reparo ou revisão. Esta é uma linha básica de boletins de serviço e geralmente não representa muita coisa, comparado com o total dos que foram cumpridos previamente durante a vida de seu motor. Converse com seu mecânico ou seu Gerente de Serviço de Campo da Pratt & Whitney Canada sobre os boletins de serviço que seriam melhores para você cumprir. Verifique de tempos em tempos no aplicativo “Know My PT6” se alguma mudança surgiu nos modelos de motor que você opera. E me contate sempre que eu puder ajudar.

Robert Craymer trabalha em motores PT6A e em aviões com motores PT6A há três décadas, incluindo os últimos 25 anos para mais na Covington Aircraft. Como um mecânico licenciado em célula e grupo motopropulsor, Robert já fez de tudo em oficina de revisão de motores e tem sido um instrutor de cursos de Manutenção e Familiarização em PT6A para pilotos e mecânicos. Robert pode ser contatado pelo e-mail [email protected] ou pelo fone 001xx 662-910-9899. Visite-nos em covingtonaircraft.com.

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