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Primeiro Ano na Atividade

Jeremy Knibbs foi criado em uma fazenda no sudeste de Saskatchewan, no grande cinturão agrícola que se estende pelos Estados Unidos. Na sua juventude, teve muitas oportunidades de ver pilotos agrícolas em ação, desde as aplicações de pré-emergentes na primavera até a dessecação no outono. Embora seu interesse em aviação já existisse, uma dedicação integral só veio mais tarde em sua vida.

“Eu tinha trabalhado como carpinteiro até meus 30 anos, e estava procurando mudar de carreira. Um amigo e eu estávamos trabalhando no telhado de uma casa de fazenda, e aconteceu de um avião agrícola estar trabalhando no campo vizinho. Eu me lembro de dizer “caraca!” enquanto olhávamos o piloto entrar e sair da lavoura, voando tão baixo que podíamos ver seus óculos escuros. Aquilo ajudou a cimentar minha vontade de entrar para a aviação profissionalmente”.

Acelerando a Transformação em Piloto

Para quem estiver interessado em uma carreira aeronáutica, o processo pode parecer muito complicado inicialmente, com várias opções e decisões a serem tomadas durante os vários estágios do treinamento.

“Quando eu estava pensando seriamente em me tornar um piloto, muitas dúvidas surgiram sobre qual seria o melhor caminho, o quanto custaria e onde eu poderia obter um treinamento de primeira. Eu sabia que seriam necessários muito estudo e dedicação. Mas encarei, e comecei meu privado no Estevan Flying Club em 2020, com meu primeiro solo em 27 de julho daquele ano.

Nossa filha nasceu em março de 2020, bem quando a COVID iniciou, e com tudo o que estava acontecendo, eu me agarrei nos livros e tentei fazer tudo o mais rápido possível. Continuei com meu treinamento de voo para o comercial no Estevan, fazendo um curso online da Harv’s Air de Manitoba e o simulador do Regina Flying Club.”

Fazendo Horas em Trem Convencional

“Como eu queria fazer o comercial mas não me interessava pela linha aérea, eu sabia que precisava de experiência em trem convencional para o agrícola. Então eu comprei um Piper PA-20 Pacer e fiz a maior parte do meu treinamento nele. Isso tornou necessário que eu encontrasse um checador da Transport Canada que pudesse fazer meu cheque de PC em um avião de trem convencional, o que me levou a Yorkton.”

Meteorologia Diabólica

Existe um velho ditado sobre o clima nas pradarias. Se você não gosta dele, espere duas horas que tudo irá mudar. Às vezes para melhor, outras nem tanto.

“Inicialmente, o tempo não cooperava para meu cheque, e tivemos de remarcá-lo algumas vezes de semana em semana. Foi meio frustrante, até que conseguimos fazê-lo, mas teve de ser em um 172 porque os rádios do Pacer pifaram durante o táxi.”

Seguindo para o Agrícola

“Assim que consegui meu comercial, fui para North Battleford, para o curso de aviação agrícola completo da Battlefords Airspray. De novo, o tempo não cooperou muito, mas no final consegui completar o curso no início de maio. Eu já tinha um trabalho alinhado perto da cidade onde moro, e tinha trabalhado como técnico no ano anterior, assim, eu já estava familiarizado com operações de aplicação aérea.”

Primeiros Passos

Fazer um curso para qualquer atividade é uma coisa, mas iniciar no trabalho real é outra. Seja carpintaria, solda ou agricultura, há sempre um enorme degrau entre a sala de aula e o trabalho real.

“Um de meus primeiros trabalhos como piloto agrícola iniciante foi transladar um Piper PA-25 Pawnee para a Brigden Ag Air, até sua pista. Foi muito bom, porque antes de começar a pulverizar, pude passar um tempo me familiarizando com o Pawnee, seu sistema agrícola e seu sistema de navegação GPS. Me lembro de estar bem nervoso com a primeira carga de defensivos, como se fosse o primeiro solo de novo. A área tinha um monte de obstáculos, como bombas de irrigação e redes elétricas, assim foi um choque de realidade para mim, pois parecia que para onde quer que eu fosse, tinha um obstáculo de um tipo ou outro.”

Um Bom Curso Rende Bons Dividendos

Para qualquer um que tenha feito os cursos de PP, PC e agrícola, há muito para aprender e lembrar. Mas o trabalho duro e um excelente curso servem como uma base sólida uma vez que se chega literalmente no campo.

“Recorri ao meu treinamento e dei meu melhor voando o Pawnee com a bola centrada e nas velocidades certas. Segui os checklists e tentei desenvolver uma rotina e me adaptar a ela, o que levou algum tempo, mas finalmente as coisas começaram a correr bem. Um dos primeiros desafios quanto ao balizamento dos “tiros” foi a transição do Satloc que eu tinha usado no curso para o Ag Nav que estava no Pawnee. Passei bastante tempo no solo revisando os procedimentos do novo Ag Nav, o que valeu a pena quando passei para as aplicações reais.”

Uma Fraternidade Alada

Para qualquer um entrando em um novo ramo, a diferença entre sucesso e fracasso na atividade muitas vezes está diretamente relacionada com o apoio que o novato recebe quando inicia o trabalho.

“Uma coisa que realmente me ajudou a pegar o jeito foi que todo mundo estava aberto para conversar sobre quaisquer perguntas que eu poderia ter. Eu tinha os números de telefone dos instrutores da Battlefords e dos meus colegas de curso, e parecia que todo mundo estava disposto a ajudar, especialmente meus novos empregadores na Brigden Air. Eu nunca senti qualquer pressão para voar quando eu achava que as condições eram inadequadas, e todo o equipamento que eles tinham era de primeira. Dava para ver de cara que a ênfase era na segurança.”

Algumas Surpresas

Com todo novo trabalho, vem uma curva de aprendizado, junto com a necessidade de se adaptar a questões ou circunstâncias que não foram diretamente cobertas no currículo do curso de formação.

“Uma das primeiras surpresas para mim foi o número de espectadores que você tem quando pulveriza uma lavoura, gente que acha fascinante ver um avião agrícola em ação. Outra coisa surpreendente que descobri é a quantidade de decisões que têm que ser tomadas a cada voo. O vento está dentro dos parâmetros aceitáveis? Há culturas susceptíveis na vizinhança? Que obstáculos podem causar problemas? A carga corresponde ao tamanho da lavoura? Estou com muita carga para esta temperatura e umidade? Parece que seu capacete está pegando fogo, especialmente quando você ainda está começando a desenvolver uma rotina constante para tornar o trabalho seguro e efetivo.”

Olhando para o Futuro

Na aviação agrícola, há uma gradual evolução de aviões menores para máquinas maiores e mais sofisticadas. Porém, o foco continua o mesmo, fazer o trabalho com segurança e efetivamente.

“Estou ansioso para trocar o Pawnee pelo Turbo Brave que já está na pista da Brigden. Se há um elemento que se destacou em minha primeira safra, é a vital importância em se manter uma atitude de “Segurança em Primeiro Lugar”, tanto no ar como no solo. Como um piloto agrícola experiente me disse: voar agrícola é simples. É só garantir que se faça o mesmo número de pousos que de decolagens. E se algo não parecer estar certo, não o ignore. Certifique-se que não deixou nada para trás, nem de que não há nenhum problema precisando da sua atenção. Foi uma grande primeira safra como piloto agrícola, e mal posso esperar em voltar para a segunda!”

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