Todo verão a República Helênica lida com a devastação causada por incêndios florestais. Este lindo país do mediterrâneo enfrenta uma luta constante para melhorar a sua capacidade de combate aos desastres naturais que causam grandes danos à região. Atualmente, as ferramentas que a Grécia possui para combater essa ameaça são as diversas aeronaves arrendadas sob contrato de operadores privados e, também, a assistência que é recebida da União Europeia e de outras nações amigas.
Num esforço para aumentar a capacidade grega de combate aéreo a incêndios florestais, uma consulta preliminar relacionada ao plano de aquisição de novas aeronaves de combate ao fogo foi publicada pelo Ministério Grego de Crise Climática e Proteção Civil, em novembro de 2022. Esta publicação convida empresas interessadas a tomarem parte de uma licitação para fornecer a nova plataforma grega de combate aéreo a incêndios. Os lances se encerrarão no dia 24 de dezembro de 2022 e o vencedor será comunicado pelas autoridades gregas no início de 2023.
As especificações técnicas apresentadas como parte da consulta preliminar definem os requisitos e características operacionais relativas ao plano de aquisição de um total de 36 aeronaves novas. Tais aeronaves precisam ser monomotoras, turbo-hélice, de asa fixa e com configuração anfíbia, das quais 30 deverão ser de cabine simples e 6 de cabine dupla, com duplo comando.
Os documentos definidos na licitação requerem uma aeronave com as seguintes características:
Uma velocidade máxima de cruzeiro de pelo menos 150 nós;
Alcance de pelo menos 500 milhas náuticas;
Autonomia operacional de pelo menos 3 horas;
Tanque de água integrado de pelo menos 3.000 litros (aproximadamente 800 galões);
Possibilidade de operação em pista de no mínimo 975 metros de comprimento com o máximo de peso de decolagem (MTOW);
Capacidade de partida do motor sem fonte externa.
As 36 aeronaves requeridas devem ser entregues num prazo de seis anos a partir da assinatura do contrato, sendo seis aeronaves entregues no primeiro ano (das quais pelo menos 3 devem ser de cabine dupla). Outras 6 aeronaves devem ser entregues dentro de dois anos, e nos últimos quatro anos, deverão ser entregues 6 aeronaves de cabine simples por ano.
O fornecedor dará suporte à manutenção das aeronaves com peças de reposição, baseado nas horas de voo anuais da frota (modelo power-by-hour), por um período de quatro anos. Devido a questões orçamentárias, foram estipuladas 300 horas de voo por aeronave anualmente, mas o comprador mantém a opção de operar as aeronaves além deste limite.
O fornecedor deverá submeter um plano completo e preciso de treinamento para 10 pilotos e 15 técnicos, que deverão ser treinados no menor prazo de tempo possível. Para o treinamento operacional, o fornecedor deverá manter 3 instrutores na Grécia por um período de 2 anos a partir da entrega da primeira das três aeronaves de cabine dupla. Adicionalmente, deverá manter um quarto instrutor a partir do segundo ano do contrato, pelo período de pelo menos um ano. Tal instrutor participará de operações durante a temporada de verão.
O treinamento inicial da equipe técnica (módulos prático e teórico) deverá capacitar os profissionais a fazerem a manutenção das aeronaves adquiridas. O treinamento prático precisa ser extenso o suficiente para garantir que, na sua conclusão, os técnicos tenham plenas condições de realizarem a completa manutenção das aeronaves.
A aquisição da frota será co-financiada pela União Europeia através do instrumento Next Generation EU, mais precisamente, dentro da estrutura de implementação do projeto “Aquisição de aeronaves anfíbias de combate a incêndio para as ilhas e arquipélagos”, cujo código 16911 está incluído no Plano Nacional de Recuperação e Resiliência “Grécia 2.0”. Também será co-financiada pelo “Programa Grego Estrutural de Referência (NSRF) 2021-2027” e pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI). O orçamento total para este investimento é de 144.906.378 euros.
A análise dos documentos públicos disponíveis nos permite inferir que a Grécia moldou esta licitação de maneira favorável à aeronave anfíbia fabricada nos Estados Unidos, o Air Tractor AT- 802 FireBoss, uma aeronave popular no mundo todo e muito eficiente como avião-bombeiro. Esta aeronave é bastante conhecida na Grécia onde tem sido utilizada sob arrendamento nos últimos anos, com comprovada efetividade operacional e adaptabilidade à República Helênica.
Manufaturado pela Air Tractor Inc, o Air Tractor AT-802 FireBoss é um Bombeiro Aéreo Monomotor (Single Engine Air Tanker – SEAT) Tipo III que carrega 3.028 litros (800 galões) de água em um hopper localizado entre o motor e o cockpit. Para operações precisas de combate ao fogo, a aeronave é equipada com o Sistema Dispensador de Retardante de Fogo (Fire Retardant Dispersal System – FRDS), composto por um comporta elétrica conectada a um avançado computador localizado no cockpit que permite ao piloto escolher como usar a água/espuma/retardante que o avião carrega: desde a possibilidade de fazer vários lançamentos no mesmo foco de incêndio ou em focos diferentes, com um único reservatório de água, até o lançamento de linhas ininterruptas de retardante de 600-800 metros de comprimento e 10 metros de largura, formando barreiras para evitar a propagação do incêndio em áreas silvestres.
O AT-802 possui versões de cabine simples (AT-802A) e de cabine dupla (AT-802). A aeronave é equipada com trem de pouso convencional (duas rodas dianteiras e uma na cauda), e opera tanto em pista de aeroporto como em pista curta de terra e/ou rodovia pública. Nesta variante, o avião é abastecido de água em terra, a partir de caminhões de bombeiros, caminhões-pipa, tanques, ou, simplesmente de um hidrante. Quando se utiliza uma bomba de alta vazão de água, o tempo para carregá-lo é de menos de 2 minutos.
Quando equipado com os flutuadores anfíbio Wipaire 10.000, a aeronave é conhecida como AT-802 FireBoss. Esta variante, além de aterrissar em pavimento tradicional ou em estradas não pavimentadas e ser abastecida com água em terra, também pode coletar água correndo na superfície de rios, lagos, barragens ou mar aberto.
O AT-802 é equipado com um motor PT6A-67F de 1.700 HP e hélice de metal de cinco pás da Hartzell. O baixo consumo médio de 80 galões/hora, combinado com uma capacidade de combustível de 380 galões (acomodados em dois tanques de combustíveis integrados), permite uma autonomia operacional de mais de 4 horas em temperaturas de até 49° C. O Custo Operacional Direto do AT-802 está na faixa de 900 dólares por hora de voo.
Desde que o Bombardier CL-415 Canadair saiu de produção em 2015, e o seu sucessor, o De Havilland DHC-5+5 Firefighter segue com lançamento incerto, o AT-802 permanece a única aeronave desenvolvida com o propósito exclusivo de combater incêndios atualmente em produção na Europa e nos Estados Unidos. Sua produção em série continua a uma razão de 25 aeronaves por ano.
Até agora, mais de 950 aeronaves AT-802 já foram produzidas e o modelo se tornou a aeronave padrão de combate ao fogo para a maioria dos países propensos a incêndios florestais. O AT-802 de cabine dupla pode acomodar um observador e um sistema de câmeras que pode transmitir vídeo ao vivo para um centro operacional em terra. Os modelos de dois assentos também são usados como posto de comando para a coordenação aérea de combate ao fogo, bem como, para o treinamento de novos pilotos, e avaliações periódicas de pilotos em atividade.